Como montar uma padaria em 9 passos
Veja dicas importantes para começar neste negócio
19/05/2022
Mais de 90% dos brasileiros comem pelo menos um pãozinho diariamente. O pão com manteiga já faz parte da cultura do brasileiro, por ser um item de consumo diário a demanda é contínua, o que faz das padarias boas opções de negócios lucrativos. Pensando nisso, separamos 9 passos importantes para você montar sua padaria:
1- Escolha o estilo e os produtos de sua padaria
As padarias não são todas iguais; hoje em dia existem diversos segmentos específicos no ramo e é interessante que você escolha um deles para trabalhar, veja alguns deles:
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Mini-padaria: o tipo mais comum, é um empreendimento menor que tem como carro-chefe a venda de pães, doces, bolos e broas. Por ser um ambiente mais compacto, seu custo inicial é menor e pode ser uma boa opção para quem está iniciando no Food Service.
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Padaria drive-thru: São mais facilmente encontradas em grandes cidades, é uma boa escolha para locais com um público mais “apressado”, devido a praticidade que oferece em comprar pães sem precisar enfrentar grandes filas.
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Padaria Delicatessen: Esse tipo de negócio tem como diferencial a venda de comidas finas e iguarias, bem como alimentos de difícil preparo.
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Padaria artesanal: Hoje em dia as pessoas são mais exigentes com relação à produtos industrializados, além de gostarem de comer algo mais caseiro, assim, uma padaria artesanal pode ser uma boa opção para se diferenciar.
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2 - Escolha um bom ponto de localização
Normalmente o consumidor irá optar por padarias que fiquem próximas de sua casa ou trabalho, assim, é importante realizar um estudo de mercado da sua região e optar por locais com pouca concorrência e grande fluxo de pessoas que residam ou trabalhem por perto.
3 - Defina seu público-alvo
Antes de abrir o negócio é essencial que seja feito um estudo de mercado da região em que você quer atuar. Ao definir a localização da padaria, fica mais fácil entender a necessidade de seus clientes. Busque entender o poder aquisitivo do público do local: Famílias com um maior poder de compra podem preferir produtos gourmets, enquanto pessoas com a renda menor costumam preferir produtos mais acessíveis. Se você optar por atuar em uma área residencial, o índice de famílias consumidoras será maior, enquanto em um ponto industrial é interessante buscar um cardápio adequado para as demandas do trabalhador.
4 - Saiba dividir o espaço da forma adequada
Em geral, a estrutura de uma padaria é dividida em uma área de atendimento com expositores dos produtos, cozinha, recepção, despensa para guardar os alimentos, área de administração, vestiário, copa e o salão para consumo no caso de clientes que desejam comer no local. Separe esses espaços de maneira estratégica, sabendo aproveitar bem o espaço e os mantenha sempre limpos e organizados.
5 - Escolha os equipamentos
Para que uma padaria funcione, é necessário ter alguns equipamentos, são os mais importantes:
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Forno
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Amassadeira
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Cilindro
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Modeladora
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Divisora de massa
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Assadeiras
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Armários de fermentação
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Mesa de preparo
6 - Contrate bons profissionais
Já falamos no blog sobre alguns erros que fazem o cliente fugir de um restaurante, entre eles, os mais comuns são o mau atendimento e a qualidade da comida; o mesmo se aplica para as padarias, para evitar esse tipo de situação, além da boa escolha dos ingredientes, é essencial escolher uma equipe atenciosa e engajada. Em uma padaria é necessário o padeiro-chefe, auxiliares na produção dos alimentos, recpcionista de caixa, auxiliar de limpeza e alguém que cuide do balcão onde os produtos são expostos. Em alguns casos, pode ser necessário a ajuda de mais profissionais, inclusive na parte administrativa.
7 - Mantenha um ambiente calmo
Outro fator que pode espantar seus clientes da padaria é o excesso de barulho ou de movimentação. Lembre-se que normalmente esse negócio tem mais visitas durante a manhã, portanto sempre mantenha um ambiente calmo e agradável para causar uma boa impressão na clientela.
8 - Use e abuse da tecnologia
Sistemas de gestão e de atendimento podem facilitar muito o fluxo do negócio, ao automatizar algumas tarefas, seu lucro será consequentemente maior. Invista na tecnologia para oferecer um atendimento ágil e cortar custos desnecessários.
9 - Invista no Marketing do seu negócio
Oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos de forma isolada pode até trazer um fluxo orgânico de consumidores à sua padaria, porém ao divulgar o negócio de forma estratégica nas redes sociais, em apps de delivery e até mesmo em veículos impressos elevarão o empreendimento a outro nível. Invista em empresas especializadas em marketing para se destacar entre a concorrência.
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