5 dicas para montar um delivery de comida
Separamos 5 dicas para montar o seu delivery de sucesso
03/05/2022
Seja para se reinventar em seu estabelecimento de Food Service, ou mesmo como alternativa de iniciar um negócio no ramo sem precisar se preocupar em receber os clientes, o delivery se tornou uma febre e teve ainda mais popularidade durante a pandemia. A maioria das pessoas hoje em dia considera muito importante a praticidade e facilidade que o delivery apresenta de pedir refeições de forma simples para comer em casa ou em confraternizações. Ao aderir ao delivery de comida, um leque maior de opções se abre para o empreendimento: caso os proprietários já tenham um restaurante, o volume de pedidos pode se tornar ainda maior, além de atingir um público mais abrangente.
Abrir um negócio no Food Service somente com a opção do delivery também é interessante, pois já existe uma demanda alta, assim, o proprietário pode economizar com o aluguel (mesmo que seja preciso um local para o preparo dos pedidos, não é necessário um espaço tão amplo para que as pessoas façam as refeições nele), equipamentos e alguns funcionários, embora seja importante escalar uma boa equipe para prestar um atendimento de qualidade.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para montar um delivery de comida:
1 - Preze pelo atendimento, entrega e logística de qualidade
Um dos motivos que mais podem espantar os clientes no Food Service é o mau atendimento e demora na entrega dos pedidos, portanto, o principal ponto é a escolha de funcionários comprometidos. Forneça um bom treinamento e padronize os processos para facilitar o dia-a-dia no negócio, sem deixar de humanizar o atendimento, que é um fator chave para a fidelização dos clientes. Em um negócio pequeno, em geral, é necessário um funcionário para receber, separar e despachar os produtos, outro para realizar o atendimento ao cliente (seja por ligação, WhatsApp ou app de delivery) e outro responsável pelas entregas. Acompanhe o crescimento do seu negócio; ao se expandir, é provável que seja necessário contratar mais pessoas.
2- Escolha bons fornecedores
O cuidado com a qualidade dos alimentos e padrões sanitários é essencial para que o seu negócio funcione a longo prazo, esses fatores agregam confiança e autoridade ao estabelecimento. Sempre prefira fornecedores com marcas consolidadas no mercado; se possível, faça uma visita para entender melhor o processo de produção e a composição dos alimentos.
3- Planeje as refeições que entrarão no cardápio
Estabeleça um nicho de atuação - caso isso ainda não esteja definido - e calcule o valor aproximado dos gastos existentes em cada prato, dessa forma, é possível ter uma visão geral do que compensa ou não e facilita na listagem de preços das refeições dentro dos apps e do seu cardápio. Com esse planejamento, é possível diminuir desperdícios e identificar quando é possível aplicar promoções e descontos para atrair seus clientes.
4 - Se possível, escolha um ponto estratégico
É comum que algumas pessoas iniciem seu negócio no Food Service com um delivery de comida com o preparo em casa, porém, dependendo de sua localização, é importante considerar a mudança para um espaço localizado estrategicamente, em avenidas ou pontos centrais da cidade, pois isso facilita as entregas e pode até ser mais econômico quando colocado na ponta do lápis.
5 - Dê atenção ao Marketing do negócio
O marketing é uma ferramenta essencial atualmente: mesmo que seu negócio tenha as melhores refeições e um atendimento de primeira, é provável que ele não alcance tantas pessoas como seria possível por meio das divulgações, seja por panfletos, mídias impressas e principalmente pela internet. Aposte nas redes sociais para fazer publicações que criem nas pessoas a vontade de provar as comidas que você vende. É fundamental aliar essas estratégias com as promoções e descontos e planejar publicações especiais para datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa, Natal, Black Friday, Dia dos Namorados, etc. Pense em oferecer embalagens bonitas e temáticas e até mesmo mensagens especiais em cartões em alguns casos, esse capricho com certeza irá diferenciar o seu negócio e conquistar os clientes.
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