5 dicas de tecnologia para empresários do food service

Dicas práticas e muito funcionais para tornar a vida do empresário de food mais fácil

04/05/2021

5 dicas de tecnologia para empresários do food service

Por Andre Antivilo

Sou um cara de tecnologia, nativo, millennial e esquecido. Por isso a melhor tecnologia que uso é uma caneta e o bom e velho caderno - adiciono um charme usando um Moleskine pontilhado (às vezes a versão paraguaia, ????).

 

O desafio é falar sobre tecnologia para um mercado artesanal, em sua maioria movido pelo improviso na criação de produtos carpe diem, pluralidade de serviços e pela volatilidade de clientes. Pensou restaurante? Yes. Mas não estou falando da cozinha. Meu alvo são os donos, sócios-operadores do food service. São eles que bagunçam tudo (muitos). E por isso, como membro efetivo desse clã empreendedor, trago meus hacks para usar a tecnologia a seu favor. Dicas para otimizar a avalanche de informações, dados, números e boletos que precisamos lidar todos os dias.

 

Todo mundo usa um celular (muito potente) todos os dias. Mas a maioria esquece de usar os recursos de notas, uma app básico presente em qualquer modelo. Por isso a minha primeira dica é:

 

  1. Use o Bloco de Notas para fazer todo tipo de anotação diária
     

Você pode ser confiante em achar que lembra de tudo, mas a dinâmica do dia de um/a empreendedor/a é cheia de altos e baixos, especialmente momentos na resolução de problemas e conflitos. Para cada situação, é necessário criar uma ação, a exemplo:
 

  • Ligar para fulano para resolver tal coisa
  • Analisar pedido X que foi devolvido
  • Chamar empresa de limpeza de ar-condicionado
  • Postar as novidades de bebidas e combos
  • Arrumar torneira da pia da área de lavagem (está vazando muito!)
  • Responder a fulana sobre o evento de aniversário para o dia tal
  • Achar uma forma responder tantas mensagens dos clientes (chatbot?)
     

A nuvem de tarefas é gigante e o peso da sensação de não resolução só deixa você tenso e com o sentimento de urgência constante. Gerenciar essas informações é um desafio oneroso e por isso a organização das tarefas no Bloco de Notas pode contribuir com o seu sucesso diário.
 

A ferramenta que mais uso e recomendo é o Notion, um app que faz muitas coisas, inclusive gerenciar as tarefas de modo simples e prático. Se seu lado digital está meio off-line, vale a pena conhecer o Notion. E melhor: é freeeee ????
 

Minha segunda dica é para quem ama planilhas, mas está perdido com as pastas no HD, inúmeras versões de fichas técnicas, cotações em PDF, tabelas em Word (isso existe?! ????) etc:
 

2. Conheça o Airtable, sua planilha moderna cheia de recursos
 

O universo das tabelas é enorme, nem vou entrar no mérito das possibilidades. Mas devo te dizer que ao aprender a mexer no Airtable, meu trabalho ficou mais simples, e mais dinâmico. Esse app vai permitir que você crie planilhas comuns e consiga adicionar "visões" (modos de visualização da mesma matriz de dados, a tabela) em formatos que não seriam possíveis em uma planilha comum (a não ser que você seja o mago das planilhas). Poderá:
 

  • Visualizar e organizar os dados por cores, colunas, ordenação alfabética, tipo de dado e outros filtros onde é possível escolher colunas que ficarão visíveis e adicionar condições lógicas. E, para melhorar, fazer isso inúmeras vezes e, se quiser, combinar essas opções.
  • Publicar sua tabela para a internet, deixando um link público especial disponível para qualquer pessoa (com o link) acessar e consultar esses dados, com atualização automática e possibilidade de incluir filtros e permissões de uso dos dados.
  • Criar funcionalidades avançadas (apps) para a composição e visualização dos dados, funções e lógicas matemáticas avançadas, possibilidade de criação de scripts (para os hard users) e integração com outros serviços de outras empresas. ????
     

Falei das automações? Nossa.. é possível criar rotinas com gatilhos e ações que você define para que a planilha trabalhe para você. Exemplo: toda segunda-feira, às 7h, envie um email para o Comercial com o link da planilha X. Se você for um tanto criativo e curioso, são inúmeras possibilidades de automações.
 

Eu sempre me impressiono com o poder das planilhas na estrutura do Airtable. E se você já é usuário do Notion, perceberá que é possível fazer muita coisa do Airtable dentro do Notion.
 

Mas isso fica para outro texto.

A dica três é para quem quer menos complicação na hora de ser criativo digitalmente:

 

3. Crie designs para tudo com o Canva

 

Eu sempre fui fuçador de programas de edição de imagem, mas nunca conseguia passar das funções básicas (não tenho paciência com esses softwares). Sofria muito para conseguir ser criativo e ter que aprender a mexer nas ferramentas na mesma velocidade de minhas ideias. Nunca dava certo. Minha vida mudou quando conheci o Canva. Lá pude parar de me preocupar com a parte técnica e simplesmente deixar a criatividade fluir para a criação de artes para posts de Instagram, banners de email, selos de etiquetas e até apresentações inteiras comerciais (em formato vertical - do celular - ou para desktop).
 

O Canva mudou meu jeito de pensar sobre os elementos e imagens que eu precisaria encontrar na internet para compor meu design. Como? Ele tem uma biblioteca de designs! É só arrastar e soltar, puxar pelo canto a imagem e tudo muda. Não curtiu a cor da árvore adicionada, clica nas cores e muda. Quer editar o recorte ou efeito da imagem, também consegue. Percebeu que vídeos convertem mais nos posts e ficou com vontade de fazer? Você tem sorte: o Canva já fez o vídeo enquanto você criava a arte. Seu design, em um clique, muda de uma imagem para um vídeo com animações dos textos, figuras e outros elementos. É só exportar em vídeo e pronto. E o melhor, é tudo online, free. Não precisa baixar nenhum app, nem sofrer com o processamento computacional para as imagens e vídeos. Você pode fazer isso do seu tablet enquanto descansa do almoço.

 

E assim você passa a ter mais dinamismo em suas necessidades de publicação de conteúdos (posts, apresentações comerciais digitais, flyers para impressão etc), aumenta a qualidade dos materiais e otimiza o seu investimento em licenças de softwares, serviços digitais e profissionais.

 

Mas então você ficou craque e começou a produzir muitas artes e a publicá-las nas redes sociais e se deparou com outro desafio:

 

  • "Como melhorar esse processo todo?"
  • "Todos os dias terei que publicar em cada rede manualmente?"
  • "Como vou saber o melhor horário de publicação das artes em cada rede social?"
     

Uma das soluções é a minha resposta como dica número 4:

 

4. mLabs, a plataforma de gerenciamento de mídias sociais all-in-one

 

Por lá você poderá fazer o que todo mundo deseja na vida: ganhar tempo!

Parece besteira, mas quando entendi o valor de construir conteúdos que se publicam sozinhos, percebi o quanto eu poderia melhorar meus resultados. Isso significa que:

 

  • Preciso gastar um tempo de planejamento e criação de conteúdo para redes sociais (no meu caso próximo de 4 horas) para uma semana de publicações.
  • Me liberto da pressão de ter que criar conteúdo em momentos de alta demanda de outras coisas. E, especialmente, não me frustro com esquecimentos - lembra que falei que esquecido?
  • Fico livre para agregar outros conteúdos em imagem ou vídeo, nas redes, sem medo de perder a linha de planejamento, uma vez que já programei os conteúdos principais. Outros conteúdos adicionados ao longo da semana serão complementares, ou experiências para novas abordagens.
  • Tenho em um ambiente centralizado tudo que preciso para gerir com mais qualidade minha comunicação social: mensagens dos leads e clientes, relatórios de desempenho e agenda de posts.
     

Adivinha com qual empresa a mLabs tem parceria para a criação de conteúdos?! Você já sabe, já leu aqui em cima!
 

Ou seja, ferramentas de gestão de mídias sociais transformam o jeito de você lidar com seus clientes por meio do efeito de seus conteúdos. Considerando que esses conteúdos estão fluindo automaticamente pelas redes (pois foram planejados, programados e publicados), o sistema das ferramentas (nesse caso mLabs) analisa os resultados da qualidade do material, interações, cliques e ainda sugere horários de publicação que podem aumentar os resultados de engajamento. Show!
 

Meu último hackizinho já é bem comum para muita gente do Instagram, mas quero destacar outra abordagem dessa tecnologia:

 

5. Crie páginas intermediárias para rotear outros links
 

No Instagram existe um único espaço disponível para adicionar um link. Ali você precisa caprichar e colocar o link que vai fazer algo importante para seu perfil. Muita gente coloca/va o site da empresa, mas se você pensar bem, talvez dê para melhorar.

 

Essa melhoria é um link para uma página intermediária. Uma página que vai receber os seus clientes e conduzi-los para algo. Nessa página intermediária, que por sinal é bem simples, surgirão botões como opções de clique para ir para outro lugar. Ou seja, cada botão leva teu cliente para um destino diferente. Aí que entra o conceito de roteamento.

 

Essa página de roteamento é muito útil para mostrar links de campanhas específicas, de outras redes sociais que a empresa tem, de um formulário de cadastro, de atendimento no WhatsApp e também do próprio site. São muitas possibilidades de links que ampliam a capacidade de o cliente navegar, por meio do Instagram. É como uma porta que abre para outras portas.

 

Minha dica é justamente sobre o serviço que faz essa página, o Linktree. Ele é bem prático e simples de mexer. Será possível fazer tudo o que comentei e várias coisas mais, definindo cores, estilos e até agregar logo e outros elementos gráficos. Você provavelmente já viu essas páginas por aí.

 

Quero destacar outro serviço, o Taplink. Nesse, similar ao Linktree, é possível criar a página de roteamento, mas com a diferença que é possível criar inúmeras páginas intermediárias (ocultas). Para que isso serve? Serve se você quiser apresentar esse link em outras aplicações, como:
 

  • QR codes de produto
  • Flyers de campanhas específicas
  • Comunicação digital sazonal
  • Anúncios de produtos e serviços
     

Combinando funcionalidades automatizadas e integrações com outros serviços como MailChimp e Google, o Taplink consegue ser mais versátil para desejos tecnológicos mais específicos.

 

Lembra que falei sobre a nova abordagem que queria destacar? O grande valor de um serviço como o Linktree ou o Taplink, a meu ver, é permitir que você adicione, troque, atualize e gerencie os botões (e seus links) de forma dinâmica, sem comprometer o link original da página de roteamento. Se sua campanha promocional termina, tirar o botão da página é moleza. Se surgir um cupom relâmpago, adicionar um botão é rápido. Se você incorporar a página de roteamento em uma comunicação (via link ou QR code) e esquecer de falar escrever algo, você consegue adicionar o texto sem comprometer a peça de comunicação e o fluxo de acesso dos clientes. Bum! É versátil, dinâmico, conectado.

 

Parece muita tecnologia para uma pessoa, ops!, empresa só? Não é não. São ferramentas digitais que facilitam as demandas e necessidades da vida contemporânea internética rsrs. Image a estrutura que o pequeno empreendedor teria que ter antigamente para ter esse tipo de informação, tecnologia? Não teria.

 

Por isso acho muito importante divulgar os serviços que fazem a diferente. Alguns são de uso grátis e outros pagos (e esses ainda tem período de experiência full limitada). Mas fazem toda a diferença no dia-a-dia de sócios-operadores de negócios de alimentação.

 

O valor que a tecnologia agrega nos resultados das operações e negócios é muito superior ao custo de seus serviços. Botando na ponta do lápis, o investimento em algumas plataformas é 10% ou menos, por ano, do que seria com uma estrutura de pessoas, processos, tecnologia instalada etc. E, apesar de parecer que sou a favor do faça-você-mesmo / autosserviço (e sou! ???? ????), existem momentos em que precisamos nos apoiar na tecnologia existente para dar saltos de qualidade em diferentes sentidos.

 

A versatilidade é a chave. E na medida em que vamos nos aperfeiçoando, nos dedicando a outros assuntos, criando um negócio mais amplo, delegando atividades, entre outras coisas, passamos a contratar mais serviços, pessoas e empresas.

 

Torço para que o tamanho do texto não tenha assustado e eu tenha escrito em Português para todos ????. Dúvidas, opinião forte? Mande nos comentários!

Andre Antivilo é curador e articulista da Revista Food Magazine 

Andre Antivilo é empreendedor na área de alimentação desde 2003. Atualmente sócio da Alimentares, DeliHara Alimentos e Awí Superfoods, já teve 3 restaurantes e trabalhou com inúmeros projetos em consultorias desde 2007, incluindo a maior operação de a&b do mundo (até agora) nas Olimpíadas Rio 2016, onde atuou na gestão de processos e tecnologia. Formado em Gastronomia e Administração, fez muitos cursos para desaprender tudo. E continua!

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