Marketing digital para restaurantes
Ganhe novos clientes e fidelize os que já frequentam seu estabelecimento com pequenas ações e pouco investimento no mundo virtual
25/02/2015
Na era digital, está cada vez mais fácil divulgar uma marca ou produto, visto a abrangência da internet. Ferramenta de marketing essencial para qualquer negócio, o canal oferece múltiplas opções. Por outro lado, devido à quantidade de informações e a própria facilidade, a concorrência aumenta e fica também mais difícil se destacar no mundo virtual.
É importante para qualquer empresa marcar presença neste território, o mínimo que seja, com um site em Wordpress, por ter um sistema completo de atualização e integração com diversos tipos de plugins (aplicativos), assim como sistemas de cadastro de e-mails para envio de conteúdo e promoções. Além disso, as mídias sociais, como Facebook, Instagram e Foursquare, são excelentes canais, principalmente para aquisição de novos clientes, e ainda possuem versões gratuitas.
“O Foursquare é uma mídia muito bacana, que realiza promoções imediatas para quem faz check in via celular quando está no restaurante ou estabelecimento. O desafio aqui é treinar a frente de trabalho, garçons, atendentes e caixas, para que compreendam como funciona este tipo de mídia social”, recomenda Rogério Kobal, Consultor de Marketing e Venda Digital, que indica: “Também há ferramentas mais sofisticadas e personalizáveis como a Aatag, com um programa que integra pontos por compras com benefícios, mostrando um painel de controle bem completo em relação ao faturamento por cliente cadastrado, mas é um investimento mais robusto”.
1- Tenha somente as ferramentas que conseguir gerenciar
O estabelecimento deve estar presente na quantidade de canais que tiver capacidade de produzir conteúdo novo e interessante com regularidade. “É melhor estar somente no Instagram e mantê-lo sempre atualizado do que estar em tudo e não atualizar nunca”, aconselha Rogério Kobal. O ideal é mesclar propagandas com informações relevantes. O especialista sugere oito dicas para cada duas propagandas.
2- Destaque seu diferencial
Ressalte seus principais diferenciais aliados a um chamariz, um item atrativo para tornar o restaurante mais acessível e visualizado para quem não o conhece ainda ou tem algum tipo de pré-conceito em relação à qualidade, preço ou localização. A dica para identificar esse diferencial é: “Pergunte aos clientes porque eles escolheram comer ali. A resposta mais frequente é o principal diferencial. O resto é achismo. Seja diferente dos demais de um jeito que seja difícil de copiar”, diz o consultor em marketing.
3- Incentive com datas promocionais
Tenha uma grande novidade por mês e trabalhe ela durante o período. Use um calendário promocional para fazer isso. “Crie uma data especial por trimestre, com uma ação específica do restaurante: Exemplo: semana de alimentação funcional. É claro, sempre respeitando o perfil do público do estabelecimento. Não dá para fazer alimentação funcional numa churrascaria”, observa Kobal.
4- Tenha paciência para usufruir dos resultados
Não adianta achar que basta fazer Facebook Ads ou um Outdoor que todo mundo virá consumir no seu restaurante. É um trabalho muito mais complexo e que deverá ter um horizonte mínimo de 12 a 24 meses. Não basta apenas focar em ações promocionais imediatas, é preciso construir uma marca e isso demanda tempo.
5- Veja a internet como apenas um canal que reflete a realidade
Há fatores primordiais como a escolha de um ponto adequado para o perfil que você deseja de clientes, a decoração do ambiente, os serviços oferecidos, o próprio atendimento, a qualidade dos pratos do cardápio. É um conjunto de investimentos que precisa andar lado a lado para que quando você investir em assessoria de imprensa ou até mesmo em propaganda, tanto tradicional quanto online, consiga obter uma resposta positiva em faturamento.
“A internet é apenas um meio de propagar a informação. Se o restaurante é bom, o atendimento é bom, a comida é fantástica e a experiência que, as pessoas vivenciam no ambiente é formidável, os comentários positivos irão se espalhar. As pessoas vão curtir a página no facebook, vão cadastrar emails para receber promoções e irão ficar antenadas às novidades do restaurante. Esta pré-disposição em receber informações do restaurante potencializará compras futuras. Criando a melhor experiência possível para os clientes estará cultivando o boca a boca”.
6- Estabeleça uma convergência com outros canais de divulgação
Não há mais divisões entre off line e on line. Hoje é tudo a mesma coisa, o mesmo atendimento, o mesmo acompanhamento. É necessário ter tudo mapeado e cadastrado para mensurar resultados e comportamentos.
7- Aposte em e-mail marketing para fidelizar clientes
É preciso pensar em quantas vezes um cliente retornará ao restaurante dentro da semana, dentro do mês, dentro de um ano. Sempre que você fizer propaganda você estará estimulando este cliente. O que faz a diferença é gastar menos para estimular quem já te conhece. Por exemplo, gaste para fazer Facebook Ads para adquirir novos clientes, mas não gaste para estimular o cliente a voltar. Se ele já comprou uma vez, capture o e-mail dele e use o e-mail marketing, que é muito mais barato para estimular novas compras.
“A comunicação com o cliente deve ser o mais personalizada possível. Devemos mostrar em um e-mail marketing que sabemos o nome do cliente, a última vez que comprou e o que mais gosta de comprar. Também devemos premiar quem gasta mais com mimos, benefícios e vantagens. Nunca descontos”, salienta Rogério Kobal.
8- Toque no ponto emocional do cliente
Para deixar seu público feliz e satisfeito você deve conhecer seu perfil. O consultor cita um exemplo de como agradar e, assim, fidelizar seu cliente. “Se quer ter mais famílias, tenha um brinquedão com monitores muito atenciosos e setores separados por idade -crianças pequenas x crianças grandes - e coloque as mesas de forma que as mães consigam sempre olhar os filhos. Isso faz a diferença para este tipo de público que não consegue sair tranquilamente junto dos filhos pequenos”.
Foursquare
Aplicativo que avalia pontos comerciais e gera cupons promocionais para quem divulga o estabelecimento fazendo check-in.
Wordpress
Sistema de gestão de conteúdo de blogs e sites. Você pode personalizar templates e adicionar inúmeras funcionalidades.
Ferramentas de Email Marketing
Escolha ferramentas inteligentes que sejam capazes de criar mensagens automáticas por comportamento do usuário. Que mapeiem desde clicks até páginas que o usuário navega para enviar mensagens automáticas. Há muitas no mercado. Dê preferência para aquelas com envio ilimitado e que cobram por quantidade de cadastros.
Mídia social de fotos. Em alimentação, o que vende na internet é foto, por isso, tenha fotos profissionais.