Investidor cria plataforma de financiamento coletivo para bares e restaurantes
A Equity Eats permite aos donos de restaurantes, padarias, cafeterias e bares levantar capital com seus potenciais clientes antes mesmo da inauguração do estabelecimento
13/04/2015
Fundada nos Estados Unidos por Johann Moonesinghe, a Equity Eats é uma plataforma de financiamento coletivo que permite aos donos de restaurantes, padarias, cafeterias e bares levantar capital com seus potenciais clientes antes mesmo da inauguração do estabelecimento.
Na plataforma, o empreendedor interessado em levantar capital deve preencher um formulário online, enviar a ideia de negócio formatada e informações sobre si mesmo. O site tem ferramentas que ajudam a montar um plano de negócios, documento fundamental a ser apresentado aos potenciais investidores. É preciso detalhar no plano a quantidade de dinheiro necessária para o começo da empreitada, os custos mensais da operação e projeções de vendas realistas para cinco anos.
Tecnologia ajuda restaurante a conhecer o cliente
O investidor, por sua vez, fica com parte do negócio e tem direito a maior parte do lucro do estabelecimento até receber seu investimento inicial de volta. Depois, passa a receber uma distribuição de lucros trimestral.
Os donos dos estabelecimentos também podem oferecer aos investidores benefícios como convites para inaugurações e prioridade nas reservas.
Assim como em outras plataformas de financiamento coletivo, o empreendedor precisa alcançar sua meta de investimento para receber o dinheiro aportado pelos investidores.
Moonesinghe, o criador da ideia, é um investidor-anjo e costuma pôr seu dinheiro em empresas de tecnologia. Mas ele já investiu em dois bares: Black Whiskey, em Washington DC, e Eighty-Two, em Los Angeles. (Fonte: PEGN)