A Revolução dos Aplicativos

Tecnologia ajuda bares e restaurantes a aumentarem sua receita e auxilia na gestão do estabelecimento

29/04/2015

A Revolução dos Aplicativos

É cada vez menor o número de pessoas que resiste à facilidade e agilidade dos aplicativos, um caminho tecnológico sem volta. E no mundo dos negócios não é diferente. Estima-se por pesquisas que mais de 80% dos usuários de telefone celulares usem aplicativos para procurar restaurantes. Porém, em meio a uma infinidade de apps, é preciso ter bem claro seu objetivo para escolher a ferramenta ideal e testar as diversas opções disponíveis no mercado para cada funcionalidade, a fim de potencializar o resultado e controle de seu estabelecimento e se diferenciar da concorrência. Os aplicativos são uma ferramenta interessante de marketing e interação com seu cliente. Além de agilizar o atendimento através de reservas online, gerenciamento de filas e até pedidos e pagamentos pelo app, seu restaurante pode ser visto por mais clientes, poderá divulgar promoções e, principalmente, conhecer melhor seu público e a impressão que obtiveram de seus serviços. “Com esses dados em mãos o restaurante pode dar ao cliente um atendimento mais assertivo. É uma tecnologia nova, que gera conforto, melhores resultados e novas oportunidades de negócios”, avalia Amilcar Chaves, co-fundador  do iRestaurante. 

 

Amilcar Chaves

 

André do Camarada Camarão, do Rio Prime Barra Shopping, faz uso do iRestaurante e está satisfeito com os resultados. Depois de experimentar outros aplicativos mal gerenciados, ele decidiu testar por 30 dias gratuitamente e neste período já computou aumento do faturamento. “De uma média de 100 na fila de espera apenas 40 sentavam, pois acabavam desistindo. Com o aplicativo esse número subiu para 85, pois as pessoas confiam no sistema de espera - antes era tudo anotado no papel- e podem ver sua posição na fila. O app avisa automaticamente quais mesas estão prestes a serem liberadas através dos pedidos das mesas, se estão já na sobremesa, por exemplo. Ele pode dar uma volta no shopping enquanto aguarda. Passei também a ter muita reserva em horários que ficavam vazios”. 

 

Busque a melhor ferramenta para seu negócio

Como em todo mercado, há produtos bons e ruins, e o que melhor se adéqua ao seu negócio. Muitos aplicativos foram perdendo usuários por falta de atualização e funcionalidade. Por isso, o ideal é ter em mente seu propósito e conhecer mais de um aplicativo. Geralmente, há a possibilidade de serem testados por um determinado período antes de efetivar a contratação. “Experimentei muitos aplicativos ruins, criados por garotadas sem uma estrutura profissional, o que não garantia a funcionalidade do mesmo”, conta Molima.

José Jarbas

 

José Jarbas, fundador do Consume, diz que é importante manter qualquer app atualizado, pois você pode corrigir falhas, melhorar a performance e trazer novas funcionalidades. “Lançamos no começo do ano uma nova versão com o mapa de geolocalização a pedido de consumidores e estamos lançando outra com atualizações interessantes. Para se destacar é necessário manter algum foco”.

 

Tire proveito das informações

Vale ressaltar que uma ferramenta de avaliação necessita ser administrada, assim como seus resultados, sejam positivos ou negativos, caso contrário perderia o propósito. Sabendo o que pensam de seu serviço, o dono do restaurante terá um controle maior sobre sua reputação, podendo trabalhar em busca de melhorias. “No Consume acreditamos que as métricas básicas são aceitação do preço, qualidade do atendimento e do produto oferecido. Se estas... estas métricas não forem mensuradas e bem sucedidas, o resto se torna irrelevante”, define Jarbas. 

 

Potencializando resultados com baixo investimento

O custo dos aplicativos é relativamente baixo diante do retorno que podem proporcionar ao negócio, podendo substituir softwares de gestão. Alguns são gratuitos e os pagos giram em torno de R$200 mensais. “A mensalidade do iRestaurante é próximo de 0,01% do faturamento mensal de uma casa ao longo do tempo”, exemplifica Amilcar Chaves.

 

 

Confira alguns aplicativos

 

Avaliações

consu.me

 

CONSUME

O Consume ajuda consumidores a encontrarem estabelecimentos diferenciados de forma simples e fácil, através de avaliações feitas por hashtags (#) sobre o preço, produto e atendimento. O sistema do Consume permite preservar a imagem da empresa de consumidores destemperados, pois as avaliações são feitas via hashtags pré-determinadas e não com textos livres que muitas vezes no calor do momento são injustos com o estabelecimento. 


Nos últimos seis meses o aplicativo recebeu uma média 44 mil avaliações sobre restaurantes. Hoje, o aplicativo possui mais de cinco mil restaurantes selecionados por sua curadoria e pelos 3.500 usuários em mais de 10 países, atraindo consumidores estrangeiros qualificados. A meta é encerrar 2015 com 20 mil locais em 20 países. Por enquanto ele é gratuito, tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento, porém, em breve será lançada uma versão paga para estabelecimentos com mais vantagens e benefícios.

 

GRATE

O usuário encontra no app o restaurante que está visitando, adiciona o nome do atendente e lhe dá uma nota que vai até cinco estrelas. O cliente pode deixar comentários sobre aquele profissional no intuito de ajudá-lo a melhorar o atendimento. Esses comentários, ao invés de ficarem públicos como as avaliações por estrelas, vão diretamente ao gerente do estabelecimento, que pode usar as informações para administrar melhor a equipe.

 

YELP

O Yelp é um dos mais completos apps em se tratando de localização e avaliação de lugares. Para restaurantes, ele oferece mais de 50 milhões de avaliações em todo o mundo. Além dos comentários dos usuários, o Yelp também oferece várias opções de filtros, como distância, preço e classificação.

 

Gerenciamento de Filas

IrestauranteIRESTAURANTE

O iRestaurante é um administrador da área de vendas do restaurante, ou seja, o salão de mesas. O app faz tudo isso através do perfeito gerenciamento de fila de espera e reservas de mesas. Com esses inputs o sistema cria um giro perfeito para melhor aproveitamento das mesas e um exclusivo e único banco de dados dos frequentadores da casa. 


O aplicativo, após instalado, pode ser personalizado com o layout exato do salão do estabelecimento. Com divisão de áreas especiais como varanda, mezanino e demais áreas especiais que a casa tiver. Para cada restaurante que o sistema for implantado, o layout do salão será otimizado para o mesmo. 


Com o iRestaurante o gestor saberá vários dados como os que cita na pergunta, frequência, preferências de pratos, vinhos, bebidas, dias e horário. Além de saber em qual mesa sentou, onde prefere sentar, quanto tempo fica na casa e com quantas pessoas ele costuma ir ao restaurante. O iRestaurante informa ainda quando um cliente VIP entrou no estabelecimento, enviando uma mensagem ao gerente ou ao gestor para que ele tenha conhecimento do fato e em qual mesa está sentado. A vantagem é poder receber reservas 24h por dia, 365 por ano, independente do trabalho de uma secretária, proporcionando também mais conforto para o cliente. Outro resultado é um maior número de clientes em horários ociosos.

 

Pedidos e Pagamentos

App Neemo

 

APP NEEMO

O app disponibiliza todo o cardápio do restaurante para o cliente e ainda é possível habilitar um recurso que permite que sejam feitos pedidos e pagamento (via PayPal) pelo smartphone. O cliente tem também acesso a uma série de informações como agenda e programação do restaurante, fotos dos pratos e do local, informações como endereço e horário de funcionamento e um canal exclusivo com o restaurante, que pode ser acessado para enviar sugestões ou críticas. 

 

VOCÊQPAD 

O aplicativo self ordering possibilita ver o cardápio do restaurante, fazer o próprio pedido no local, acompanhar o valor da compra e pagar pelo app. Ao fazer o pedido, o mesmo é impresso automaticamente no caixa do estabelecimento. Durante o consumo, o cliente pode acompanhar a conta em tempo real ou acrescentar mais pedidos. O pagamento é feito via o sistema PayPal. O app acrescenta o CPF do cliente para emissão de Nota Fiscal Paulista. Com o VocêQpad, os erros dos garçons diminuem e o serviço fica mais ágil. As mesas giram com mais rapidez e o restaurante atende mais clientes em uma noite.

 

 

Turistas Estrangeiros

 

MENU FOR TOURIST

Para resolver o problema entre os turistas estrangeiros e os profissionais que atuam em bares e restaurantes, o Menu For Tourist desenvolveu um aplicativo que oferece os cardápios detalhados dos estabelecimentos em português, inglês e espanhol – e as casas ainda podem optar por adquirir o serviço em vários outros idiomas como alemão, francês, mandarim, japonês, russo e italiano. O processo é simples: ao acessar o aplicativo, o sistema de geolocalização aponta os restaurantes que ficam mais próximos. Com isso, é só escolher o idioma e consultar todos os cardápios, que serão explicativos, levando em consideração as particularidades de cada língua, evitando as traduções literais que confundem ainda mais os turistas. No restaurante, os garçons terão um tablet com o cardápio exatamente como disponível no app – o que facilita a escolha e a realização do pedido do prato.

 

TRIPADVISOR

Com um banco de dados bem completo, o app permite que o usuário encontre restaurantes, bares, lanchonetes e outros tipos de estabelecimentos nos mais variados lugares do planeta. O app possui uma rede de compartilhamento de informações, a qual permite que as pessoas façam comentários sobre os lugares e tirem fotos, além de marcá-los no mapa. 

 

Divisão de Contas

Tippz Mobile

 

TIPPZ MOBILE

O aplicativo, que já foi baixado por mais de 60 mil pessoas, possibilita que o usuário encontre bares e restaurantes na região, veja o cardápio de estabelecimentos parceiros e, durante a visita ao local, anote em tempo real o consumo de cada pessoa na mesa. Se um mesmo produto for destinado a mais de uma pessoa, por exemplo, basta selecionar o ícone de quem vai rachar o item e o valor é somado à conta de cada um. Entretanto, o programa vai além da divisão de contas. É que, a partir do uso dos clientes, os empresários coletam informações que refletem o comportamento das pessoas como idade, quem são seus amigos e o que consomem. As informações são oferecidas aos proprietários de bares e restaurantes, além de indústrias do ramo de bebidas para a formulação de estratégias de vendas.

 

 

visualização de cardápios

 

IFOODINSTAURANT

O Instaurant ajuda a localizar restaurantes próximos ou por categoria e ainda oferece outras ferramentas, como visualização de cardápio e fazer pedidos pelo celular. Depois de feito o pedido, o cliente pode acompanhar a sua conta pelo celular e ainda receber promoções especiais e exclusivas. Para habilitar a opção do pedido pelo cardápio, o restaurante deve entrar em contato com a equipe do aplicativo. Este modelo é sensação nos Estados Unidos, utilizado pelas maiores redes, como Subway e Taco Bell, e está ganhando forças no Brasil. 

 

IFOOD

A ferramenta mostra o tipo de comida oferecida (japonês, árabe, chinesa, etc), gasto médio, a distância em quilômetros para o endereço do cliente e o tempo estimado de entrega, entre outras informações. Escolhida uma das opções, ele abre o cardápio, com preços e detalhes de cada prato. Em pedidos de delivery, o aplicativo também acompanha o andamento e avisa quando será feita a entrega.

 

 

 

 

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