Danone lança Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso para acelerar estudos sobre o Futuro da Nutrição
Com os Jogos de Paris em 2024 se aproximando, a Danone está comprometida com uma sociedade mais saudável por meio de uma dupla de sucesso: comida e esportes.
13/02/2023
Danone lança Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso para acelerar estudos sobre o Futuro da NutriçãoAntoine de Saint-Affrique, CEO da Danone, inaugurou hoje, na presença da primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, o novo Centro de Pesquisa e Inovação da Danone no campus Paris-Saclay. Fiel à missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone dedicará o novo espaço ao desenvolvimento dos produtos do futuro dentro de seu ecossistema. Na inauguração, a Danone apresentou um novo produto desenvolvido exclusivamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, chamado HiPRO Expert.
Esse centro de pesquisa será dedicado ao desenvolvimento e à inovação nas categorias de "laticínios frescos e produtos à base de plantas" e "água mineral natural" da Danone, contando com laboratórios de pesquisa de ponta e instalações piloto para inovação e produção limitada de protótipos específicos.
O local atualmente emprega mais de 550 pessoas, incluindo pesquisadores altamente qualificados em ciências da vida, fermentação e microbiota intestinal, nutrição e saúde, além de especialistas em experiência do consumidor, ciências sociais, design de produto, embalagens e produção em escala de piloto.
Para dar suporte à transformação do negócio de pesquisa de alimentos e acelerar a inovação, a Danone anunciou a criação desse novo centro de pesquisa em 2021, referência em inovação e enquadrado nos mais elevados padrões ambientais.
Um centro que constrói inovação: nova receita HiPRO para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 – Como parceira oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Danone pretende contribuir com seu conhecimento sobre nutrição equilibrada para todas as idades, com laticínios e produtos à base de plantas. Com os Jogos de Paris em 2024 se aproximando, a Danone está comprometida com uma sociedade mais saudável por meio de uma dupla de sucesso: comida e esportes.
É dentro dessa estrutura e com a colaboração e expertise do novo centro de pesquisas que a Danone apresenta hoje o design de seu novo iogurte HiPRO, uma receita original que pesquisadores do centro desenvolveram em colaboração com atletas.
|
A receita foi feita especialmente para atletas. O iogurte é rico em proteínas, fonte de vitaminas e minerais, com a mesma textura e sabor intenso que os consumidores adoram.
Com essa inovação, a Danone reafirma seu compromisso com os Jogos de Paris 2024, em sua ambição de oferecer laticínios e produtos à base de plantas adaptados para atletas, além de promover práticas esportivas e melhora nutricional. |
Antoine de Saint-Affrique, CEO da Danone, afirma:
“A Danone é uma empresa única: única em suas raízes, ancorada em um projeto duplo de empreendedorismo e sustentabilidade; única em sua missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível; única em sua capacidade de inovar e se reinventar, mas acima de tudo única por causa da paixão dos colaboradores da Danone, que carregam e personificam essa missão a cada dia e encarnam o ‘projeto duplo’ diariamente.
Guiado por esse espírito pioneiro, nosso plano estratégico 'Renew Danone' coloca a ciência e a tecnologia de volta ao coração da inovação, tornando-os importantes propulsores do crescimento da companhia.
Servir melhor aos consumidores e pacientes cada vez mais diversificados e de forma mais sustentável e inovadora é um desafio que exige, mais do que nunca, ciência e pesquisa para encontrar soluções.”
Isabelle Esser, Vice-Presidente Executiva de Pesquisa, Inovação, Qualidade e Segurança Alimentar da Danone, acrescenta:
“Nossa prioridade é permitir que os consumidores façam escolhas alimentares adequadas enquanto inovamos para atender às necessidades associadas ao bem-estar físico e mental. Isso é atingido principalmente pelo nosso portfólio diversificado de produtos, que endereça diversas necessidades nutricionais sem comprometer o sabor ou a qualidade.
Nossa ambição para esse centro é continuar honrando nossa missão, permanecendo um passo à frente das tendências que vão definir a comida do amanhã."
O novo Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso, ilustra a visão “One Planet. One Health” – Em linha com a visão “One Planet. One Health” da Danone, esse local1 contemplado com o selo B Corp™ também foi concebido para limitar seu impacto ambiental. O centro tem estruturas em madeira, painéis fotovoltaicos, resfriamento e aquecimento geotérmico e sistema de recuperação de água. Essas diversas iniciativas permitiram que o edifício se tornasse o primeiro centro de pesquisa a receber o selo de baixo carbono na Europa.
O prédio é projetado sobre cinco pisos (térreo+4) em volta de um enorme átrio central, chamado Plaza. São 900 metros quadrados e pé-direito de quase 10 metros, idealizado como uma praça de cidade pequena para promover encontros entre colaboradores da Danone e estimular a realização de eventos.
O primeiro piso oferece uma ampla visão transparente do interior do edifício e de suas atividades, conforme pedido da agência de planejamento público de Paris-Saclay. O piso tem recepção e terraços e é banhado pela luz natural. Ali também fica o Danone Café, aberto ao público, e um espaço de 500 metros quadrados para "testes" com consumidores voluntários.
O segundo andar abriga os espaços de projeto e laboratórios de criação de alimentos (Food Lab), com vista para os 3.500 metros quadrados de espaços piloto. Os últimos três andares têm escritórios, coworking, salas de reunião, laboratórios de prototipagem e pesquisa em química, físico-química, biologia molecular e análise espectroscópica.
Os estudos do Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso em Paris-Saclay serão voltados para cinco áreas principais:
- Consumidores e pacientes: continuar fornecendo soluções inovadoras que atendam às necessidades e aos usos ao longo de toda a vida;
- Portfólio de produtos focado em saúde e sabor: promover uma dieta variada, saborosa e de alta qualidade para pessoas de todas as idades;
- Ciência e tecnologia: trabalho com acadêmicos, parceiros e startups para avançar pesquisas sobre nutrição, hidratação, imunidade, microbiota, fermentação e proteína animal e vegetal;
- Embalagens do amanhã: desenvolver embalagens adequadas que garantam a segurança do alimento e enderecem os grandes desafios ambientais do nosso setor;
- Digital e dados: coletar mais dados e analisá-los com mais eficiência para desenvolver serviços numéricos como aplicativos, além de melhorar constantemente a rastreabilidade, desde a elaboração de um produto até sua fabricação, permanecendo na vanguarda tecnológica.
1 Além das certificações B Corp e de baixo carbono, o novo Centro Internacional de Pesquisa e Inovação Daniel Carasso detém diversas certificações, incluindo BBPA, HQE, BREEAM, OSMOZ, R2S.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa global líder em alimentos e bebidas, operando em categorias com foco em saúde, tendências e rápido crescimento. No Brasil, oferecemos produtos Lácteos, à Base Vegetal e Nutrição Especializada, com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, inspirando práticas de comer e beber mais saudáveis ??e sustentáveis. A companhia compromete-se a atingir impacto mensurável em nutrição e ações socioambientais, alinhada à visão One Planet. One Health, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas. Desde 2021, a Danone se tornou a primeira grande empresa alimentícia no Brasil a obter a certificação B Corp™ para todas as suas marcas no país. Globalmente, a Danone redefiniu sua estratégia global de criação de valor, para restaurar seu crescimento, competitividade e criação de valor a longo prazo. Até 2025, a Danone pretende se tornar uma das primeiras empresas a obter a certificação global B Corp™. Com mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, a Danone gerou $24,2 bilhões de euros em vendas em 2021. O portfólio da Danone inclui marcas internacionais líderes, bem como marcas locais e regionais fortes, incluindo Activia, YoPRO, Aptamil, Aptanutri, Danette, Danone, Danoninho, Actimel, Milnutri, Nutridrink e Souvenaid. Listada na bolsa de valores (Euronext de Paris) e presente no mercado OTCQX, a Danone faz parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.