Saiba se você deve diversificar ou especializar seu negócio

Ao se especializar, você se torna muito bom em um tipo de produto e cria uma identidade. Por outro lado, diante das dificuldades enfrentadas pelo país e pelo setor food service, ampliar o leque aumenta suas chances de vender. Mas afinal, qual a melho

02/12/2016

Saiba se você deve diversificar ou especializar seu negócio

De acordo com Alex Cassundé, diretor da Dom48, se você estiver em um momento inicial do seu empreendimento, com recursos extremamente limitados e precisando construir a sua base de clientes, a palavra de ordem é foco, porque assim você consegue construir uma marca e um produto. “Faça apenas aquilo que sabe fazer melhor e construa a sua reputação para virar referência”, aconselha. “Agora, se seu  negócio já está consolidado, a diversificação é aceitável, porque aí você vai capitalizar em cima do seu ativo, que são os clientes e a reputação que construiu para a empresa. Diversificar é um renovar para a marca”, completa.

Ampliação da oferta

A vantagem em oferecer produtos novos em seu estabelecimento é a chance de aumentar o faturamento. Entretanto, as novas ofertas têm que ter sinergia com a marca e com o produto principal. Tudo deve ser estudado para a qualidade e quantidade não sair do controle. Cassundé diz que lotar a loja de produtos e com preços muitas vezes baixos tira a venda do produto principal e acaba diminuindo sua margem. “É um grande desafio diversificar. Existem algumas marcas que têm núcleos de ideias, fazem reuniões e apresentações para os funcionários das lojas, assim diminuem o risco do produto chegar à ponta e parar no estoque”. 

Adri Vicente, consultor da Food Service Company, ressalta que a ampliação da gama de opções não deve tirar o foco do seu carro-chefe. Um novo produto funciona como um agregador. “A Pizza Hut vende frango e salada, mas seu negócio continua sendo focado na pizza. Você não vai transformar seu negócio, apenas agregar algo para aumentar o faturamento”, exemplifica.

“Faça apenas aquilo que sabe fazer melhor e construa a sua reputação para virar referência. Agora, seu negócio já está consolidado, a diversificação é aceitável, porque aí você vai capitalizar em cima do seu ativo, que são os clientes e a reputação que construiu para a empresa. Diversificar é um renovar para a marca” - Alex Cassundé, diretor da Dom48

Mudança de foco

A transformação total de um estabelecimento só acontece quando o empreendedor percebe que errou na escolha do segmento de atuação. Neste caso, Vicente acredita ser possível “salvar” o negócio, reaproveitando toda estrutura montada, com salão, cozinha, funcionários e o ponto. “Recomece fazendo uma pesquisa de mercado para saber o que daria certo naquele local, faça um planejamento e adéque sua fachada e identidade visual”, sugere. O especialista acrescenta que se você errou totalmente no foco não adianta criar novos atrativos, é preciso corrigir o erro e começar do zero.

Especialização

Especializar-se em um tipo de produto cria uma identidade e uma excelência ao fazer somente aquele produto. Por outro lado, limita o público e as chances de consumo. “Quando você é especializado cria um perfil de cliente, e o consumidor quer variar e frequentar estilos diferentes. Cria-se uma identidade de consumo, uma excelência e fidelização. O cliente passa a semana pensando que quer comer lá e não liga de pagar mais caro”, acrescenta Vicente. 

De qualquer forma, o diretor da Dom48 alerta que o empreendedor nunca deve ficar parado, deve estudar sempre o mercado porque as tendências mudam. “A onda de food truck está em alta no momento, mas e se ela cair? Qual será sua alternativa? Para onde você pode crescer mais? Estas perguntas não podem deixar de existir para os empreendedores”, destaca. 

“Quando você é especializado cria um perfil de cliente, uma identidade de consumo, uma excelência e fidelização. O cliente passa a semana pensando que quer comer lá e não liga de pagar mais caro” Adri Vicente, consultor da Food Service Company

 

 

 

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