Tradição no mercado de pesagem
Para Micheletti, que há 77 anos fornece balanças para o food service, além das instalações modernas e alta tecnologia, a principal engrenagem de uma empresa são os colaboradores
23/10/2015
A Micheletti teve sua história iniciada em meados de 1938 com Giovanni Micheletti, um jovem imigrante italiano recém-chegado no Brasil que começou a trabalhar como eletricista. Um dia, quando estava em sua oficina, viu passar um caixeiro viajante com uma balança em suas mãos. Se interessou pelo equipamento e, então, começou a pesquisar e a desenvolver esse produto. Sua primeira empresa foi instalada na região do Brás, em São Paulo, logo após ter desenvolvido seu primeiro projeto de balança mecânica.
Em abril de 1954, a Micheletti sofreu um incêndio que destruiu a sua sede, fato noticiado em todos os jornais da época. Mesmo com todo prejuízo, o senhor Giovanni não desistiu e reabriu a empresa, em uma nova sede, localizada na Av Conselheiro Carrão. Hoje, a Micheletti está na sua terceira geração administrativa.
De olho nas necessidades do mercado
A Micheletti atua no food service desde o início de sua formação e, sempre atenta às mudanças ocorridas no mercado, especialmente na última década, sempre adéqua seus equipamentos para atender em termos de design, leitura de peso e utilização de inox, preocupação que, segundo Mônica Micheletti, diretora da empresa, mantém a Micheletti entre as referências em pesagem.
“Nós desenvolvemos produtos de acordo com a necessidade e o avanço tecnológico que o mercado exige. Possuímos uma equipe especializada que pesquisa as peculiaridades de cada setor e desenvolve produtos que se adéquam a eles”, diz. “Os produtos são embalados com todo o cuidado necessário para que não danifique o equipamento e chegue ao cliente impecáveis. Nosso diferencial é o cuidado que temos ao realizar a embalagens dos produtos, pois alguns equipamentos são sensíveis e qualquer impacto um pouco mais forte pode danificá-los”, completa Mônica.
Variedade de modelos
A Micheletti Balanças é forte atuante em três segmentos de pesagem no mercado, são eles:
Balanças Mecânicas
A medida de massa em uma balança com funcionamento mecânico é realizada mediante a comparação direta entre dois objetos, um de massa conhecida e outro de massa desconhecida. Durante muito tempo as balanças mecânicas foram utilizadas, porém com os avanços tecnológicos e com a busca por maior precisão, as balanças eletrônicas tornaram-se mais populares.
Balanças eletrônicas
Uma das formas de funcionamento ocorre da seguinte maneira: sob o prato há um equipamento denominado de célula de carga, que sofre uma compressão quando um corpo é colocado sobre o prato. A célula de carga, também chamada de dínamo atua como um transdutor, captando a intensidade de compressão e transformando essa energia mecânica recebida em pulso elétrico. Quanto maior a pressão recebida maior será o sinal elétrico produzido. O pulso elétrico gerado pela célula de carga é imediatamente enviado para o indicador da balança. Com o desenvolvimento da eletrônica foi possível o aperfeiçoamento dos diversos tipos de balança, além da invenção de novos sistemas de pesagem. Algumas modernas balanças eletrônicas permitem não só a pesagem rápida e eficiente de mercadorias, como também o cálculo simultâneo de seu preço em função do peso obtido.
Balanças Híbridas
As balanças híbridas ou eletromecânicas, e a junção de elementos mecânicos e eletrônicos, possuem maior resistência de impacto por sua plataforma ter redução mecânica e proteção da célula de carga contra impactos.
“Entendemos que para uma empresa poder crescer no mercado não basta apenas ter instalações modernas, alta tecnologia, estruturas organizacionais bem definidas e planejamentos estratégicos. Cada organização, como um todo, só irá crescer quando todas as engrenagens estiverem funcionando adequadamente, e as engrenagens de maior importância dentro desse processo são os colaboradores. Essa interação é de extrema importância para não perdermos a qualidade nos produtos e o excelente atendimento aos clientes. A família Micheletti, como nos intitulamos, hoje em dia é formada por todos esses colaboradores, que com muito esforço, fazem com que a nossa empresa cresça cada dia mais”, afirma Mônica.