Com investimento inicial de 100 mil, amigos abrem franquia de churros
A marca Olha o Churros já conta com 20 franquias espalhadas pelo Brasil e é pioneira na produção de churros gourmet
17/02/2016
Churros vendidos pela empresa contam com versões gourmet e fitness (Foto: Divulgação)
Paletas, brigadeiros, arroz doce. Depois de tantos doces terem virado moda no mercado de franquias, muita gente acreditava que não havia mais espaço para este tipo de novidade. Gabriel Rodero, Vitor Kanashiro e Rafael Zanetti discordam. Os três amigos, de 27 anos, nascidos em Americana, no interior de São Paulo, criaram, a Olha o Churros, loja especializada nos doces fritos recheados.
“A ideia surgiu de uma coincidência. Em 2012, fui a uma feira de franquias, em São Paulo, mas não achei nada de interessante. Antes de ir embora, vi uma franqueadora de café que tinha um churros de bolinha recheado. Tinha muita gente comendo o churros — que era caro e nem tão gostoso. Foi então que eu identifiquei um produto que tinha público”, diz Rodero, diretor de marketing e expansão da franquia.
A partir daí, o empreendedor começou a pesquisar sobre o negócio e percebeu que não existia nenhuma marca de churros conceituada no mercado. “Li que o churros, há cerca de dez anos, era o terceiro doce mais consumido no Brasil, mas isso estava se perdendo, porque as pessoas não tinham mais hábito de comprar dos vendedores de carrinho”. explica. Com formação em Administração, Rodero tinha conhecimentos específicos para a gestão financeira do projeto, mas precisava de ajuda no desenvolvimento do produto. Foi quando ele procurou Kanashiro, que já tinha sido chef de cozinha e trabalhava como gerente de processos na época.
Cada um dos amigos trouxe sua experiência: Rodero traçou o plano estratégico e fez a gestão dos recursos, Zanetti desenhou e criou máquinas que agilizaram a fabricação dos churros e Kanashiro ficou responsável por desenvolver o cardápio de doces — com destaque para as linhas fitness e gourmet, diferenciais da marca. Os doces custam, em média, R$ 7. Depois de um ano de planejamento, o trio abriu a primeira loja do Olha o Churros, no Shopping Piracicaba, localizado na cidade de mesmo nome e famosa por seu doce de milho. Para essa etapa, foi necessário um investimento de R$ 200 mil, que foi levantado com recursos próprios dos sócios.
Sobre a escolha do espaço, Rodero explica que o shopping é estratégico. “O churros, como qualquer doce, é um produto impulsivo, e o shopping é o melhor lugar para esse tipo de consumo”, diz. Em apenas cinco meses de operação, a franquia da marca já estava formatada. “A procura por franquias começou a ser muito grande, e vinha desde pessoas próximas até outros franqueados do shopping. Fomos quase forçados a ir para o modelo franquias muito antes do que esperávamos”, diz Rodero.
Depois de oito meses da primeira loja, foram abertas quatro franquias, sendo duas em Campinas, outra em Santa Barbara D’Oeste e uma em São Paulo, no shopping Metrô Santa Cruz. Hoje a Olha o Churros conta com 21 lojas, em vários estados como Porto Alegre (RS), Florianópolis (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Cada uma dessas lojas vende, em média, 135 doces por dia. Na rede, são comercializados 85 mil churros por mês — ou mais de um milhão por ano.
As franquias custam de R$ 100 mil a R$ 120 mil e o tempo de retorno do investimento varia de 15 a 24 meses, em função do ponto em que a loja foi aberta. “Temos negócios que pagam R$ 15 mil de aluguel, enquanto outros precisam desembolsar apenas R$ 3 mil”, diz Rodero. O faturamento, por unidade, é de R$ 35 mil ao mês, com lucratividade de 18% a 20%. As metas para 2016 são altas. “Queremos dobrar o número de lojas”, afirma Rodero. Para isso, o grupo pretende investir em novos modelos de negócio, que incluem uma cafeteria da marca e a venda dos doces em eventos através de carrinhos.
fonte: pegn