Empreendedoras criam rede que vende mais de 20 mil bolos por mês

Com dois anos de existência, a Bolo da Madre já possui 17 franquias no Brasil

30/04/2015

Empreendedoras criam rede que vende mais de 20 mil bolos por mês

Aos 30 anos, Fernanda Castanheda é uma empreendedora de mão cheia. Ela possui 19 franquias, de rede de alimentação a academia, no interior de São Paulo com o marido. Em 2013, criou sua própria rede. “Ser franqueada me trouxe bastante conhecimento, sei exatamente o que o franqueado precisa”, diz.

 

A empreendedora conheceu a blogueira Daniela Schiavo, 34 anos, em uma de suas franquias em Jundiaí, São Paulo, cidade na qual mora, e não demorou muito para que se tornassem amigas.

 

Durante uma conversa, Daniela comentou que tinha encomendado um bolo simples para o aniversário de seu filho, mas ficou decepcionada com o resultado, que foi um bolo cheio de floreios. Foi assim que surgiu a ideia de criar um negócio voltado para bolos simples.

 

A primeira unidade da marca, que ganhou o nome de Bolo da Madre, foi inaugurada em Jundiaí no ano de 2013, após um investimento inicial de R$ 185 mil. A loja possui uma decoração própria, feita por uma arquiteta contratada pelas empreendedoras. “Queremos que a nossa marca desperte o afetivo dos clientes. Nossa vitrine tem molduras de quadro, parece uma cristaleira antiga, temos uma geladeira retrô, parece a salinha de uma avó”, diz Fernanda.

 

A Bolo da Madre oferece bolos de sabores como fubá com erva-doce, cenoura com cobertura de chocolate, churros e perfumado de lavanda. “Os bolos são feitos como em casa, com ingredientes caseiros. Esse diferencial tem agregado bastante à nossa marca”, afirma a empreendedora. Os clientes podem comprar o produto inteiro, que custa a partir de R$ 14, ou somente a fatia. Além disso, o cardápio da marca também conta com sorvetes e bebidas quentes para acompanhar.

 

Ao elaborar o plano de negócio da Bolo da Madre, Fernanda e Daniela já pensavam em um modelo de franquia. Na inauguração da primeira unidade da marca, as empreendedoras já tinham candidatos a franqueados.

 

A rede possui, atualmente, 17 franquias em diversos estados brasileiros e e meta é terminar 2015 com 35. As empreendedoras selecionam os franqueados a dedo e acompanham o desenvolvimento da franquia de perto. Elas levam uma equipe técnica para fazer um treinamento com os franqueados. Participam desde chef de confeitaria até profissionais da área comercial. Os empreendedores da rede também recebem todas as receitas e são treinados para executá-las. “Damos um treinamento intenso para o franqueado. Quisemos fazer um projeto de implantação sólido, que o deixasse seguro”, afirma.

 

O investimento necessário para abrir uma franquia da Bolo da Madre é de R$ 180 mil e é preciso ter cinco funcionários. No momento, cada uma das 17 unidades da rede vende cerca de mil bolos mensalmente. Em alguns meses, esse número chega a 5200. Em 2014, isso resultou em um faturamento de R$ 2,5 milhões.

 

Para as empreendedoras, a Bolo da Madre é uma realização. “Queremos relembrar o quanto é gostoso compartilhar momentos em volta de uma mesa. Vender produtos hoje em dia não faz tanta diferença, todo mundo pode vender. O que importa é o que está por trás. O conceito da nossa marca é vender com carinho”, afirma Fernanda. (PEGN)

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços