iFood Revela os Hábitos do Consumidor no Delivery
O levantamento foi encomendado junto ao IBOPE
01/07/2016
iFood Revela os Hábitos do Consumidor no DeliveryO iFood, plataforma de delivery online de comida no Brasil, realizou uma pesquisa que identificou os hábitos e o perfil do público que pede comida em casa ou no trabalho. O levantamento foi encomendado junto ao IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), que entrevistou mais de 1.800 pessoas em diversas cidades do Brasil. Este é o primeiro levantamento aprofundado sobre o segmento realizado no país. A pesquisa destaca uma regularidade do consumo por parte dos brasileiros.
Pedidos são Realizados Toda Semana
Entre os entrevistados, 56% consomem semanalmente, sendo que destes, 14% realizam pedidos mais de duas vezes, 18% em média duas vezes e os outros 24% realizam um pedido semanalmente. Os principais horários são: o jantar no final de semana (67%), jantares durante a semana (46%) e o almoço aos sábados e domingos (20%).
Homens são os que mais Utilizam o Serviço
A análise também revelou que os homens são os que mais solicitam (54%) e que a classe B é a que mais consome comida via delivery (69%), seguida da C (17%) e da classe A (14%). A região Sudeste é a que mais pede (49%), seguido do Nordeste (22%), Centro Oeste/Norte (15%) e o Sul (14%). O levantamento também mostrou que aqueles que moram sozinhos são apenas 8% dos consumidores, ficando na quarta posição, atrás daqueles que possuem a companhia de cônjuge e filhos (41%), dos que moram com amigos ou outros parentes (29%) e aqueles que moram somente com algum companheiro (18%).
Telefone Fixo é o mais Utilizado para Realizar os Pedidos
O estudo apontou ainda um crescimento do uso da tecnologia no momento das solicitações. Atualmente, aplicativos para smarthphones e a internet já representam 38% dos pedidos, enquanto o telefone, meio mais antigo e tradicional, representa 62%. Dentre os que realizam por meios digitais, os principais motivos para utilizar são: a facilidade de fazer o pedido (64%), acesso ágil ao cardápio (55%) e não precisar falar com o atendente (51%).