Papo Direto: Rodrigo Bertoncini é diretor de Marketing da Unilever Food Service e fala um pouco mais sobre o setor

Soluções para o food service

12/09/2016

Papo Direto: Rodrigo Bertoncini é diretor de Marketing da Unilever Food Service e fala um pouco mais sobre o setor

Um dos pilares da alimentação mundial é a Unilever. No mercado desde 1880, a empresa oferece diversas soluções que ocupam a mesa de vários brasileiros (e também outras áreas como limpeza e higiene pessoal). No entanto, o ramo de alimentação se destaca e, por isso, a empresa é uma das mais importantes do setor Food Service.  Rodrigo Bertoncini é diretor de Marketing da Unilever Food Solutions e atua há 20 anos no mercado de alimentos, passando por empresas como General Mills e Mondelez. Formado em Administração de Empresas pela Mackenzie e com MBA em Marketing, Bertoncini fala sobre o mercado Food Service e o papel da Unilever dentro desse universo


 

A Unilever está no mercado de alimentos desde 1880. Desde quando, exatamente, a empresa passou a olhar para o mercado de Food Service?


A Unilever atua no ramo alimentício desde 1880 e cuidamos de algumas das marcas favoritas do mundo como Hellmann’s e Knorr. Líder de mercado na categoria de alimentação fora do lar, a Unilever Food Solutions é a maior empresa do segmento em todo o mundo e está presente em 74 países. No Brasil, a Divisão de Negócios disponibiliza mais de 90 itens das marcas Hellmann’s, Knorr, Arisco, Carte D’Or e Maizena.  


Os produtos Unilever são conhecidos por não deixarem resíduos nem sabores industriais em seus produtos. Qual o segredo da empresa para deixar o sabor cada vez mais natural dos produtos?


A Unilever acredita que o uso de ingredientes cultivados de forma sustentável faz uma grande diferença no sabor e na diferenciação dos produtos. Por isso, a companhia desenvolveu o plano de sustentabilidade no Brasil. Entre os compromissos assumidos, estão: adquirir 100% da matéria-prima agrícola de fontes sustentáveis; colaborar para a inserção de pequenos fornecedores em nossa cadeia de suprimentos; crescer de modo sustentável com nossos parceiros comerciais e promover o consumo consciente. Por meio desse plano, garantimos que os nossos produtores sigam as melhores práticas de cultivo, considerando aspectos sociais, econômicos e ambientais. São fatores como esse que nos ajudam a escolher os fornecedores e as matérias-primas para os nossos produtos.

 

Como a Unilever tem agido para desmistificar o mercado Food Service de produtos industrializados para esse público?

 

O mercado tem se movimentado para atuar de forma mais sustentável e saudável. Hoje, o consumidor é mais consciente e exige uma postura mais responsável das empresas. A Unilever Food Solutions oferece produtos que rendem mais, evitam o desperdício e geram menos lixo. Nossos produtos são inovadores e nossas iniciativas junto aos operadores visam a construção deste mercado, com base nas inúmeras oportunidades que enxergamos. A UFS trabalha como consultora de empresas que estão se estruturando ou se modernizando com foco na otimização de recursos e cardápios mais assertivos, por exemplo. 

 

 

“A Unilever acredita que o uso de ingredientes cultivados de forma sustentável faz uma grande diferença no sabor dos produtos. Por isso, a companhia desenvolveu o plano de sustentabilidade no Brasil”

 

A Unilever Food Solutions lançou, recentemente, a Base de Tomate Desidratado Knorr no Brasil. Ela oferece às cozinhas profissionais um molho com acidez equilibrada, sabor e textura a um excelente custo-benefício. Tudo pronto em um minuto. Ela é produzida por meio de processos especiais que transformam 88 tomates cultivados em fazendas 100% sustentáveis em um pacote de tomate desidratado. O resultado final é um produto que respeita todos os padrões de segurança dos alimentos. Além disso, teve sua embalagem desenvolvida de forma a contribuir com o meio ambiente. O peso representa menos de 10% do peso de uma lata de alumínio, que costuma ser usada para armazenar molhos de tomate. Isso significa que estamos contribuindo para uma menor geração de lixo e simplificando, também, o dia a dia do operador.    

 

Como a Unilever trabalha em conjunto com esses profissionais para acompanhar as mudanças de preferências dos consumidores do mercado Food Service?


Trabalhamos diretamente com cozinheiros profissionais e trabalhamos juntos para entendermos cada vez melhor as exigências do nosso público e do mercado. O consumidor tem se demonstrado cada vez mais exigente, inclusive em relação a questões como a sustentabilidade. A Unilever tem como compromisso monitorar o desempenho de todas as suas operações ao redor do mundo, em relação às principais metas do Plano de Sustentabilidade. Para isso, todos os anos, as subsidiárias relatam as ações desenvolvidas para colaborar com o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas do documento, distribuídas em torno dos pilares de atuação. 

 

A Unilever é bastante engajada com trabalhos sociais. Um dos casos é o concurso Melhores Quilos do Brasil que arrecadou 8,4 toneladas de alimentos na última edição. Como funcionou essa arrecadação, o método utilizado, como as pessoas puderam contribuir?


O concurso Melhores Quilos do Brasil foi criado pela Unilever Food Solutions em 2013, para eleger os restaurantes que oferecem os melhores pratos em diversas cidades do País na opinião dos seus frequentadores. Na quarta edição do concurso, em 2016, a UFS se engajou na causa contra o desperdício. A cada voto, são contabilizados 100 gramas de alimentos para a ONG Banco de Alimentos. 


A empresa possui outras ações sustentáveis voltadas para projetos sociais?


Sim, a UFS acredita no benefício de investir em ações sociais. Um dos projetos que a UFS apoia é a ONG Gastromotiva - organização que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social através da culinária. Para isso, a organização dissemina o potencial do Movimento da Gastronomia Social, por meio de palestras, eventos e outras experiências inovadoras, além de oferecer um curso de capacitação para jovens talentos e apoio a micro empreendedores. E a UFS quer ajudar a desenvolver cozinheiros e empreendedores de gastronomia para a realidade do mercado; vivenciar o propósito de UFS por meio de ações reais, com o compromisso e interação direta com os nossos funcionários. Para isso, a companhia oferece produtos e consultoria customizada a alguns projetos da ONG.

 

“Como o mercado de alimentação fora do lar vive um momento de desafios, os restaurantes precisam oferecer diferenciais para atrair e manter a clientela. A empresa atua como consultoria com foco na otimização de recursos”

 

 

Quais as estratégias que a UFS utiliza para atrair cada vez mais chefs de cozinhas e donos de estabelecimentos a utilizarem os produtos da empresa?


Como o mercado de alimentação fora do lar vive um momento de desafios, os restaurantes precisam se reinventar, serem criativos e oferecer diferenciais para atrair e manter fiel a clientela. A empresa atua como consultora de empresas que estão se estruturando ou se modernizando com foco na otimização de recursos. O mercado precisa usufruir melhor dessa expertise e infraestrutura que a UFS oferece, incluindo Studio Gourmet, chefs e nutricionistas. Este mês, por exemplo, lançamos uma nova plataforma de conteúdo – ufs.com – dedicada, especialmente, aos proprietários de bares e restaurantes. 


O portal é adaptado para celulares e tablets, fácil de navegar e focado em conteúdos de interesse dos profissionais do setor, desde dicas estratégicas e empreendedoras para o restaurante até sugestões para melhorar o dia a dia do empreendimento. Ainda a plataforma apresenta dicas de como melhorar o cardápio, como inovar sem errar, como se especializar ou se diversificar diante dos concorrentes, como organizar uma cozinha, como conservar os ingredientes, além de receitas e informações sobre os produtos da empresa. A plataforma ainda oferece a opção de se cadastrar para receber uma newsletter quinzenal com diversos assuntos de interesse. 


Em quais soluções a UFS tem trabalhado atualmente para o setor?


Hoje, as pessoas estão investindo no que oferece maior garantia e segurança. Não é o momento de se arriscar e ter prejuízo. Agora é a hora do operador se qualificar, treinar equipe, entender a fundo o mercado, o que os clientes buscam e investir, mas otimizando custos. Por isso, mais do que nunca, a Unilever Food Solutions oferece as soluções mais completas e assertivas. A UFS oferece um amplo portfólio de produtos com marcas consolidadas no País, como Knorr, Hellmann`s, Arisco, Maizena, oferecendo segurança e qualidade. Afinal, os clientes buscam qualidade acima de tudo.

 

 

 

 

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