10 franquias que surgem como boas opções de negócio para 2015
Redes fizeram sucesso em 2014 e podem ser a oportunidade que você estava esperando para o ano que vem
02/01/2015
As franquias são ótimas opções de negócio para quem quer empreender. Quem opta pelo sistema não precisa criar nada "do zero" – afinal, a marca e todos os processos de gestão da empresa já existem.
O ano de 2014 trouxe várias tendências para o setor. São várias as opções para os interessados no franchising. Reunimos 10 redes com diferentes conceitos (e custos de implantação). Confira-as. Talvez uma delas possa ser a oportunidade para você mudar de vida no ano que vem:
1. Palecolé
A Palecolé é uma das redes que vende paletas mexicanas – os picolés grandes, com sabores sofisticados e feitos artesanalmente que são a nova moda do setor de alimentação no país. As paletas da empresa, que tem sede em Santa Catarina, custam entre R$ 6 e R$ 8. A Palecolé oferece três formatos de unidade: loja (com investimento de R$ 134 mil), quiosque (R$ 108 mil) e microfranquia (RS 80 mil). O terceiro também é uma loja, mas voltada para atingir cidades pequenas.
2. Salgado Mania
Já imaginou se houvesse um negócio em que não houvesse pagamento de aluguel, que funcionasse 24 horas por dia e que ainda pudesse mudar de lugar, para regiões com mais clientes? Parece impossível, mas na verdade não é tão difícil ter todas essas facilidades: basta colocar sua empresa dentro de um carro. Uma das opções de food trucks disponíveis no mercado é a Salgado Mania. As unidades da empresa oferecem 32 tipos de salgado, além de sanduíches, batata frita, doces e bebidas. Para abrir um food truck, os interessados devem desembolsar cerca de R$ 90 mil. A empresa ainda oferece dois outros modelos de franquia: quiosque e uma loja box, que é fixa, mas pode ser desmontada e transportada com facilidade. Cada uma custa, respectivamente, R$ 149 mil e R$ 69 mil.
3. Doctor Frio
A Doctor Frio faz a instalação e a manutenção de aparelhos de ar-condicionado – produto cujas vendas vêm aumentando pelo aumento do poder de compra da população e pelas temperaturas, cada vez maiores, registradas no país. O custo de uma unidade começa em R$ 45 mil. A unidade começa a operar com quatro empregados. O retorno previsto do investimento ocorre em um prazo médio de 12 meses.
4. Santo Bier
A Santo Bier é uma franquia de "bar delivery" com cinco formatos de franquia diferentes. O modelo principal, chamado "Resgate do Santo", é um bar itinerante dentro de um Renault Kangoo. Os interessados no serviço ligam para o franqueado, que envia o veículo no horário marcado. Os produtos disponíveis são cerveja, água, refrigerante, uísque, energético, vodka e tequila. Há uma padronização das bebidas: a cerveja é sempre da Ambev, enquanto o uísque é Johnnie Walker e a tequila, José Cuervo. Os outros modelos são os de entrega de bebidas com motos, carrinho de chope, quiosque e quiosque de praia. Os valores contemplam empreendedores de vários perfis. Enquanto o formato do Renault Kangoo custa cerca de R$ 85 mil, o investimento em três "Carrinhos dos Milagres" é de R$ 35 mil.
5. Acquazero
A crise da água em São Paulo tem assustado muita gente. Mas, para o empreendedor Marcos Mendes, faz tempo que esse problema não é novidade. Ele criou a AcquaZero, uma rede de franquias cuja proposta é lavar o carro gastando menos de um copo de água. Os franqueados, diz Mendes, não ficam apenas na limpeza, que custa R$ 30. As operações oferecem cristalização da pintura do carro, enceramento, higienização de interiores e do ar-condicionado, impermeabilização e cristalização do vidro, entre outros serviços. As franquias da empresa custam entre R$ 4,8 mil e R$ 80 mil.
6. Red Salon Homem
O Red Salon Homem é um salão de beleza, como o nome já diz, voltado para o público masculino. Segundo Rober Borsato, criador da empresa, o Red Salon Homem "corta cabelo como qualquer um". O diferencial é o tratamento dos clientes. No salão, os profissionais usam termos mais masculinos. Além disso, os clientes podem tomar cerveja, jogar videogame e conferir revistas masculinas.
7. Havanna
A Havanna, empresa argentina conhecida por seus alfajores e doce de leite, entrou recentemente no setor de franquias. A rede oferece três formatos de unidade. O primeiro modelo de franquia é um quiosque, que vende apenas os produtos da Havanna – além do doce de leite e dos alfajores, a marca produz chocolates, biscoitos e guloseimas sazonais, como panetones e ovos de páscoa. O segundo também é um quiosque, mas preparado para vender drinks com café e servi-los em mesas. Por fim, o último é uma cafeteria completa. Os preços variam entre R$ 87 mil e R$ 270 mil.
SAIBA MAIS
8. Batatóp
As unidades da Batatóp, que vendem batatas fritas em embalagens em forma de cones, são construídas dentro de contêineres. As batatas são vendidas em duas versões – palito e noisette – dentro de cones com recipientes para várias opções de molhos, como mostarda com mel, barbecue e queijo cremoso. A versão palito custa R$ 10 e a noisette, R$ 12. Os interessados em uma franquia Batatóp precisam investir cerca de R$ 100 mil.
9. Viva Eventos
A Viva Eventos surgiu em Juiz de Fora (MG) e é especializada na organização de festas de formatura. Para manter o padrão e a qualidade das festas em todas as cidades, a empresa, que funciona como uma agência de eventos, seleciona os fornecedores de todas as unidades e acompanha as primeiras festas do franqueado. O investimento para abrir uma franquia da empresa é de R$ 150 mil, com prazo médio entre 18 e 36 meses para o retorno do capital.
10. ObentôMania
A empresa é especializada na venda de "marmitas japonesas" – ou seja, refeições prontas da culinária nipônica. As unidades da ObentôMania são preparadas tanto para o serviço de delivery quanto para o atendimento no local. Em média, 60% dos pedidos recebidos são para entregas a domicílio, segundo a empresa. O investimento em uma unidade é de cerca de R$ 180 mil.