5 dicas para montar um delivery de comida

Separamos 5 dicas para montar o seu delivery de sucesso

03/05/2022

5 dicas para montar um delivery de comida

Seja para se reinventar em seu estabelecimento de Food Service, ou mesmo como alternativa de iniciar um negócio no ramo sem precisar se preocupar em receber os clientes, o delivery se tornou uma febre e teve ainda mais popularidade durante a pandemia. A maioria das pessoas hoje em dia considera muito importante a praticidade e facilidade que o delivery apresenta de pedir refeições de forma simples para comer em casa ou em confraternizações. Ao aderir ao delivery de comida, um leque maior de opções se abre para o empreendimento: caso os proprietários já tenham um restaurante, o volume de pedidos pode se tornar ainda maior, além de atingir um público mais abrangente.

Abrir um negócio no Food Service somente com a opção do delivery também é interessante, pois já existe uma demanda alta, assim, o proprietário pode economizar com o aluguel (mesmo que seja preciso um local para o preparo dos pedidos, não é necessário um espaço tão amplo para que as pessoas façam as refeições nele), equipamentos e alguns funcionários, embora seja importante escalar uma boa equipe para prestar um atendimento de qualidade.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para montar um delivery de comida: 

1 - Preze pelo atendimento, entrega e logística de qualidade

Um dos motivos que mais podem espantar os clientes no Food Service é o mau atendimento e demora na entrega dos pedidos, portanto, o principal ponto é a escolha de funcionários comprometidos. Forneça um bom treinamento e padronize os processos para facilitar o dia-a-dia no negócio, sem deixar de humanizar o atendimento, que é um fator chave para a fidelização dos clientes. Em um negócio pequeno, em geral, é necessário um funcionário para receber, separar e despachar os produtos, outro para realizar o atendimento ao cliente (seja por ligação, WhatsApp ou app de delivery) e outro responsável pelas entregas. Acompanhe o crescimento do seu negócio; ao se expandir, é provável que seja necessário contratar mais pessoas.

2- Escolha bons fornecedores

O cuidado com a qualidade dos alimentos e padrões sanitários é essencial para que o seu negócio funcione a longo prazo, esses fatores agregam confiança e autoridade ao estabelecimento. Sempre prefira fornecedores com marcas consolidadas no mercado; se possível, faça uma visita para entender melhor o processo de produção e a composição dos alimentos.

3- Planeje as refeições que entrarão no cardápio

Estabeleça um nicho de atuação - caso isso ainda não esteja definido - e calcule o valor aproximado dos gastos existentes em cada prato, dessa forma, é possível ter uma visão geral do que compensa ou não e facilita na listagem de preços das refeições dentro dos apps e do seu cardápio. Com esse planejamento, é possível diminuir desperdícios e identificar quando é possível aplicar promoções e descontos para atrair seus clientes.

4 - Se possível, escolha um ponto estratégico 

É comum que algumas pessoas iniciem seu negócio no Food Service com um delivery de comida com o preparo em casa, porém, dependendo de sua localização, é importante considerar a mudança para um espaço localizado estrategicamente, em avenidas ou pontos centrais da cidade, pois isso facilita as entregas e pode até ser mais econômico quando colocado na ponta do lápis.

5 - Dê atenção ao Marketing do negócio 

O marketing é uma ferramenta essencial atualmente: mesmo que seu negócio tenha as melhores refeições e um atendimento de primeira, é provável que ele não alcance tantas pessoas como seria possível por meio das divulgações, seja por panfletos, mídias impressas e principalmente pela internet. Aposte nas redes sociais para fazer publicações que criem nas pessoas a vontade de provar as comidas que você vende. É fundamental aliar essas estratégias com as promoções e descontos e planejar publicações especiais para datas comemorativas como Dia das Mães, Páscoa, Natal, Black Friday, Dia dos Namorados, etc. Pense em oferecer embalagens bonitas e temáticas e até mesmo mensagens especiais em cartões em alguns casos, esse capricho com certeza irá diferenciar o seu negócio e conquistar os clientes.

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