Quatro dicas para não ser escravo do negócio
Confira truques que podem ser aplicadas ao seu pequeno negócio para escapar dessa armadilha
29/09/2014

Ter um restaurante é exige dedicação como em qualquer negócio. Porém, por essa dedicação ser feita do modo errado, muitos donos de restaurantes acabam presos nas reviravoltas do seu estabelecimento e se tornando escravos de seus negócios.
Automatize tudo que puder
Faça uma lista das tarefas que realizadas no restaurante. Veja quais delas podem ser feitas pelo computador. Por exemplo, se você recebe muitos pedidos para coffee-breaks e tem que montar orçamentos, talvez seja mais fácil ter um menu padrão preparado com os devidos preços. Aí, é só deixar no seu site, na internet. Imprima também algumas vias, para poder entregar a seus clientes, é claro.
Contrate um gerente
Sim, é preciso confiança, mas essa pessoa vai aliviar bastante sua carga de trabalho. Um bom gerente, que seja profissional é um excelente aliado para o seu negócio e pode até resolver algumas tarefas com mais eficiência do que você. É verdade que o salário de um gerente pode afetar suas margens, mas os ganhos que ele vai trazer são enormes. Especialmente no seu tempo. Com mais tempo livre, você poderá se dedicar àquilo que realmente importa no seu negócio.
Aprenda a delegar
Lembre-se você tem uma equipe. Não precisa ter medo de delegar ou de ensinar. Faça uma lista das atividades diárias. Olhe bem e veja o que pode ser delegado para a sua equipe. Em geral, equipes de restaurantes são formadas por jovens que estão loucos por um pouco mais de responsabilidade. Aposto que depois de aprender a delegar, você verá o aumento da criatividade no restaurante.
Organize-se
Existem muitas ferramentas que ajudam você a se organizar. Um bom calendário, servidores para guardar arquivos, programas para gerenciar suas mídias (e a presença digital). Aprenda a lançar mão delas. Tenha suas contas em dia, assim como seu equipamento. Com tudo organizado, as coisas fluem mais fáceis. (Entrepreneur )