5 vantagens de utilizar o cardápio digital em seu estabelecimento
Explicamos porquê incorporar a ferramenta pode te auxiliar em seu negócio
24/05/2022
O cardápio digital se popularizou muito durante o período de pandemia, já que permite o fácil acesso às opções do restaurante, lanchonete ou bar sem a necessidade de manuseio de um objeto físico, que teria contato com diversas pessoas, assim aumentando as chances de contaminação. A versão digital se mostrou muito efetiva para agilizar o atendimento e também se diferenciar dos concorrentes, consequentemente aumentando as vendas do negócio. Falamos um pouco sobre algumas vantagens no uso do cardápio digital e separamos algumas dicas para utilizar essa ferramenta de forma estratégica, veja a seguir:
1 - Redução de gastos
O uso do cardápio digital reduz os custos com impressão, que acabam sendo recorrentes devido a troca, inserção de novos pratos ou alteração de valores. Além disso, também facilita a gestão do local e evita o desperdício de ingredientes, pois como o pedido é selecionado digitalmente, há menos chances de erros que aconteceriam com a anotação manual, por exemplo. O ponto alto é que a redução dos gastos nesse caso é feita sem comprometer a qualidade dos serviços.
2 - Pode ser criado e adaptado facilmente
Justamente por não requerer a impressão, o cardápio pode ser criado e editado da forma desejada a qualquer momento por um smartphone, tablet ou computador de acordo com a vontade ou a necessidade do gestor. Assim fica muito mais fácil adicionar imagens e recursos gráficos de forma praticamente ilimitada, além de poupar novos gastos com atualizações e promoções.
3 - É possível integrá-lo ao sistema de todo o estabelecimento
Se o seu sistema permitir, é possível unificar todas as informações de pedidos e pagamentos. Assim, os clientes podem pelo próprio cardápio realizar e pagar os pedidos, que serão recebidos em outro dispositivo disposto para os funcionários que vão prepará-los, automatizando o atendimento.
4 - Agiliza o atendimento
Com o sistema integrado, o cliente não precisa aguardar um garçom para atendê-lo. As chances de chegar um prato errado ou itens faltando são muito menores quando o próprio cliente faz o pedido pelo tablet ou smartphone, por exemplo, que também facilitam o processo de preparação para os funcionários na cozinha, que recebem o pedido de forma instantânea.
5 - Facilita nos processos de delivery, drive-thru e takeaway
Devido aos avanços tecnológicos e a comodidade oferecida ao cliente, as modalidades de delivery, drive-thru e takeaway se tornaram muito populares, assim, os restaurantes também tiveram que aprender a lidar com o atendimento presencial, por ligação telefônica e por aplicativos, o que pode causar algumas confusões como a entrega de itens errados ou faltando, demora nos pedidos, etc. O cardápio digital ajuda a evitar essas situações, organizar o serviço e identificar pontos de melhoria nos processos.
Você já considerou utilizar o cardápio digital antes? Esperamos que essa dica, assim como todas as outras disponíveis na Food Magazine te ajudem na gestão e nos lucros do seu negócio no food service. Acompanhe o portal para ficar sempre por dentro das novidades do setor!