Como colocar seu negócio na internet? 6 dicas de marketing digital para começar agora

Conheça ainda dois cursos on-line gratuitos voltados a bares e restaurantes que ensinam como cuidar de redes sociais e os conceitos da fotografia gastronômica

01/12/2023

Como colocar seu negócio na internet? 6 dicas de marketing digital para começar agora

 

O brasileiro passa cada vez mais tempo na internet, seja para se distrair, buscar informações ou consumir. Uma pesquisa denominada Digital 2023: Global Overview, DataReportal aponta que as pessoas passam 56,6% do seu tempo acordadas em frente a uma tela de celular ou de computador.  

 

 

Por isso, cerca de 94% das empresas estão utilizando estratégias de propaganda nas redes sociais, aplicativos de celular ou sites de busca, incluindo pequenos e médios empreendedores, como os da área de alimentação, entre outros setores. O dado foi apontado pela pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil.  

 

Muitos empreendedores acreditam que criar uma estratégia de marketing on-line é algo difícil. Existem, porém, ações básicas que podem ser colocadas em prática por pequenos e médios negócios, além de cursos gratuitos, como os da plataforma Academia UFS, da Unilever Food Solutions, voltadas a bares e restaurantes.   

 

A seguir, um passo a passo para ajudar pequenos e médios empreendedores que não tem como contratar um profissional a colocarem seu negócio na internet.  

 

- Atração de clientes por meio do perfil da empresa no Google: uma das estratégias para atrair novos clientes é a criação de uma conta do negócio na plataforma. O Perfil de Negócio é gratuito e permite gerenciar a forma como as empresas aparecem na Busca do Google e no Google Maps. O que vai possibilitar, por exemplo, que quando uma pessoa procure por um estabelecimento, ele apareça na lista com diversas informações. 

 

Para criar um perfil, basta digitar no buscador “criar um perfil de empresa no Google”, daí os resultados vão mostrar a página onde é possível acessar para criação do perfil com os dados do estabelecimento, tipo de negócio e área da cidade onde a empresa está localizada, além de fotos do local e produtos; 

 

- Melhor presença nas redes sociais:  O primeiro passo é planejar como as redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, Pinterest, TikTok, por exemplo – vão contribuir com o negócio, assim como analisar os perfis de concorrentes para estudar temas e perceber o público-alvo que deseja atingir.  

 

Ao saber quais são interesses, características e necessidades do público-alvo, a tarefa de definir a identidade visual e o estilo dos textos vai ficar mais fácil. Questões como quais serão as cores do perfil, formas e tipos de fotos são essenciais antes de começar. É importante que o negócio tenha uma marca própria.

 

Não é necessário estar em todas as redes sociais. Aqui a dica é descobrir com qual rede com o seu público tem mais afinidade e o que cada rede possui como característica. É melhor estar uma única rede e cuidar bem dela, do que em várias com perfis superficiais ou com uma frequência de atualização muito baixa. 
 

Mas que tipo de conteúdo postar? Postar imagens ou vídeos atrativos dos produtos oferecidos é o foco principal, junto com uma boa interação com os consumidores. 

 

Em segmentos como o de alimentação, por exemplo, usar imagens “suculentas” é algo obrigatório. Outra boa tática é postar promoções e conteúdos que estimulem conversas com os clientes, como perguntar a opinião deles ou coisas que gostam mais, desde que relacionadas ao negócio, claro. 

 

Também é muito importante criar um calendário de postagens com dias e horários determinados, assim a rede social vai entender que é um bom perfil para entregar para mais consumires. Com o tempo, é possível perceber em que datas os consumidores de um determinado segmento costumam interagir mais, o que ajuda na hora da definição. 

 

- Busca por cursos de marketing digital: hoje existe uma gama enorme de cursos on-line sobre marketing digital que podem ajudar bastante no entendimento desse universo. O lado bom é que redes sociais e buscadores como o Google possuem os próprios cursos e tutorias, o que pode ser um bom começo.  O projeto “Cresça com o Google” tem uma gama vasta de cursos, basta pesquisar por ele no próprio buscador.  

 

Outra alternativa são os projetos de empresas para ajudar empreendedores dos setores em que atuam. A Academia UFS, por exemplo, tem o objetivo de formar chefs e profissionais da área de bares e restaurantes. Na área de marketing digital, possui dois cursos, com vários módulos curtos para facilitar o aprendizado.  

 

Confira os cursos a seguir: 

 

Restaurantes e redes sociais 

Fotografia gastronâmica  

 

- Resposta aos comentários negativos na internet: ferramentas como o perfil de empresas no Google têm espaço para comentários e a classificação dos serviços e produtos. Já nas redes sociais, os comentários chegam por meio da interação nas postagens. E, eventualmente, podem aparecer avaliações negativas, que funcionam como um termômetro para os clientes usuais e também para os novos.  

 

A forma com a qual um negócio interage com comentários e classificações negativas, portanto, pode ser determinante para atrair ou repelir consumidores. Por isso, ao responder essas observações, é preciso que a resposta seja calma e clara. Às vezes, oferecer uma cortesia ou desconto pode ter um efeito bastante positivo.  

 

O simples ato de dar atenção e ser respeitoso, pode fazer com que um cliente insatisfeito dê uma segunda oportunidade ao estabalecimento, além de demosntrar para outros consumidores que o local respeita e tem cuidado com todos; 

 

- Uso do Google, Instagram e Facebook Ads: O Google Ads para restaurantes é uma maneira estratégica de buscar mais clientes por meio de anúncios. Já o Facebook Ads tem a mesma função permitindo criar propagandas no Instagram e Facebook. Embora as pessoas tenham a impressão de que é algo difícil, para campanhas de pequenos e médio negócios, o uso dessas ferramentas é mais simples, por terem menos passos.  

 

É importante saber que todas essas plataformas de anúncios possuem “minicursos” que explicam todas as etapas do processo. Para ter acesso, basta que as contas nas redes sociais e no Google sejam criadas como perfis de empresas, nunca de contas pessoais, assim é possível ter acesso às ferramentas. 

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