Coloque seu restaurante em uma posição de destaque no mercado Food Service

Saiba como atrair e manter clientes em seu estabelecimento, garantindo o sucesso contínuo do negócio

22/04/2022

Coloque seu restaurante em uma posição de destaque no mercado Food Service

 

A ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) projeta para este ano um crescimento de 28% no mercado de alimentação fora do lar brasileiro e um faturamento de R$167 bilhões.

Entretanto, apesar do cenário promissor, cerca de 35% dos estabelecimentos do setor food service fecham em até dois anos, de acordo com dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). 

O principal fator é a gestão inadequada do negócio ou a falta dela. Por isso, um bom planejamento torna-se fundamental para entender suas demandas, entraves, o que o seu consumidor deseja e como evoluir cada vez mais para se destacar no mercado.

A Food Magazine selecionou algumas dicas para fazer seu restaurante se sobressair no food service e usufruir de uma fatia deste faturamento projetado para 2022. 

 

1- Entenda seu público

Primeiramente, é preciso entender as necessidades de seu público, quais são seus desejos e expectativas. Essa conclusão pode ser gerada a partir de pesquisas diretamente com seus clientes, conversando com eles, entregando formulários, caixas de sugestões e enquetes em interações nas redes sociais. 

Pergunte sobre questões como: cardápio, restrições alimentares, preferências, meios de pagamento, atendimento e facilidades como vagas de estacionamento e  recursos de acessibilidade. 

2- Analise os concorrentes

Observe a concorrência, o que ela oferece em termos de cardápio, facilidades, atrações, estrutura e decoração, horário de funcionamento, preços, divulgação na internet e redes sociais, feedback de clientes, etc. 

Analise tudo que é oferecido, tanto em sua região de atuação quanto no que pode ser uma lacuna para explorar. 

3- Estabeleça metas

Reúna as informações coletadas com seus clientes e com a concorrência e cruze-as com  suas metas para analisar onde estão seus gargalos e possibilidades de melhoria. Busque oferecer ao cliente tudo que for possível dentro de seu orçamento e utilize bastante a criatividade para inovar. 

Em seu novo plano de negócios suas metas precisam estar claras, assim como de que forma irá incorporar cada novo posicionamento e em quanto tempo. Nele também devem conter processos e ações que são primordiais para o local onde deseja chegar. 

 

 

4- Padronize processos e atendimentos

Compartilhe o novo posicionamento com a equipe e estabeleça padrões, tanto dos pratos como do atendimento. 

Todos os clientes, em todas as unidades de seu restaurante (se for o caso), precisam receber o mesmo tratamento. 

Os pratos devem sempre ter a mesma quantidade, o mesmo ponto, as mesmas características e sabores. A padronização da qualidade é essencial para manter a satisfação e fidelização. 

5- Divulgue seu negócio

Depois de fazer tantas melhorias e investir em seu negócio para proporcionar a melhor experiência ao cliente, é necessário que ele saiba disso. 

Divulgue as novidades in loco e, principalmente, pela internet, que é hoje o principal meio de divulgação. Estabeleça uma relação de proximidade com seu consumidor, especialmente nas redes sociais.

6- Fique por dentro de tudo

Busque informação sempre, sobre as tendências do mercado, produtos novos que possam facilitar sua operação, tecnologias disponíveis, novidades do mundo da alimentação e preferências do consumidor.

Faça cursos, frequente feiras do segmento e confira sempre as notícias em mídias especializadas como a Food Magazine, fique sempre por dentro de seu mercado de atuação!

 
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