Páscoa 2022 deve ser 10% maior para o e-commerce

Faturamento das vendas online de Páscoa neste ano deve atingir R? 6,6 bilhões, 10% mais do que em 2021

12/04/2022

Páscoa 2022 deve ser 10% maior para o e-commerce

O ano de 2022 deve ser marcado pela retomada das vendas de Páscoa, com aumento de 10% no faturamento nas vendas online, que deve atingir R? 6,6 bilhões. São consideradas as vendas de bombons, chocolates, ovos de Páscoa?, artigos religiosos (Corpus Christi)? e de combos com vinhos e flores. A projeção é da Neotrust, empresa que monitora mais de 85% do e-commerce brasileiro, que pertence ao TGroup.

Em 2021, apenas as vendas de ovos de Páscoa, chocolates e bombons geraram faturamento de R? 81,9 milhões, montante 87% maior que os R? 43,7 milhões faturados em 2020. Essa diferença foi ainda maior no comparativo entre 2020 e 2019, quando o faturamento atingiu R? 5,4 milhões -- o que representa aumento de 697% em 2020.

Proporcionalmente, o número de pedidos e de produtos comprados online durante a Páscoa também aumentou desde o início da pandemia. Em 2021, foram realizados mais de 840 mil pedidos online de ovos de Páscoa, chocolates e bombons, o que equivale a 164% mais do que os 318 mil pedidos de 2020. No comparativo com 2019, quando foram realizados 44 mil pedidos online, o crescimento foi de 614% em 2020.

Em 2021 foram comprados mais de 6 milhões de chocolates, bombons e ovos de Páscoa, que representa um aumento de 144% em relação aos 2,4 milhões de produtos em 2020. Já no comparativo com 2019, quando foram comprados 208 mil chocolates, bombons e ovos de Páscoa, o crescimento em 2020 foi de 1091%. Confira os números totais:

 

Ano *

Faturamento (em R?)

Pedidos

Produtos (ovos de Páscoa, chocolates e bombons)

Itens por cesta

2021

81.999.331

840.776

6.060.378

7,2

2020

43.791.898

318.670

2.484.047

7,8

2019

5.493.965

44.621

208.508

4,7

 * Os períodos considerados foram: em 2019, de 11/03 a 21/04. Em 2020, de 02/03 a 12/04. Em 2021, de 22/02 a 04/04.

 

Vendas de ovos de Páscoa cresceram menos

"As compras online de ovos de Páscoa cresceram menos em 2021 do que as de chocolate e bombons. Mesmo assim, essa continua sendo a categoria de produtos mais vendida no período", ressalta Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

Em 2021, o faturamento do e-commerce com ovos de Páscoa ultrapassou R? 55,6 milhões, contra os R? 32,2 milhões faturados em 2020. Já o faturamento com chocolates ultrapassou R? 20,4 milhões, contra os R? 8,5 milhões faturados em 2020. E o faturamento com bombons ultrapassou R? 5,9 milhões, contra os R? 2,9 milhões faturados em 2020.

 

Mais compras ao longo do ano e em supermercados

"Ao longo dos anos, observamos uma sazonalidade interessante em relação às compras online de bombons, chocolates e ovos de Páscoa. Enquanto em 2019 o pico de vendas foi apenas na Páscoa, em 2020 houve picos de venda na Páscoa e em maio. Já em 2021, foram constatados três picos: na Páscoa, em novembro (Black Friday) e em dezembro", aponta Paulina Dias.

"Também é importante ressaltar que os supermercados são os canais online mais buscados para as compras de Páscoa. Contudo, as lojas de departamento vêm ganhando força em todo o país, com destaque na região Sudeste", destaca a Head de Inteligência da Neotrust.

 

Sobre a Neotrust

Com metodologia inovadora e única no mundo, a Neotrust oferece decisões assertivas e inteligência de mercado através de relatórios, análises e dashboard exclusivos, contando com a maior base de dados reais e transacionais, com cobertura de 85% do mercado digital brasileiro. A Neotrust faz parte do TGroup, ecossistema de empresas que acelera o desenvolvimento de negócios do e-commerce. 

Sobre o TGroup

Ecossistema de soluções de tecnologia em toda a jornada de consumo no e-commerce, o TGroup foi criado em 2020 e hoje atende 720 empresas, entre elas Eletrolux, L'Oréal, Boticário, Nike, B2W e Via Varejo. Possui quatro unidades de negócio operando de ponta a ponta no e-commerce de forma integrada: 

Confi, app para consumidores realizarem compras online sem medo e plataforma para empresas que gera inteligência para venderem mais através da confiança; SocialSoul, elo de confiança entre marcas e consumidores através de seus consultores; Aftersale, plataforma de automação de operação para o pós-compra; e Neotrust, fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro.

 
FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços