4 dicas de gestão para enfrentar a crise com tranquilidade
Reforçar ações de marketing e aumentar o ticket-médio, por exemplo, podem evitar o prejuízo dos seus negócios ao longo deste cenário de instabilidade
16/11/2015
O consultor do Sebrae RS Grasiano Tolfo listou recomendações para os empreendedores preocupados com a crise:
1. Aumente o ticket-médio
Segundo Tolfo, uma boa ideia para o momento é abrir espaço para o mesmo cliente comprar mais. Para isso, ele recomenda que os empreendedores potencializem as compras com serviços e produtos complementares. “A ação deve gerar uma sensação de benefício para o cliente”, diz.
2. Invista no marketing
“Atrair novos clientes é essencial.” Por isso sugere que as empresas invistam no marketing, utilizando as mídias mais adequadas para o público online e offline. “Nessa hora vale até aumentar a divulgação da empresa via boca a boca”, diz Tolfo.
3. Faça parcerias
O técnico também acredita que fazer parcerias com empresas não concorrentes pode ser uma ótima opção. “Um pequeno negócio só aumenta o seu potencial quando se reúne com outro pequeno negócio. É assim que eles podem se complementar, unindo duas bases diferentes de clientes e aumentando o seu alcance”, afirma.
4. Inove para liberar o estoque
Segundo o consultor do Sebrae RS, essa dica é a mais importante para quem toca empreendimentos no setor do varejo: criar ações para girar o estoque. “É importante criar programas de benefícios, pontuações e até sorteios. Uma ótima técnica é dar descontos no segundo item de compra, por exemplo. São essas ações promocionais que fazem que o cliente acelerar a compra e reduzir o volume do estoque da empresa.” (Fonte: PEGN)