Três dicas de Mobile Marketing para sua empresa
Marketing para smartphones pode potencializar lucros e ajudar a driblar a crise
09/08/2016
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o número de smartphones em uso no Brasil gira em torno de 168 milhões. A Nielsen Ibope também realizou um estudo mostrando que cerca de 60% dos brasileiros fazem uso de smartphones e esse número fica ainda maior se projetado em grandes capitais: aproximadamente 90%.
Para Alessandro Ribas, CEO da Layout, especializado no assunto, esses números dão abertura para o desenvolvimento do setor de marketing que saiu dos panfletos distribuídos nas ruas, passou pelos e-mails e marketing eletrônico e chegou ao mundo mobile. Para Ribas, o mobile marketing está em plena ascensão devido a forma como as pessoas passaram a se relacionar com a tecnologia depois do surgimento dos smartphones. "O celular mudou não só o relacionamento das pessoas com as tecnologias, mas também o relacionamento humano. Hoje em dia, os aparelhos fazem parte de uma relação." Confira abaixo dicas para começar a usar o marketing mobile:
1. Baixos custos iniciais
Com o território dominado por aparelhos repletos de funções que cabem na palma da mão, o mobile marketing atrai olhares de pequenas e médias empresas. Para o empreendedor, explorar o marketing em aparelhos móveis pode ser uma saída para se manter relevante durante a crise. Além dos baixos custos de investimento, as propagandas para o mundo mobile conseguem ser distribuídas nas redes sociais, como Twitter e Facebook. Isso faz com que o acesso e possível retorno aconteçam. "Esse tipo de marketing é efetivo porque vai direto ao ponto e promove ações com resultados rápidos." afirma Ribas.
2. Foco no público certo
Em tempos de crise, encontrar o público certo pode trazer retorno em vendas. Este tipo de marketing possibilita elaborar campanhas direcionadas. O dono de uma pizzaria, por exemplo, pode criar uma campanha no Facebook anunciando uma promoção apenas no domingo para atrair mais gente para o estabelecimento naquele dia. Segundo ele, essas ações pontuais geram curiosidade e mais interatividade. Além disso, são de fácil acesso para quem está conectado nas redes via smartphone.
3. Aproveite as compras por impulso
Segundo Ribas, a criação de propagandas e ações limitadas é uma estratégia interessante. Pequenas empresas e startups podem se beneficiar dessa transformação do setor de marketing para conseguirem se lançar e aparecer mais no mercado. "Os empreendedores podem criar ações repentinas e imediatas que chamam a atenção por serem diferentes e aparecerem sem programação."