Fispal Food Service reúne 1.500 marcas e recebe recorde de visitantes
Feira contou ainda com palestras gratuitas sobre gestão e temas variados, além do novo espaço Alimentos e Bebidas voltado para pequenas e médias empresas
18/06/2018
Os corredores da maior feira do mercado de alimentação fora do lar estiveram lotados durante os quatro dias, de 12 a 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Foram cerca de 52 mil visitantes na melhor Fispal Food Service dos últimos 10 anos, de acordo com a Informa Exhibitions, organizadora do evento. A feira reuniu ainda 470 expositores que apresentaram mais de 1500 marcas com soluções, lançamentos e inovações para estabelecimentos do setor food service.
“Já estamos trabalhando nas novidades para 2019, edição que será mais especial, pois vamos comemorar os 35 anos de realização da Fispal. Ficamos muito felizes não só com o sucesso de público, mas também por colaborarmos com os negócios gerados pelos nossos expositores que já confirmaram, através de uma pesquisa prévia, o interesse na renovação de mais de 85% para o próximo ano”, comemora Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions.
A 34ª edição do encontro trouxe, pela primeira vez, o exclusivo espaço de Alimentos e Bebidas e o Lounge do Vinho. Pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e ingredientes regionais exbiram uma série de itens para aprimorar os cardápios, como alho negro, carnes gourmet, cebola frita, sobremesas individuais, queijos, vinhos, cafés e cervejas artesanais. De acordo com Clélia, a nova área foi criada para atender a uma demanda de nossos visitantes, já que uma pesquisa realizada na edição passada apontou que cerca de 45% dos entrevistados gostariam de encontrar no evento alimentos e ingredientes regionais.
Conteúdo e consultoria
Além da exibição de produtos e equipamentos, a Arena à La Carte ofereceu gratuitamente, palestras rápidas sobre temas variados, como panificação, confeitaria, higiene e limpeza, tecnologia e gestão de estabelecimentos de alimentação fora do lar, entre outros.
Paralelamente à feira, o Fórum Gestão à Mesa, realizado em parceria com a Abrasel nos dias 13 e 14 de junho, exibiu uma série de conteúdos. Grandes chefs, executivos e empresários debateram os principais desafios e oportunidades desse importante setor, como a gestão do negócio, legislação, estratégias de marketing, regionalização da culinária, entre outros.
Um dos espaços mais disputados foi o Fale com um especialista, que ofereceu aos visitantes uma consultoria personalizada gratuita. Realizada em parceria com a FCSI (Sociedade Internacional de Consultores de Food Service), a atração foi uma oportunidade dos participantes terem dicas gestão, de projetos de cozinha profissional, tirar dúvidas e buscar estratégias de aperfeiçoamento para seus negócios.
Competições
A Copa também começou mais cedo na Fispal Food Service, que mais uma vez animou os visitantes com a Copa Brasileira de Pizzaria com a presença do Sr. Pizza, Ronaldo Ayres, e o tema “Sabores Regionais Brasileiros”. A competição recebeu pizzarias e pizaiolos de todo o Brasil, que tiverem apenas cinco minutos cada para apresentar suas versões da redonda, e ofereceu prêmios aos ganhadores.
O Sebrae Nacional promoveu um concurso também, o Desafio Sebrae Like a Chef, competição que selecionou três entre 20 startups de todo o país que oferecerem as melhores soluções para o setor de alimentação fora do lar.
Eventos paralelos
A Fispal Sorvetes, que aconteceu simultaneamente à Fispal Food Service contou com a exposição de diversos produtos entre máquinas e insumos para sorveterias e indústrias de sorvetes, além de três atrações desenvolvidas especialmente para o segmento.
A Academia de Gelatos apresentou conteúdos sobre métodos de produção, receitas, saudabilidade e decoração para gelateria gourmet. Já a Escola de Gelados teve palestras e demonstrações de tendências em sabores e formatos dos diversos tipos de gelados para levar novas oportunidades para as indústrias.
O II CLASH - Congresso Latino Americano de Sorvetes Helados, foi uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e da Informa Exhibitions e discutiu os principais desafios e estratégias desse mercado.
O evento contou ainda com a estreia do Gelato Festival, tradicional competição europeia que selecionará mestres sorveteiros que poderão concorrer ao prêmio de “Melhor Gelato Artesanal do Mundo” na final mundial em 2021.
Tradicionalmente paralela à Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, a Fispal Café também apresentou diversas marcas para o mercado de cafeteria e realizou, em parceria com a Flavors, o Inspira Café, que contou com palestras, degustações e mesas redondas em um espaço voltado ao público geral, gestores e empreendedores de cafeterias e profissionais do ramo.
Confira algumas novidades apresentadas na Fispal:
A Toledo do Brasil lançou na feira a Prix 6, uma balança computadora com impressora integrada. O equipamento possibilita uma economia de 50% de etiqueta, pois não desperdiça papel, já que a Prix 6 possui um sistema inteligente que identifica se há pouca ou muita informação para sair na etiqueta, enviando a quantidade certa de papel. A tecnologia é a única do Brasil que admite cadastro local ou via rede, disponibiliza até 40 teclas rápidas com dados de produtos padrão e acesso a até 20 mil itens. Possui ainda um recurso inteligente de identificação automática dos produtos mais vendidos.
A Ultragaz lançou durante a Fispal Food Service a Ultrasolução Churrascarias, desenvolvida em parceria com renomados especialistas em churrasco. A solução combina praticidade e economia para o dia a dia dos negócios e garante um churrasco de qualidade com equipamentos de design moderno, especialmente projetados para otimizar o tempo e conferir mais sabor à carne.
A empresa realizou um teste cego para identificar diferenças de percepção em relação a cortes de carnes preparadas em churrasqueiras a gás e a carvão. O resultado comprovou a eficácia da churrasqueira a gás e a Ultragaz apostou no desenvolvimento deste produto. O modelo permite acendimento imediato e controle da temperatura, assando a carne de forma homogênea.
A Harald trouxe diversos lançamentos para seu estande, divididos em quatro estações. Na parte de confeitaria destacou o novo Gel Confeiteiro Sabor Chocolate, com cor intensa do chocolate e brilho de qualidade superior. Em sachês de cerca de 1kg, é ideal para decoração de bolos e tortas e para o preparo de sobremesas. Na estação de panificação, os visitantes puderam conferir o Lápis Forneável para recheio Top sabor chocolate ao leite, ideal para rechear croassaints, pães doces, pastéis e brioches, garantindo 100% do aproveitamento.
No nicho sorveteria apresentou os lançamentos da linha de coberturas líquidas Top, agora nas versões limão, morango e doce de leite. Na estação pizzaria, a Harald lanlou dois recheios nos sabores brigadeiro e doce de leite, disponíveis em embalagem de 1,05kg. Com forneamento rápido, em até 5 segundos, a embalagem rende quatro pizzas grandes ou sete brotinhos.
A Vemplast, especialista em utensílios em policarbonato, que possuem mais durabilidade que outros materiais, lançou uma linha de pratos para sushi e cozinha oriental. O produto está disponível nas cores preto, branco e vermelho, e fazem parte da linha oriental que já possuía a barca de sushi, molheira move e ramequim cheff. O policarbonato é 250 vezes mais resistente que o vidro e 35 vezes mais que o acrílico.
No segmento de sorvetes e congelados, a Ártico anunciou a chegada de Congeladores Expositores Slim Coloridos, os únicos equipamentos da categoria do Brasil, com design que facilita a personalização para o cliente. Outro lançamento no mesmo setor é a Vitrine Gelateria, desenvolvida para o gelatto italiano e pensada para compor espaços menores. Seguindo as tendências de design europeias, o produto tem linhas delicadas e dimensão mais compacta, valorizando a exposição dos produtos no ponto de venda.
A Duas Rodas marcou mais uma vez presença na Fispal Sorvetes com suas marcas Specialitá e a Selecta. A linha Specialitá apresentou 12 lançamentos no evento. As pastas saborizantes da marca, utilizadas para conferir características diferenciadas em sabor e cor aos sorvetes e gelatos, ganharam seis novos sabores: Baunilha Negra, Torrone, Caipirinha, Brigadeiro, Cream Cheese e Tiramisu. Já os novos variegatos, que são pastas produzidas à base de frutas e matérias-primas especialmente selecionadas e utilizadas em recheios e coberturas, chegam em três sabores: Laranja, Banoff (que traz o gosto da famosa torta inglesa feita com biscoito, banana e creme) e Carimbó (cupuaçu com castanha do Pará).
A Specialitá apresenta também três lançamentos Zero Açúcar: Pasta Chocolat Trufa, Pasta Saborizante Morango e Variegato Morango.
Outra novidade recente da marca que vale ressaltar é a linha Pasta Chocolat Seleção, inspirada e desenvolvida a partir de produtos e aromas italianos, que está disponível no mercado em três sabores: Trufa ao Leite, Trufa Premium e Crema Avelã.
No caso da Selecta, que comemora 70 anos de mercado em 2018, o portfólio foi reforçado com quatro lançamentos. O sabor Bolo de Cenoura chega à linha Algemix de saborizantes em pó, enquanto o sabor Abacaxi com Hortelã, com flocos de frutas e vitaminas, é a novidade da linha Selecta Plus de saborizantes naturais. Já no portfólio da Selecta Equilibrium, que conta com ingredientes especiais que permitem que aos fabricantes a produção de sorvetes, gelatos, sorbets e picolés com maior apelo de saudabilidade, chega à feira com dois lançamentos: o sabor Laranja com Acerola, para a linha Zen de saborizantes em pó com extratos naturais; e a Base para Sorvetes de Fruta Zero Açúcar para a linha Leve.
Na Fispal Café, a Astoria Máquinas destacou uma nova tecnologia em máquinas para café expresso recém lançada em Milão, na Itália, representada pela empresa no Brasil. A Storm Barista Attitude possui 81 sensores capazes de controlar níveis de temperatura, curvas de pressão e muito mais. Outro atributo de ponta é o sistema Super Dry, que mantém o vapor seco com mínima condensação inicial.