Restaurantes das cinco regiões do país disputam o título de melhor quilo do Brasil
3ª edição do concurso O Quilo é Nosso começa no dia 26 de setembro com a participação de estabelecimentos de 15 estados
30/08/2019
A partir do dia 17 de setembro, cerca de 200 restaurantes das cinco regiões do País disputam pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil. O concurso nacional O Quilo é Nosso é uma realização da Abrasel em parceria com a Prazeres da Mesa, que este ano chega a 3ª edição, com o apoio da Sodexo. A ação, lançada em 2017 com o objetivo de valorizar o segmento de comida a quilo, vem alcançando um importante prestígio, se consolidando no calendário anual da Associação. O resultado estará nas mãos do público e de um júri técnico e esse ano, uma novidade garante ainda mais visibilidade aos finalistas: a última etapa, que definirá o grande campeão, será realizada em São Paulo com transmissão ao vivo para todo País.
Que o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões brasileiros todo mundo sabe, mas que o modelo de serviço é uma invenção genuinamente brasileira, tendo sido implementado pela primeira vez em Belo Horizonte, em 1984, ainda é novidade para alguns. Mais que promover a valorização deste modelo de serviço, o concurso O Quilo é Nosso abre oportunidades para os participantes lançarem novos pratos, criarem novas promoções, divulgarem o restaurante, escutar e se relacionar melhor com os clientes, incrementar as vendas e ganhar mídia espontânea nas redes sociais e imprensa em todo País.
Este ano, estabelecimentos de 15 estados participam da ação: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina, Tocantins e o Distrito Federal. Para participar, as casas criaram uma receita, seguindo a temática da saudabilidade, que deverá compor o buffet durante a primeira etapa do concurso, que acontece de 17 a 26 de setembro.
Como é a dinâmica do concurso?
1ª ETAPA)
A primeira fase, define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Este ano, o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. Durante 10 dias, os estabelecimentos participantes serão avaliados nos seguintes quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, receita criada e qualidade geral do buffet. O público registra os votos pelo site do evento (oquiloenosso.com.br), já o júri técnico fará sua avaliação durante visita oculta às casas participantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa.
2ª ETAPA)
Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da primeira fase.
3ª ETAPA)
Hora de definir o grande campeão! Os vencedores de cada estado seguem para São Paulo, onde prepararão a receita presencialmente para uma banca de jurados, escalados pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, é o prato participante que indicará o resultado. O encontro e decisão serão transmitidos ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais. “Recebemos um feedback muito positivo dos empresários sobre as duas edições já realizadas porque o concurso O Quilo é Nosso veio preencher uma lacuna que existia no setor, de valorização dos negócios de comida a quilo. Estamos trabalhamos com muita dedicação para que o evento seja ainda melhor este ano”, afirma Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.
Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel e Fórum Gestão à Mesa. A proprietária do restaurante Cinque Sensi (SP), Letícia Zodi, que participa pela primeira vez do concurso, se mostra confiante e animada para o evento. "Gosto muito da proposta, primeiro porque fazem um trabalho super legal de divulgação e tem tudo a ver com o nosso negócio, então temos que prestigiar", afirma. Ela explica que no Cinque Sensi existe um projeto de valorização e difusão do quilo, em que são elaborados pratos com ingredientes que nem todas as pessoas já tiveram oportunidade de experimentar, além disso, o buffet é composto também por receitas vegetarianas, veganas e sem gluten para atender a todos. "Gostamos de dar acesso às pessoas à comida e nosso chef é muito bom. Por isso queremos participar do concurso, prestigiando o quilo e valorizando a comida saudável e criativa". A receita criada pelo restaurante para concorrer ao título do O Quilo é Nosso foi o capelete com consume de camarão recheado com lagosta e ricota.
O restaurante Gaúcho’s Gourmet, do Amazonas, é o atual detentor do título de melhor restaurante a quilo do País, tendo conquistado em 2018 o bicampeonato para o estado. Para o sócio-proprietário do estabelecimento, Paulo Medeiros, ter vencido um concurso de abrangência nacional foi uma surpresa. “Estamos no segmento desde 2016 e participamos pelo incentivo da Abrasel. Nosso chef se preocupou em criar um prato que destacasse todos os sabores da região”. A receita elaborada foi o “Lombo de pirarucu à Solimões!”. Trata-se de lombo de pirarucu fresco recheado com jambu acompanhado de farofa de camarão seco e rolê de banana frita. “Escolhi o lombo do pirarucu como matéria-prima por considerar ela a mais nobre parte do peixe que melhor representa o norte do País, felizmente deu tudo certo”, comemora o chef André Rocha.
Fonte: Abrasel