Equipotel 2015

Geração de negócios e mais de 160 horas de conteúdo gratuito confirmam sucesso da feira

23/10/2015

Equipotel 2015

Ilhas Gourmet A feira foi palco de negócios e acordos setoriais do setor de hospitalidade, com intensa participação do segmento de alimentação fora do lar. Com 1.500 marcas apresentadas por 360 expositores - dentre eles mais de 150 estreantes - a Equipotel 2015 consolidou-se ao longo de seus quatro dias como a maior feira para o setor de hospitalidade em toda América Latina, proporcionando boas chances de negócios para visitantes e expositores. 
A organizadora Reed Exhibitions Alcantara Machado registrou a presença de 50.756 visitantes qualificados, que passaram pelo Pavilhão do Anhembi de 14 a 17 de setembro. Pesquisa pré-evento apontou que cerca de 15% dos visitantes tinham poder/intenção de compra superior a R$100 mil, o que soma mais de R$400 milhões de chance de investimento no setor a partir do evento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expositores comemoram negócios fechados durante o evento

 

 

“Os negócios fechados no segmento hoteleiro estão nos trazendo um bom retorno, as vendas já ultrapassaram os R$ 2 milhões. Participamos há dez anos e sempre recebemos um retorno extremamente positivo”, avalia o gerente de vendas da Harus(1), Maurício Garcia. Para a Dayhome(2), a feira amplia a visibilidade no mercado. “Até este terceiro dia, recebemos mais de 250 pedidos, a maioria de novos clientes que ainda não conheciam a empresa. Estamos confiantes de que o último dia do evento será ainda melhor”, acreditava a gerente de Vendas Fabiana Saez.


A Bematech escolheu a feira para comemorar o crescimento da empresa no segmento hoteleiro. “Mesmo num ano difícil para o setor, temos conseguido crescer 90% nossa participação na rede hoteleira, que precisa de sistemas de gestão para melhorar a governança”, contou o gerente comercial André Noer. “É a feira que damos uma importância maior e que faz parte do nosso planejamento estratégico. Este ano, sentimos que o movimento de público foi melhor em relação a contatos efetivos, que podem gerar negócios”, completa.


Pela primeira vez na Equipotel, a Nutella(3) apresentou sua linha de produtos para atender o canal de food service.  Segundo a direção da fabricante Ferrero, “a participação na Equipotel foi bastante positiva. O estande e a marca tornaram-se referência no evento e muitos contatos comerciais foram realizados. O destaque foi a aceitação do segmento de food service quanto aos produtos (embalagens de 15 g e 650 g) e as receitas apresentadas. A marca conseguiu reforçar o conceito de que Nutella se adapta perfeitamente às diversas combinações do café da manhã em hotéis, pousadas, restaurantes e demais estabelecimentos”.


Outra tendência consolidada que pôde ser vista na feira é o investimento em food trucks como nova opção de alimentação fora do lar. “Trouxemos para o público da Equipotel, no espaço do FoodTruck do Saber, um pouco da nossa experiência como fabricantes de implementos/carrocerias e as diversas aplicações para desenvolver esse tipo de negócio”, explica Renata Curupaná, gerente comercial da Universal Carrocerias. São Paulo foi o primeiro Estado a ter licença de food truck e muitos pequenos empresários estão apostando no crescimento desse modelo de negócio para comida de rua. Atualmente, temos 30 carros da Universal circulando pelo país. Em 2016, devemos aumentar em 25% a nossa frota de veículos. Durante a nossa participação na feira, junto com o Sebrae, fizemos palestras e trouxemos clientes, como o Rolando Massinha, que foi pioneiro no serviço de comida de rua”.

 

 

 

Equipotel

 

Além das novidades apresentadas nos estandes, a programação neste ano foi composta por workshops, apresentações e palestras que juntas somaram mais de 160 horas de conteúdo gratuito para os visitantes da Equipotel. Entre os exemplos, as Ilhas do Conhecimento Food Service e Hotelaria, palestras da Equipotel Conference, em parceria com o Sebrae e instalações de mais de 20 novos projetos, com os quais o público pôde conhecer boas práticas do mercado, inovações e lançamentos para diversos segmentos como mobiliário, vestuário, decoração e equipamentos para cozinha e técnicas culinárias – como foi o caso das disputadas Ilhas Gourmet, parceria com a APC – Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil - limpeza e outras atividades da indústria da hospitalidade. A área ligada à alimentação fora do lar mais do que dobrou desde a última edição da Equipotel, em 2014. 


Esta edição também recebeu o Carving Studio, no qual foi possível ver de perto a técnica de escultura em alimentos e entrar em contato com especialistas. “O que pudemos concluir nesta edição é que este é um setor que não parou de crescer, independentemente de fatores externos. Em um cenário mais desafiador, estas são empresas e empreendedores, visitantes e expositores, que vieram até a Equipotel procurar novos fornecedores, mais produtividade, conhecimento e tecnologia para seus trabalhos”, acredita o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida. 

 

 

 

Novidades para 2016

 

A 54ª edição da Equipotel acontecerá no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), em 2016, entre 19 a 22 de setembro. O São Paulo Expo será o maior centro de exposições, congressos e convenções da América do Sul, com 100 mil m² e um investimento de R$ 400 milhões. O projeto da GL events prevê a construção, ampliação e modernização de um complexo arquitetônico multifuncional, capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimento. Ao longo de 53 edições, a Equipotel já esteve “hospedada” em diferentes locais. Antes de chegar ao Anhembi, em 1993, era uma feira itinerante realizada junto com o Conotel - Congresso Nacional de Hotéis. 

 

Equipotel 2015 - Ilhas Gourmet

 

Dentre os mil lançamentos que foram apresentados na Equipotel 2015, há diversas opções para atender todo o setor

 

Rational - Dellabruna - MultgrillRational

 

Apresentaram o SelfCookingCenter 5 Senses, uma central de cocção inteligente que possui cinco sentidos, pois sente, reconhece, pensa, aprende e se comunica com o cozinheiro. Com o equipamento é possível preparar diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo, sem transferência de cheio ou sabor. Através do processo Efficient CareControl, realiza a higienização de forma 100% automático.

 

 

 

Dellabruna

 

A empresa reuniu alguns exemplares de sua extensa linha de móveis para hotéis e restaurantes. Destaque para o lançamento da cadeira Tiffany, fabricadas no Brasil em alumínio com 5 anos de garantia. A DellaBruna está presente nas principais feiras do setor e participa da Equipotel há 12 anos. Os produtos são de fabricação própria e atendem importantes redes como Fogo de Chão, Vento Haragano, Montana, America, Grupo Novilho de Prata e Rancho Português.

 

 

 

MultGrill

 

A Equipotel 2015 foi a oportunidade da empresa realizar o pré-lançamento dos equipamentos Salamandra e Salamandra Dupla, utilizadas para gratinar todo tipo de alimento, preparar uma torrada, um pãozinho com queijo ou com manteiga no café da manhã.  Compacto, aquece rapidamente e tem fácil utilização e limpeza.

 

 

 

 

Engefood

 

Lançou o Mind Maps, tecnologia trazida de Chicago com exclusividade no Brasil que traz um conceito de fazer uma leitura do que o chef está pensando, facilitando e otimizando os processos. É um forno combinado programável com sistema inteligente, que faz a cocção de diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo, sem transferência de sabor ou cheiro, proporcionando ganho de tempo. Outra novidade é a máquina para sorvetes e pasteurizadora Chef Cream. 

 

 

MVF Lavadoras

 

As lavadoras da MVF Lavadoras são feitas para durar por longos anos. Seu sistema foi desenvolvido para facilitar a manutenção do equipamento sem que o cliente fique dependente de uma assistência técnica autorizada. A empresa recebeu recentemente o selo do Inmetro que atesta a qualidade do produto e atendimento às normas de segurança. 

 

 

 

 

 

Aceno digital

 

O Aceno Digital é um sistema eletrônico para os clientes chamarem o garçom que garante mais eficiência e agilidade no atendimento. A otimização do processo se traduz em aumento do consumo e satisfação do cliente. A empresa, que foi uma das primeiras a desenvolver o sistema no Brasil, já realizou mais de duas mil instalações e possui 60 pontos de revenda pelo país.

 

 

 

 

 

Max Work Uniformes

 

Umas das novidades é a Dolma com transpasse dentro dos padrões da Anvisa. Nas costas possui pregas que aumentam a mobilidade dos braços. A Max Work fabrica uniformes sob medidas a partir de tecidos leves e indicados para quem trabalha em cozinhas profissionais. Atende clientes como Boi Preto, Jardineira, Villa’s Churrascaria, Varanda Grill e Terraço Itália. Há cinco anos no mercado, participa da Equipotel pela primeira vez e já percebeu o potencial das feiras do setor. A previsão é de um crescimento de 7% das vendas. 

 

 

 

 

 

Onion

 

Criado por uma Startup reconhecida pela Sansung Ocean e pela Fapesp, que incentivam o fomento da tecnologia, o aplicativo Onion Menu foi desenvolvido paras bares, hotéis e restaurantes. Através da ferramenta, o cliente pode consultar o cardápio, fazer o pedido e até pagamento. O sistema é ideal para reduzir gastos com mão de obra e problemas com garçons extras, além de evitar erros de comunicação, resultando em clientes mais satisfeitos. 

 

 

 

 

 

 

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