Passo a passo no atendimento de um restaurante à la carte

Tabela elaborada pela Unilever Food Service lista as principais dicas para que você ofereça um serviço diferenciado

10/11/2014

Passo a passo no atendimento de um restaurante à la carte

Abordagem - Sempre se aproxime do cliente pela frente e sorrindo. Cordialmente, dê as boas-vindas a casa e pergunte se ele deseja uma mesa.

 

Levando até a mesa - Verifique o número de pessoas, o perfil dos clientes (idade, se há crianças no grupo, etc.) e escolha uma mesa compatível. Submeta a escolha à aprovação do cliente.

 

Verificando a mesa- Observe atentamente se a mesa está montada adequadamente. Verifique o número de pessoas e as possíveis necessidades especiais (cadeirinha para criança, etc.). Esteja atento aos incômodos não verbalizados pelos clientes (dificuldades de locomoção e acesso, vento, ruído, etc.).

 

Provendo o cardápio -Entregue os cardápios, iniciando pelas mulheres e pessoas mais idosas. Esse é o momento de explicar o tipo de serviço, os pratos e todas as possíveis facilidades da casa. É a hora da venda sugestiva, ou seja, de oferecer os itens mais rentáveis de seu cardápio.

 

Anotando os pedidos - Os pedidos devem ser anotados sempre seguindo uma ordem que permita aos atendentes entregá-los sem equívoco. Todas as mesas devem seguir o mesmo padrão. Repasse os pedidos no final para se certificar de que não há erros.

 

Na cozinha- Os pedidos de cada mesa devem ser comandados de forma que saiam simultaneamente, chegando todos às mãos dos atendentes ao mesmo tempo.

 

Durante a espera - Aproveite o tempo de espera para criar um vínculo com o cliente, falando sobre a casa ou oferecendo alguma amenidade. Mas cuidado para não ser invasivo ou inoportuno. Fique de olho nas bebidas e verifi que se há necessidade de limpar a mesa, trocar pratos, talheres ou copos.

 

Entrega dos pratos - Observe se a mesa está pronta para receber os pedidos e inicie a entrega dos pratos pelas mulheres e pessoas mais idosas, sempre pedindo licença e tomando cuidado para não esbarrar nas pessoas ou nos utensílios. Finalize perguntando se está tudo de acordo e se há necessidade de mais alguma coisa. Deseje bom apetite e peça licença antes ao se retirar.

 

Durante a refeição-Fique sempre atento à mesa para identifi car rapidamente qualquer demanda e atendê-la de imediato. Mantenha-se discreto. Tenha especial atenção com as bebidas e possíveis necessidades de troca de pratos de apoio e/ou copos.

 

Sobremesas- Antes de servir as sobremesas é importante arrumar a mesa, provendo pratos, talheres, copos adequados e eliminando qualquer sujeira. A sobremesa é o coroamento da refeição e merece uma atenção especial da equipe.

 

Finalizando- Pergunte de maneira cordial se tudo correu conforme o esperado e se os clientes estão satisfeitos. Ouça e anote possíveis reclamações ou sugestões (em casos especiais a presença do maître ou gerente pode ser necessária). Ofereça uma bebida para finalizar (café, licor, etc.) eprovidencie a conta assim que for solicitada.

 

Saída-Acompanhe os clientes até a saída, despedindo-se de forma cortês.

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