Livro sobre gastronomia redescobre antigos sabores da história do Brasil
Repleto de casos e curiosidades, contados por Ricardo Amaral e Robert Halfoun, Histórias da Gastronomia Brasileira é um saboroso passeio com os personagens que formam os pilares da cozinha do país
29/07/2016
A mesa é lugar sagrado não só pelos sabores, prazeres e pelas texturas, mas também pelas histórias que embalam e, principalmente, temperam o ato de comer. De onde vem o que comemos? Para onde os talheres estão nos levando? Algumas respostas estão em Histórias da Gastronomia Brasileira, de Ricardo Amaral e Robert Halfoun, lançamento da RARA Cultural.
Resultado de uma extensa pesquisa e de uma série de entrevistas com nomes emblemáticos da gastronomia brasileira, o livro convida o leitor a fazer um delicioso passeio com personagens que formam os pilares da cozinha do país: desde o cacique que adorava comer e promovia banquetes com a essência de muita coisa consumida até hoje, até a descoberta de um Brasil amazônico, revelado por Alex Atala, sob influência do chef paraense Paulo Martins (in memoriam).
No caminho, a obra passa por D. João VI; pela Princesa Isabel e um dos seus filhos mimados; pelo cozinheiro fantasma, autor de um dos primeiros compêndios sobre os bastidores da nossa cozinha; e pelos criadores de clássicos como o picadinho carioca e a feijoada completa (João Alves Lobo). Amaral e Halfoun seguem mexendo um panelão de referências, casos, personagens e receitas que influenciaram muita gente. O lendário chef francês Paul Bocuse é ingrediente fundamental desse passeio. A adorável Ofélia Anunciato, apresentadora de A cozinha maravilhosa de Ofélia, também.
A primeira parte de Histórias da Gastronomia Brasileira tem 25 capítulos, cada um dedicado a um personagem e é finalizado com duas receitas, num total de 50 segredos valiosos compartilhados com o leitor. As delícias são as mais variadas e de diversas regiões do país, do Baião de dois, Vatapá e Feijão-tropeiro, passando pela Coxinha, o Milk-shake de Ovomaltine e o Mingau paulista, até o Cordeiro à caçadora, a Farofa de banana grelhada, e o Chucrute.
“Chefs do Brasil” é a segunda parte da obra e traz as trajetórias de 23 nomes que fazem a história contemporânea da gastronomia brasileira: Laurent Suaudeau, Claude Troisgros, Luciano Boseggia, Roland Villard, Roberta Sudbrack, Mara Salles, José Hugo Celidônio, Helena Rizzo, Jun Sakamoto, Edinho Engel, Rodrigo Oliveira, Thiago Castanho, Nelsa Trombino, Jefferson e Janaína Rueda, Manu Buffara, Kátia Barbosa, Ana Luiza Trajano, Shin Koike, Thomas Troigros, Onildo Rocha, Renata Vanzetto, Rafael Costa e Silva e Claude e Ricardo Lapeyre. Ao final de cada texto, vêm as “Pérolas do chef”, com menus especialíssimos selecionados pelos nomes emblemáticos que comandam, hoje, alguns dos mais grandes restaurantes brasileiros.
“Sempre sonhei reunir boas histórias para traçar um perfil da nossa gastronomia. O encontro com o editor de gastronomia Robert Halfoun marcou a decisão dessa realização, que é um passeio e uma homenagem àqueles que escreveram a história e aos seus grandes herdeiros e continuadores”, diz Amaral. Para Halfoun, “um livro como este, com tamanha quantidade de pesquisa, só acontece quando há muito, muito interesse por um assunto.
Quando a gente é apaixonado por ele. Para nós, epicuristas, a boa mesa é tudo e inclui as histórias sempre saborosas contadas ali (e agora aqui). É um privilégio participar dessa empreitada”.
Histórias da Gastronomia Brasileira
Editora: Rara Cultural
Autores: Ricardo Amaral com Robert Halfoun
Formato: 16x23
Págs: 416
Preço sugerido: R$ 59,90