Rio Wine and Food Festival
Em sua terceira edição, o evento comemora os 450 anos da cidade maravilhosa, promovendo uma semana inspirada no universo do vinho, da gastronomia e da cultura
28/07/2015
Após o sucesso do último ano, o Rio Wine and Food Festival (RWFF) está de volta ao Rio de Janeiro, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida. Durante os sete dias do festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos.
Para dar largada ao festival, foi criado o concurso de fotografia “RIO, CORES, AROMAS e SABORES” que tem como mote “As belezas do Rio associadas à gastronomia e vinhos”. A competição tem duração de um mês, iniciando no dia 3 de julho. Os participantes deverão postar fotos com a hashtag #RWFF2015 ou mencionar o perfil do Rio Wineand Food Festival nas redes sociais, marcando a página do festival no Facebook. Serão distribuídos prêmios para os donos das cinco fotos mais curtidas. O autor da imagem mais curtida receberá um par de convites para jantar oficial de abertura, além de garrafas de vinhos selecionadas pela organização do evento, e um exemplar do Anuário Vinhos do Brasil 2015. Ao acrescentar a hashtag #AnuarioVinhosdoBrasil, a foto postada estará automaticamente no concurso "A foto da Capa" do Anuário Vinhos do Brasil 2016, que será lançado na semana dedicada ao vinho.
Idealizado pela Baco Multimídia, o festival tem expectativa de crescimento de 150% em relação ao ano anterior. “A ideia é agitar a cidade de norte a sul, leste a oeste, sem que fique alguém sem tomar uma taça de vinho ou degustar um belo prato gourmet, por isso mesmo o festival não ter sede ou “QG”, ele acontece em toda a cidade sendo extremamente democrático, tanto socialmente, quanto geograficamente” comenta Sergio Queiroz, um dos mentores do RWFF.
O Rio Wineand Food Festival oferecerá uma programação extensa nos sete dias de evento, com diversas ações ligadas ao universo do vinho e da gastronomia, como seminário na FGV, concurso de design de rótulos, Wine Bus, Well Comunidade Drink - nas comunidades pacificadas, concurso de design de garrafas e rótulos, workshops, cursos, treinamentos, exposições, além de muitas degustações e jantares em vários pontos da cidade. A Feira Show de Vinhos, uma das principais atrações da semana, irá realçar qualidade e força dos vinhos do Brasil e do mundo.
A cerimônia de abertura será no charmoso Golden Room, no Copacabana Palace. Assim como em 2014, o movimento “Rio Rolha Zero” promete agitar a cidade, já que os clientes não terão que pagar taxa de rolha por levar vinhos aos estabelecimentos parceiros durante o festival. O tradicional Leilão Beneficente, evento de encerramento, também marcará a semana. Como de costume, o concurso de melhor sommelier do Rio, em parceria com a ABS-Rio, e a entrega do já consagrado “Troféu Vinha Velha”, que traz ao público as personalidades que se destacaram no mundo do vinho, estão na agenda do festival.
Além da programação base, fazem parte do evento degustações, incluindo provas de vinhos raros, jantares harmonizados, promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados. Chefs internacionais também serão convidados. E, segundo a organização do festival, muitas surpresas ainda serão anunciadas nos próximos meses.
“Nossa intenção é aquecer o mercado brasileiro com a presença de produtores e distribuidores internacionais, e oferecer experiências únicas para o público, através de degustações,” diz Marcelo Copello, também produtor e idealizador do evento, ao lado de Sergio Queiroz.
Agenda completa em www.riowineandfoodfestival.com.br