Vovó empreendedora cria franquia milionária cozinhando em casa
Cleuza de Freitas, de 65 anos, lançou a Vovó Kel, que faturou R$ 1,4 milhão no seu primeiro ano
02/09/2016
Assim como muitos brasileiros, a paulista Cleuza de Freitas, de 65 anos, começou a empreender por necessidade. Desde os 20 anos, ela faz comida para fora. Depois de mais de quatro décadas trabalhando em pequena escala, Cleuza deu um passo maior em junho do ano passado: criou a Vovó Kel, uma franquia de doces e salgados.
Nascida em Tanabi e radicada na vizinha de São José do Rio Preto, cidades do interior de São Paulo, Cleuza começou a cozinhar para criar os três filhos. “Primeiro, decidi fazer bolos. Depois, salgados e doces também. Devagar, fui aumentando minha clientela”, afirma.
Em 2014, ela decidiu abrir duas unidades próprias em São José do Rio Preto. A inspiração para a criação das lojas veio de Diego Melo, 23 anos, neto da empreendedora. “Percebemos que a qualidade dos produtos que ela fazia era alta e que poderíamos criar um negócio maior, em que os clientes pudessem se sentir como na casa da avó deles. Por isso, o nome da empresa é Vovó Kel”, diz Melo.
De acordo com Cleuza, em pouco tempo, surgiram interessados em replicar o negócio. "Comecei a receber propostas para transformar o negócio em franquia e decidimos seguir por esse caminho”, diz ela. Para formatar a rede, Cleuza contou com a ajuda da consultoria Teaser Franchising e investir cerca de R$ 150 mil.
A primeira loja franqueada da Vovó Kel foi inaugurada em junho de 2015, em São José do Rio Preto. Atualmente, a rede tem 14 operações abertas, sendo uma em Mato Grosso do Sul e o restante em São Paulo. Outras 11 unidades em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso estão em processo de implantação. Entre junho de 2015 e junho de 2016, a Vovó Kel obteve um faturamento de R$ 1,4 milhão.
As unidades da Vovó Kel têm salgadinhos variados, como coxinhas, bolinhos de carne e queijo, croquetes, quibes e minipizzas. Também há opções doces, como churros e bolinhos de chocolate.
Atualmente, todas as unidades são em pontos na rua. O investimento inicial em uma operação é de R$ 101 mil, incluindo a taxa de franquia. Contudo, a rede também oferece um formato para shoppings. Neste caso, o investimento inicial em uma loja é de R$ 125 mil.
Quando fala sobre os rumos tomados pela Vovó Kel, dona Cleuza se enche de orgulho. “Eu comecei de baixo e cheguei tão longe. Cheguei a pensar que não daria conta de encarar esse desafio, mas está dando certo. Parece um sonho”, diz ela.
Segundo a empreendedora, a aposentadoria não está nos planos. “Eu acordo todo dia com muita vontade de trabalhar e criar novas receitas com muito amor e carinho. Não quero parar.”