7 dicas para tornar sua empresa mais inovadora

Inovar virou a palavra de ordem em qualquer negócio nos dias de hoje, independente da área de atuação ou do tamanho do empreendimento

26/05/2014

7 dicas para tornar sua empresa mais inovadora

O primeiro passo para inovar é identificar onde a oportunidade de inovação deve ser buscada. André Rezende, fundador e presidente da Prática Fornos e Empreendedor Endeavor, indica sete fontes de oportunidades para tornar sua empresa mais inovadora. Confira:

 

1. O inesperado: sucesso inesperado, fracasso inesperado ou um evento externo inesperado. O fracasso inesperado da instituição, ou de preferência do concorrente, é um motivador para ir ao mercado, escutar e buscar entender se há aí uma oportunidade escondida. Segundo Rezende, o sucesso das megalivrarias no Brasil, considerado um país de poucos leitores, é um evento inesperado: – Será que estamos fazendo as suposições certas sobre o nosso mercado e nossos clientes?

 

2. A incongruência entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como "deveria ser": segundo Rezende, teoricamente o ensino médio profissionalizante deveria qualificar as pessoas para as atividades profissionais, tanto administrativas como técnicas. A realidade no Brasil não confirma esta suposição e isso criou a oportunidade para o surgimento dos cursos de tecnólogos, de curta duração e que complementam o ensino médio, qualificando o jovem para o mercado de trabalho.

 

3. A inovação baseada na necessidade do processo: esse é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações.

 

4. Mudanças na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado: como exemplo, Rezende cita o declínio da inflação e a maior dificuldade na mobilidade urbana, que fizeram ressurgir a lógica da lojas de vizinhança tornando-se objeto de investimento mesmo para os grandes varejistas.

 

5. Mudanças demográficas ou populacionais: no Brasil há uma série de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas, como envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas de poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade urbana, adiamento do casamento e do primeiro filho, entre outros.

 

6. Mudanças em percepção, disposição e significado: a mudança da percepção das pessoas em relação à própria saúde e aparência criou uma quantidade enorme de oportunidades de negócios que nem existiam anos atrás, como spas, academias, restaurantes de comida saudável, alimentos especiais. Ou seja, em cada segmento de mercado podemos encontrar oportunidades.

 

7. Conhecimento novo, tanto científico como não-científico: a inovação baseada em conhecimento é a mais difícil de controlar e imprevisível. É bem frequente que o criador da nova tecnologia não seja quem vai aproveitar a oportunidade de negócio. Os requisitos fundamentais para que um inovador em conhecimento atinja o sucesso são o conhecimento claro das condições de implementar a inovação como coisa negociável, o posicionamento estratégico da inovação e a prática da administração empreendedora, um conjunto de atividades que dá disciplina ao processo, evitando as múltiplas armadilhas. (Zero Hora)

 

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços