30 anos de Fispal Food Service
Em meio à Copa do Mundo, o tradicional evento do setor surpreende e recebe mais de 50 mil visitantes
08/09/2014
Lançamento da Food Magazine - A 30ª edição da Fispal Food Service também marcou a entrada da Food Magazine para o mercado editorial voltado ao setor food service. A publicação preparou uma edição preview especialmente para o evento e distribuiu gratuA Fispal Food Service superou as expectativas de seus expositores e visitantes em 2014 e mostrou a força de sua marca depois de 30 anos de história, cumprindo mais uma vez seu papel de fomentar o mercado apresentando as tendências e lançamentos do segmento de alimentação fora do lar.
Mais de 300 empresas do Brasil e do exterior, em um total de cerca de 1.400 marcas, estiveram presentes com o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, utensílios e serviços para restaurantes, bares, pizzarias, confeitarias, padarias e buffets à disposição dos 51.300 visitantes que estiveram no Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 27 de junho.
De acordo com os expositores, a tradição do evento atraiu compradores, mesmo com o fator Copa do Mundo, como relatou Cláudio Pastor, diretor comercial da Rational. “Apostamos na Fispal 2014, aumentamos nossa área de exposição em 50%, realizamos um grande lançamento de produto e colhemos o fruto dessa parceria. A feira foi muito positiva para nós e alcançamos nossa meta antes mesmo do final do evento”.
Luciana Lima, marketing da Exempla, reforça a qualidade do evento deste ano. “Participamos da Fispal desde 2007 e essa, sem dúvidas, foi a melhor edição para nós. O perfil do público foi bem qualificado, são pessoas que realmente vieram por interesse nos produtos”.
O gerente de vendas da Teknoice/Laief, José Carlos, também se surpreendeu. “Viemos de última hora e a nossa preocupação era grande por causa do campeonato mundial, mas mesmo assim decidimos participar e foi muito bom, pois realizamos contatos com muitos investidores novos em relação aos anos anteriores”.
Simultaneamente à Fispal Food Service aconteceram a Fispal Sorvetes e a Fispal Café. Durante a feira, os visitantes puderam conferir atrações diversas, como a Copa das Pizzarias e o Prêmio 100 melhores sorveterias e confeitarias do Brasil.
Renomados chefs marcam presença
Profissionais gabaritados da gastronomia interagiram com o público e compartilharam suas experiências com os visitantes da feira, que tiveram a oportunidade de aprender com alguns dos mais reconhecidos chefs brasileiros.
No Espaço Cheiro do Pão, o chef Rogério Shimura, que possui uma Escola de Panificação e Confeitaria, a Levain, preparou diferentes tipos de pães para o público degustar e apresentou tendências do setor.
À direita, o chef Rogério Shimura compartilha suas experiências com o público. À esquerda, a chef Angélica Vitali prepara espuma de curry com camarão
Outro destaque foi o chef Ronaldo Ayres, o senhor pizza, comandando a Copa das Pizzarias, que, com o tema “Sabores Regionais Brasileiros”, premiou as melhores pizzarias do Brasil.
A chef Angélica Vitali participou da Fispal Café no estande da ISI Brasil, empresa especialista em garrafas profissionais para espumas, chantilly, sodas e molhos, servindo amostras de suas espumas, como a de curry com camarão.
Na Fispal Sorvete, o chef Francisco Santana esteve na Intellikit, empresa de equipamentos tecnológicos para cozinha, preparando a sobremesa com sabores diferenciados originados de combinações inusitadas.
Bife em pó e ketchup de manga são destaques do SIAL
Em meio à Copa do Mundo, os profissionais da gastronomia fizeram uma volta ao mundo gourmet na edição brasileira do SIAL (Salão Internacional de Alimentação para a América Latina), que aconteceu simultaneamente à Fispal Food Service e reuniu 500 marcas nacionais e internacionais de mais de 20 países, entre eles Bélgica, Bulgária, Coreia, Estados Unidos, França, México, Turquia, Argentina, China e Itália.
A China foi o país que mais trouxe tendências e soluções da indústria alimentícia. Foram 60 diferentes marcas, com destaque para seus famosos chás e infusões.
A italiana Margherita Srl apresentou a ‘pizza snack’, petiscos de pizza feitos a mão. Também direto da Itália, a Food Itália, que representa a marca T & C Tentazioni, trouxe mel e sal trufados, manteiga e azeite de oliva com trufas brancas.
O azeite também foi apresentado pela Companhia de Azeite de Portugal, como a Arca, cuja garrafa ultravioleta protege o azeite da luz e o bocal evita a entrada de ar, preservando o produto por mais tempo.
A seleção do Brasil se destacou pela diversidade de cervejas, cachaças, chás, azeites e doces, especialmente por lançamentos inovadores, como o bife vegetal em pó, que não contém soja ou glúten e é elaborado com ingredientes funcionais (linhaça e banana verde).
Outra novidade brasileira é o primeiro queijo vegetal desidratado em pó do mundo, feito à base de batata salsa e mandioca, livre de lactose, caseína (proteína do leite) e glúten. Ambos os produtos são da Quebra-Cabeça.
O Sial Brazil ainda contou com Rodadas de Negócios, reuniões agendadas que mediaram o contato entre expositores e compradores, e conferências que abordaram o cenário nacional e mundial de alimentos e bebidas.
Aprimoramento profissional
Fiesp e Sesi/Senai apoiaram pequenas e média indústrias e empresas, oferecendo cursos e orientação gratuita em seus estandes na Fispal Food Service. Durante os quatro dias, participantes ampliaram seus conhecimentos e técnicas por meio de palestras e cursos oferecidos pela Fiesp e pelo Senai.
No espaço do Sesi/Senai foram apresentadas oficinas de cookies, chocolates, alfajores, vitaminas de Castanha-do-Brasil e de bruschetta de casca de abóbora.
O transformador também foi orientado no espaço da Fiesp. Em seu ciclo de palestras foram abordados, entre outros temas, técnicas de vendas, gestão de controle de estoques e redução de desperdícios, contabilidade, automação em estabelecimentos do food service e financiamento, além de debates sobre tendências como os Food Trucks.
Na carreta do Sebrae, consultores atenderam, gratuitamente, interessados em abrir, formalizar ou melhorar a gestão de um pequeno negócio do segmento de alimentação fora do lar, orientando as pessoas em áreas como marketing, finanças, gestão de equipes e administração geral.
Lançamentos
Mais de 300 empresas apresentaram suas novidades ao mercado ou simplesmente reforçaram seus principais produtos e serviços
Equipamentos reduzem mão de obra e agilizam a produção
A Indiana trouxe para a feira uma versão compacta de sua máquina para salgados, que produz três mil coxinhas por hora, de tamanhos variados, de 5 a 180grs. Segundo a empresa, a “Máquina Automática de Fabricar Doces e Salgados” é a única que trabalha com qualquer tipo de massa, produzindo até nhoque e bolinho de mandioca, por exemplo.
A Bralyx lançou a máquina DROP-TOP 400/450, com estrutura 100% em aço inox, para biscoitos e confeitaria com pingadeira, dosadora e corta a fio para quem quer automatizar a produção de diversos produtos como: macaron, muffin, cupcake, cookies, amanteigados, suspiros, entre outros. Sua capacidade é de até 5.500 doces por hora. A empresa também lançou a “Empanadeira Plus”, que empana até 25 mil produtos por hora.
E para agilizar o cozimento, a Prática desenvolveu o Express Gourmet, um forno de finalização que permite a cocção de alimentos até 10 vezes mais rápida. O equipamento, utilizado em grandes redes como Subway e Spoleto, prepara pizzas em um minuto e misto quente em 30 segundos. As receitas podem ser salvas no pen drive e importadas para o equipamento, e vice-versa. A programação permite gravar 500 receitas com até seis passos.
Refrigeração e congelamento garantidos
A Cozil levou para a Fispal a Câmara Frosty com chapa pré-pintada, que torna o equipamento até 12% mais barato que os modelos em aço e inox. A câmara frigorífica possui grande capacidade de estocagem, puxador interno com sistema de segurança e teclado touch screen.
Além das câmeras frigoríferas tradicionais e moduláveis sob medida, a Confriar apresentou a Mini câmera frigorífica três portas, que armazena produtos refrigerados (0ºC) ou congelados (-18ºC). Possui prateleiras para uma melhor organização e sua estrutura permite que seja operada por fora, sem a necessidade de entrar na câmera.
Combinados economizam espaço
Com o slogan “Um negócio pronto em apenas um metro quadrado”, o Grupo Italianinha expôs sua mais nova estação de trabalho para todos os tipos de salgados. O equipamento multiuso possui freezer com capacidade de armazenamento de 30kg, forno-que assa 3kg por vez, e expositor para manter a temperatura e servir.
A Delav, distribuidora dos produtos Eletrolux, também trouxe para a Fispal um combinado de abatedor de temperatura, com refrigerador (-2 a 10ºC) ou congelador (-15 a -22ºC), e forno, ideal para locais com grande produtividade que utilizam o sistema cook & chill, onde o alimento é pré-preparado no forno, quando é realizado 85% de seu cozimento, e em seguida pode ser resfriado ou congelado, para ser finalizado somente na hora de servir ao cliente. É possível colocar até 10 alimentos com tempos de produção diferentes ao mesmo tempo. Armazena 60 receitas.
Tecnologia auxiliando na gestão
A Desbravador Software, há 26 anos no mercado de softwares de gestão, apresentou o Desbravador Fast, uma solução para gestão inteligente de restaurantes, bares e similares. O sistema foi desenvolvido especialmente para atender ao segmento gastronômico, gerenciando com rapidez e eficiência. Possui integração com balanças, micro-terminais, smartphones, cartão de consumo, controle de mesas, estoque, financeiro e compras integrados. O Programa oferece o gerenciamento completo do restaurante, incluindo o controle apurado de estoque, análise de custos, grande variedade de relatórios e opção de visualizar mais de uma empresa, tudo isso em vários idiomas.
Já a Libermac é a primeira empresa a trazer para o Brasil a tecnologia da ParTech, terceira maior fabricante de touch screen do mundo. O Pixel Point é voltado para redes de fast food e permite a ligação do software ao menu digital, que pode ser programado especificamente para cada horário do dia de acordo com a estratégia de venda. Para bares e restaurantes, a Libermac, que além dos softwares disponibiliza equipamentos e assistência técnica, possui o software Mobility, da Eclética. A empresa também comercializa bips para fila de espera que permitem ao cliente uma movimentação de até 1km.
Decoração e design para seu estabelecimento
A DellaBruna mostrou suas mesas e cadeiras para hotéis, restaurantes, churrascarias, bares e similares. Entre as novidades está a mesa com tampo de madeira do tipo demolição com friso lateral e as cadeiras da Tiffany e Dior.
A fábrica de móveis Franco & Bachot esteve presente com 22 lançamentos. Destaque para a poltrona Luxemburgo, produzida em estrutura de madeira maciça Tauari com sapatas deslizadoras em nylon e assento estofado. Uma opção para restaurantes e praças de alimentação é o conjunto de quatro cadeiras Copenhagem. Com base em aço carbono, são empulháveis e possuem concha em madeira multilâminas com pintura texturizada ou fórmica.
Acessórios e produtos que fazem a diferença
Com expertise no mercado de amenities para hotelaria, a Harus entra para o mercado de alimentos e estreia na Fispal Food Service. Destaque para doces embalados individualmente, como balas e chocolates, inclusive em versões sem açúcar, que podem ser customizados com a logomarca do estabelecimento, e os produtos de café para comer.
Para o transporte de marmitas e outros produtos, a Bruving desenvolveu caixas térmicas com placa de elétron e material de polietileno com revestimento interno de poliuterano que mantêm a temperatura do alimento ou bebida, tanto quente quanto fria, por mais tempo. A empresa está desenvolvendo também um modelo de caixa térmica adaptada para transporte em motocicletas.
A Jedal lançou na feira o Coletor Fit de cigarros, com sistema de contenção de fumaça e chamas, e que evita a entrada de água das chuvas. A empresa trouxe ainda embaladores de guarda-chuva nos modelos de chão e parede. Os produtos são todos em aço inox, com pintura que não descasca para uso externo. Apresentaram também seus tradicionais produtos, como lixeiras, porta guardanapo, dispensador de copos e coletores.
Por sua vez, a Sogima reforçou seus produtos tradicionais, como as luvas térmicas para baixa temperatura, que possibilitam uma boa aderência, e as luvas para alta temperatura, com retardante a chamas, material impermeabilizante, que segura respingo de água e óleo, por exemplo, e barreira térmica. Além das japonas para frigorífero, nos tamanhos comum e sete oitavos, a empresa expôs seus calcados com antiderrapante, que oferecem conforto pela leveza do material, com certificação de aprovação do Ministério do Trabalho e recomendação da Anvisa.
O lançamento do balde de papel para pipoca, feito com material biodegradável, foi o destaque do estande da Bio Copo, que produz copos e potes de papel para sanduíches, batata frita, sorvetes, entre outros. Os materiais podem ser personalizados, estampados com a temática encomendada pelo comprador.
Novidades da Fispal Café
O Café Gourmet Santa Monica apresentou seu lançamento, a linha de sachês Santa Monica. Em monodoses com 7,5 g de pó, nas versões normal e descafeinado, os sachês facilitam a padronização e evitam desperdícios. Os produtos vêm em caixas com 30 e 150 unidades. Outra novidade é a Cafeteira Gold Star, ideal para o preparo do café em sachê. A máquina ainda possui bico vaporizador e saída de água quente para o preparo de outras bebidas, como cappuccino e chocolate.
A novidade para este ano da empresa italiana La Spaziale foi a máquina de café de pequeno porte para cápsulas. Seu diferencial é o excelente sistema de troca de calor, permitindo constância da temperatura do café na xícara.
Já a Fiamma lançou o Multi Boiler, que tem um sistema diferenciado em relação às outras máquinas, de acordo com a empresa, pois possui três caldeiras, que proporcionam uma maior produtividade e qualidade na extração do café, impedindo a perda de calor.
Em sua quarta participação na feira, o Café do Centro trouxe o café especial Cerrado mineiro, com aroma achocolatado, sabor adocicado, medianamente encorpado, acidez média e 100% arábica.