Após três meses em queda, consumo em restaurantes avança em dezembro, mostra índice Fipe e Alelo

Faturamento dos estabelecimentos desse segmento cresceu 5,6% em relação ao último mês de 2020

17/02/2022

Após três meses em queda, consumo em restaurantes avança em dezembro, mostra índice Fipe e Alelo

São Paulo, 17 de fevereiro de 2022 - O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou um avanço de 5,6% no faturamento em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2020, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram também crescimento no valor gasto nos supermercados (+4,7%).

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda aumento de 12,4% na quantidade de vendas e de 3,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de dezembro.

“Depois de três meses de indicadores negativos, os restaurantes vivenciaram em dezembro um mês positivo em faturamento, quantidade de vendas e número de estabelecimentos que realizaram transações, o que aponta para uma possível recuperação do setor”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2020, mostram avanço de 14% na quantidade de vendas e de 16,7% no número de estabelecimentos que realizou pelo menos uma transação.

Segundo os pesquisadores da Fipe, em certa medida, os números apresentados podem sinalizar uma reversão do padrão negativo observado nos últimos meses, refletindo - provavelmente - o contraste crescente em aspectos econômicos (restrições foram levantadas) e sanitários (vacinação e controle da pandemia).

Panorama pré-pandemia dos indicadores

Quando observamos as variações calculadas comparando 2021 com 2019, período pré-pandemia, o ICR mostra queda nos três indicadores em dezembro: -25% no faturamento, -38,8% na quantidade de vendas e --6,3% no número de estabelecimentos que realizou transações.

Já ao ter como base o comportamento de consumo em supermercados, de acordo com o ICS, observamos um aumento de 1,5% no faturamento e 2,8% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7,5% na quantidade de vendas.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up). Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.

Dados regionais

Em termos regionais, adotando como parâmetro a variação do valor gasto em restaurantes entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, é possível evidenciar um maior impacto na região Centro-Oeste (-27,3%). Entre as demais, a queda foi de: Nordeste (-26,7%), Sul (-25,4%), Sudeste (-24,8%) e Norte (-22,4%).

Individualmente, as unidades federativas mais impactadas em dezembro foram: Piauí (-40,7%), Rio de Janeiro (-34,4%), Rio Grande do Norte (-31,6%), Rio Grande do Sul (-31,5%), Distrito Federal (-31,5%), Amazonas (-30,9%) e Bahia (-30,2%). Já entre as unidades com aumento e/ou quedas menos expressivas, destacaram-se: Acre (+58,1%), Roraima (+27,6%), Rondônia (+5,5%), Maranhão (-0,1%) e Alagoas (-7,2%). Finalmente, vale citar as variações em: São Paulo (-22,3%), Minas Gerais (-27,1%), Paraná (-23,3%), Santa Catarina (-21,1%) e Pernambuco (-28,4%).

Metodologia dos índices

Todos os índices foram elaborados e depurados com base em critérios estatísticos para garantir a consistência e a interpretação dos resultados ao longo do tempo:

  • Amostra: todos os índices são calculados a partir de dados diários de transações realizadas em estabelecimentos comerciais distribuídos por todo o território nacional, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2021.
  • Valores atípicos: para evitar oscilações nos índices decorrentes de eventuais entradas ou saídas de empregadores de grande porte na base de dados, observações associadas a empresas que se enquadram nesses critérios foram desconsideradas nos cálculos.
  • Sazonalidade: foram adotados os seguintes procedimentos para mitigar a influência de fatores sazonais: (i) cálculo de média móvel de 7 dias (dados do dia observado e dos 6 dias anteriores a ele), eliminando assim os efeitos dos dias úteis e finais de semana sobre as séries; (ii) identificação e filtragem de fatores sazonais relacionados ao comportamento das séries em dias específicos dentro de cada mês (1º dia, 5º dia, 10º dia...), por conta do calendário de recarga e distribuição temporal do uso dos benefícios nos estabelecimentos no período.
  • Inflação: os dados relativos ao consumo em valor foram deflacionados com base na variação mensal do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Influência de outros fatores: os impactos apresentados não excluem a influência de fatores, eventos e políticas coincidentes com a pandemia sobre o comportamento e hábitos de consumo da população ao longo do período de análise. Todavia, levando-se em conta o caráter inesperado das medidas restritivas instituídas a partir de março, na maior parte das grandes cidades, bem como o padrão comportamental dos índices nos anos precedentes, é possível relacionar as variações atípicas observadas no comportamento das séries à pandemia da Covid-19.
  • Frequência: todos os índices são apresentados com frequência diária para todo o período disponível da amostra, tendo por referência inicial (base 100) a média diária em janeiro de 2018. Os impactos calculados estão disponíveis para todos os dias, quinzenas e meses de 2020.
  • Recorte geográfico: os impactos -- apresentados como percentuais de variação dos índices em relação à média observada em 2019 -- consideram os seguintes recortes: (i) média nacional (Brasil); (ii) Médias das 5 regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste); (iii) Média dos 26 estados e Distrito Federal (27 unidades federativas).

Sobre a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas -- Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

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