Fispal 2016 teve conhecimento como destaque

Além das palestras oficiais, essa edição contou com uma série de workshops de segmentos diversos

14/07/2016

Fispal 2016 teve conhecimento como destaque

Com uma qualificação de público surpreendente, a Fispal Food Service 2016, feira internacional de alimentação fora do lar, que ocorreu de forma integrada com a Fispal Sorvetes e a Fispal Café, apresentou algumas tendências relevantes para o setor. O evento contou com a participação de 1.500 marcas e recebeu dezenas de milhares de profissionais. “Quem visitou a feira teve a oportunidade de conhecer produtos, serviços e maquinários que viabilizam ganhos reais, auxiliando os empresários a equacionar essa balança entre custos em elevação e consumidor mais seletivo”, destaca Clélia Iwaki, diretora da Feira.

O público visitante teve a oportunidade de assistir palestras sobre temas da atualidade, para poder adaptar o seu modelo de negócio ao momento econômico que o País está atravessando. Além disso, puderam aprender como funciona de uma ponta a outra a gestão de uma pizzaria com a Escola da Pizza. O evento também contou com a Academia de Gelatos e com a Escola de Gelados por Impulso, que mostraram as últimas novidades em sabores e processos de produção dos sorvetes, um dos mercados que mais cresce. Ambos os projetos contaram com demonstrações, ao vivo, com técnicos especialistas em cada uma das áreas preparando os produtos. Muitos estandes de empresas fornecedoras do setor também investiram em espaços para apresentação de workshops e agregaram conhecimento aos visitantes, como a Ultragaz, Rational e Day Home.

 

 

Oportunidade de renovar

Apesar de sentir os reflexos da crise, os profissionais do setor apostaram no evento para recuperar o fôlego e lotaram os corredores da feira. “É o quarto ano consecutivo que viemos à Fispal Food Service e tem sido muito interessante para nós nos atualizarmos das novidades em nossa área de atuação, que é o de padarias. Estivemos aqui em dois dias da feira, pois tem muita coisa para ver e participar, como algumas palestras do Espaço Cheiro do Pão”, contam Cláudio Soares e Rogério Vieira, de Americana-SP.

Já Luiz Cláudio Hezz, de Santos-SP, visitou a Fispal pela primeira vez. “A feira de fato tem um conteúdo muito rico para os empresários do setor de alimentação fora do lar. Achei o dia aqui muito proveitoso, com pessoal nos estandes bem receptivos que possibilitou conhecer novos negócios e ampliar a rede de contatos”, avalia. O encontro também é referência para estudantes de gastronomia, como para Zenildes Cruz e Tânia Medina, de São Paulo-SP. “Participamos da Academia do Gelatos e achamos sensacional, pois aprendemos diversas coisas que não ensinam na faculdade. Visitar a Fispal é abrir os nossos horizontes dentro do food service”.

 

 

As empresas sentiram o retorno deste público. Bruno Pereira, coordenador de marketing da MCI, empresa que participa há 10 anos da Fispal Food Service, disse que conseguiram fechar em torno de 30 negócios e tiveram a oportunidade de expandir ainda mais a marca dentro do setor. “Estamos em um momento positivo de aquisição de novas marcas e participar da feira nos trouxe bons contatos e a possibilidade de novos negócios. Isso vai ao encontro com a estratégia de aumentar nossa participação no food service, onde já atuamos em diversas frentes, incluindo franquias como Rei do Mate, Mc Donalds, Amor aos Pedaços, entre outras”, comemora Eduardo Bendziu, gerente de Marketing da Brasil Espresso. A Fispal Food Service 2017 já tem data e local para acontecer. Será de 6 a 9 de junho, novamente no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Alta performance para finalizações 

A Prática Fornos Combinados levou para a Fispal 2016 um novo lançamento: a Linha Express. Ela é composta por fornos de alta performance para finalizações. São quatro modelos fabricados sob medida para pizzas, com o objetivo de deixá-las crocantes e gratinadas em até dois minutos. Os equipamentos são mais compactos e eficientes e também podem operar com outros alimentos. 

A linha é composta pela Express Gourmet, Chef Express, Forza Express e o Finisher. Este último é extremamente profissional, com robustez e até três vezes mais rápido que o microondas convencional. Ele é destinado principalmente para estabelecimentos que precisam de atendimento rápido, com acabamento impecável do produto. 

 

Tecnologia inteligente

Um sistema que sente, reconhece, pensa, aprende e até se comunica com você. Essa foi a proposta apresentada pela Rational na Fispal Food Service 2016. Com tecnologia de alta performance, o novo SelfCookingCenter 5 senses é um produto inteligente, sofisticado e prático de ser utilizado. 

Ele atua como um cozinheiro, realizando todos os procedimentos necessários para que o alimento saia da maneira desejada ao final do processo. Ele sente as condições atuais da câmara de cozimento e a consistência dos alimentos, reconhece o tamanho e a quantidade de carregamento, bem como o estado do produto e calcula o tempo para o preparo. O equipamento ainda pensa e determina o processo ideal de cocção e aprende as preferências de quem o manuseia.

 

 

Além de toda facilidade de operação, ele ainda gera economia de matéria-prima, reduz custos de recursos e energia, cerca de 70% a menos do que equipamentos tradicionais. O equipamento conta ainda com um programa de lavagem automática que, com uso de pastilhas de limpeza, faz todo ciclo de higienização reutilizando água.

 

Caldeirão Autocook

A Cozil levou para à Fispal Food Service 2016 seu mais novo lançamento: o caldeirão da linha Autocook. O equipamento é tradicional no setor gastronômico, no entanto, não sofria uma inovação há algum tempo. Patenteado, o produto possui um diferencial que possibilita realizar todos os processos dentro dele. Ele é construído com três paredes: a interna, externa com isolamento térmico e camisa integral. Esta última, utilizando fluído térmico, no lugar da água.

“Os caldeirões tradicionais no mercado, por exemplo, quando o chef prepara algum prato que é refogado, esse procedimento tem que ser realizado separadamente, pois como os caldeirões utilizam água, acaba acontecendo o cozimento. Neste caldeirão que utiliza óleo, é possível realizar todos os procedimentos nele. Além disso, com a água é necessário ficar completando-a”, explica Willian Oliveira Moreira, analista de Marketing.

Ele ainda conta com tampa robusta com sistema de travamento regulável para melhor manuseio e segurança, painel e comando de controle com chave principal, selecionador de temperatura, indicador de temperatura digital, indicador LED de operação, conexão de tampa com o indicador de nível de fluido térmico, visor para controle da chama do queimador de combustão de gás, torneira giratória para abastecimento de água usada no processo de limpeza, saída com válvula borboleta e bico curvado com peneira removível produzidos em aço inoxidável e seleção de comando manual para situações de falta de energia. 

 

 

O queimador possui três estágios: chama piloto, chama de baixa potência e chama de alta potência. O equipamento ainda tem um opcional que é a tela touchscreen para manusear os processos. O caldeirão é ideal para cozinhar, grelhar, refogar, fritar e manter aquecido. 

Outros produtos de sua nova linha Autocook, que inclusive compuseram a cozinha da última edição do Big Brother Brasil 2016, foram apresentadas no estande da Cozil. A série é composta por diversas peças que são indicadas para espaços como apartamentos, residências, cozinhas profissionais e até hotéis, como o gabinete com cuba dupla com escorredor de louças e o gabinete com portas e suporte para caixas, ambos construídos em aço inoxidável, com corpo interno em alumínio liso naval. A linha ainda integra gabinete com prateleira intermediária, módulo com gavetas, módulo lixeira com gaveta, armário superior, gabinete refrigerado horizontal com duas portas e duas gavetas e refrigeradores ou freezers verticais. 

A linha conta também com a Ilha de Cocção BBB Autocook com módulo de apoio para cocção, cuba e gabinete, plano neutro com gavetas 35 e gabinete, fogão vitrocerâmico elétrico, forno digital e chapa elétrica + gabinete.

 

Produção industrial de salgados e doces

A Bralyx trouxe três lançamentos para a Fispal Food Service. A Piccolina 2.0 é ideal para pequenos negócios por ter um custo mais acessível. Ela tem capacidade para produzir até dois mil salgados, como coxinhas e croquetes, por hora, com tamanhos de 07 a 30grs. Voltada para a produção de fermentados, como esfihas e pizzas, não fermentados – empanada, pastel, ravioli, etc, além de cozidos, tem capacidade para 50 produtos por minuto.

Novidade para impulsionar seu negócio, a Formix Multimassas forma e recheia  diversos tipos de massa – fermentadas (esfiha, fogazza, mini pizza, etc); não fermentadas (empanada, pastel de forno, pastel frito, ravióli, etc); e cozidas (rissole, pierogi, etc). Outro lançamento é a Dosalyx Mini. De fácil manuseio e preparado para todos os tipos de massas (semi-líquidas, semi-densas e densas), o equipamento em estrutura de aço inox substitui a “manga” de confeiteiro para dosar, injetar, rechear em camadas doces, tortas e bolos. Possui ainda sistema elétrico de dosagem para economizar ingredientes sem a necessidade de compressor.

 

Cozinha do futuro

A Engefood trouxe para a Fispal Food Service seus equipamentos multifuncionais, como o Multifresh, um resfriador e ultracongelador que também tem a função de forno, realizando a cocção de alimentos, pasteurização e fermentação, considerado o modelo da cozinha do futuro, de acordo com o chef Gustavo Coppini, já que oferece praticidade ao permitir que o produto seja guardado pré-assado, agilizando o processo na hora de servir ao cliente.

 

Churrasqueira de vidro

A Mult-Grill lançou uma nova linha de grills feitos em estrutura de aço inoxidável e lâmina vitrocerâmica de altíssima resistência a impactos e choques térmicos. As chapas possui 4 cm e a linha conta com cinco produtos.

 

Pesagem precisa

A Toledo do Brasil exibiu a última geração de balanças Prix. A Prix 6 atende aos estabelecimentos que procuram rapidez e alta tecnologia com simplicidade, já a Prix 6 Touch, conta com tela sensível ao toque e tecnologia para reprodução de mídias no visor dos clientes, e seus modelos com torre, que permitem que o visor fique mais alto que a balança, facilitando a visualização do cliente às informações.

Outra solução apresentada pela Toledo é o checkout para caixas com total ergonomia e rapidez. Com modelos que fazem a leitura do código de barras em qualquer lado da embalagem, até modelos mais simples com a balança embutida. O software MGV 6 da Toledo para gerenciamento de estoque também identifica no checkout o prazo de validade dos produtos pré-embalados na loja e alerta o operador para impedir a venda de itens vencidos.

 

 

A Toledo também apresentou as Etiquetas Eletrônicas Prix. Com uma simulação de prateleiras de supermercado, os clientes puderam conferir a rapidez da tecnologia de infravermelho para fazer promoções, trocar os preços das etiquetas e até localizar um item da lista de compras e fazer a etiqueta piscar quando o cliente se aproxima. Com um freezer, o público também pode conferir as etiquetas resistentes a temperaturas negativas, outro diferencial do produto que funciona a até -25°C.

 

Requeijão zero lactose

A Scala laticínios lançou na Fispal Food Service um novo requeijão com zero lactose. A empresa procurou priorizar em sua fórmula a melhor maneira de manter o sabor semelhante ao do requeijão tradicional. Em seu estande, dispobinilizou este e mais alguns requeijões e queijos de sua marca e reuniu um grande público ao oferecer pizzas feitas com seus produtos aos visitantes.

 

Utensílios para cozinha

A Day Home expôs suas linhas de louças e utensílios para cozinhas. Entre os lançamentos estão os copos Beer Club para cervejas especiais e as novas taças de Crystal Glass da marca italiana Boniollo Rocco, fabricadas a partir de um processo especial que confere mais resistência. No estande da empresa os visitantes também puderam conferir os testes de resistências das luvas de malha de aço Danny, voltadas para açougueiros, que resiste aos maiores cortes de faca, além de palestras em um segundo estande ao lado.

 

Solução completa em gás

A Ultragaz apresentou seu modelo de negócios voltado exclusivamente para cozinhas profissionais, o Ultra Ponto. Para impedir acidentes com botijões de gás, o estabelecimento precisa ter um vasilhame para armazená-lo e uma “casinha”, geralmente feita em alvenaria, o que demanda trabalho e mão de obra especializada. Para facilitar, a empresa oferece a solução completa, com a “casinha”, vasilhame e ainda possui um sistema de fidelização em que, após seu terceiro pedido, a empresa calcula uma média de seu consumo e o cliente recebe automatizacamente sem precisar fazer o pedido e se preocupar com isso.

 

 

Para pizzarias, a Ultragaz também traz uma solução que substitui o forno a lenha, já que o combustível é prejudicial ao meio ambiente e à saúde por ser cancerígeno em excesso. O forno para pizzas a gás, além de utilizar energia limpa, traz mais homogeneidade ao alimento, assando por igual, e não deixa fuligens. No estande, os visitantes puderam conhecer todo o processo do modelo de pizzarias montado pela empresa através de um óculos com realidade virtual em 3D e ainda assistir a palestras com assuntos variados que foram de dicas de gestão a aulas de culinária com degustações, como a apresentada pelo master chef Raul Lemos, que fez um delicioso ceviche.

 

Café filtrado individual

A novidade do Café Santa Monica para este ano é Drip Coffee, cafés filtrados individuais para atender aos clientes que sentem falta da bebida tradicional e querem sair do café expresso. A bebida pode ser servida de maneira diferenciada, diretamente na xícara do cliente. O produto ainda é um atrativo para hotéis e padarias que vendem o produto para o cliente consumir em casa, possibilitando duas formas de negócio. 
 

Conforto para clientes

A Dellabruna também levou para a Fispal  o lançamento de quatro novos assentos. A Diamantina possui assento estofado com encosto ripado e integra a linha tradicional. Já a cadeiras Tóquio e Atenas e a poltrona Senna integram a linha Vanguarda.

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