Franquias compactas viram tendência e chegam a custar R$ 250 mil a menos que o modelo tradicional
Diferença foi constatada nos valores máximos do modelo expresso da Patroni, que custa entre R$ 150 mil a R$ 200 mil, e do modelo premium, de R$ 450 mil
11/03/2015
No modelo fit, a franquia da Seletti cai de R$400 mil para R$180 milO desaquecimento da economia e a demanda por opções mais baratas de investimento motivaram um grupo de franquias a lançar modelos mais baratos chamados de compactos, express, econômicos ou fit que chegam a custar até R$ 250 mil a menos que o modelo tradicional da marca na comparação dos valores máximos.
Os modelos compactos foram projetados para cidades de menor porte ou ainda com uma estrutura menor para operar em locais como faculdades e estações de metrô. Algumas redes também investem em modelos móveis ou quiosques. A Patroni, por exemplo, começa a vender o modelo "expresso" que tem três opções: loja de rua com até 30 metros quadrados, quiosque e food truck. O investimento exigido será entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Já o modelo classic é vendido por R$ 400 mil e o premium chega a R$ 450 mil.
A estratégia da Patroni envolve dois pontos de acordo com o presidente da rede, Rubens Augusto Junior. "Uma das motivações é a própria crise. O desaquecimento da economia nos levou a criar um modelo mais barato de negócio. O segundo é uma forma de dar uma opção aos interessados que não têm recursos para investir em uma Patroni convencional", explica.
Os novos modelos foram pensados para instalações em locais de grande fluxo de pessoas, como estações de metrô, rodoviária, centros da cidade e faculdade. O cardápio também será diferente das unidades convencionais e terá pizza em fatia, cachorro-quente, sanduíches, salgadinhos, café e sorvete. Do total de 95 unidades previstas para 2015, pelo menos 50 devem se enquadrar no novo modelo.
Confira as franquias que trabalham com o modelo compacto:
Patroni
Modelo convencional: R$ 400 mil a R$ 450 mil
Modelo Expresso: R$ 150 mil a R$ 200 mil
Diferença dos valores máximos: R$ 250 mil
* cardápio inclui pizza em fatia, cachorro-quente, sanduíches, salgadinhos, café e sorvete. Modelo para estações de metrô, rodoviária, centros da cidade e faculdade.
Seletti
Modelo convencional: R$ 400 mil
Modelo fit: R$ 180 mil
Diferença dos valores máximos: R$ 220 mil
* vende saladas, wraps, sucos, sobremesas. Modelo deve ser instalado em academias, supermercados, universidades, hospitais e centros comerciais.
Lig-Lig
Modelo padrão: R$ 280 mil a R$ 350 mil
Modelo compacto: R$ a partir de R$ 197 mil
Diferença: R$ 153 mil
* modelo compacto foi formatado para cidades com 100 mil a 250 mil habitantes. Unidade tem 80 metros quadrados. Na loja padrão, a área mínima é de 120 metros quadrados.
Mr. Beer - franquia especializada em cervejas especiais
Investimento inicial: a partir de R$ 144 mil (quiosque). R$ 158 mil (quiosque de 12m2) a R$ 256 mil para uma loja de até 80 metros quadrados
Investimento inicial para microfranquia: R$ a partir de R$ 79 mil
Empada Brasil
Modelo convencional de loja: a partir de R$ 160 mil
Modelo quiosque: a partir de R$ 85 mil
Diferença dos valores: R$ 75 mil
* serve o mesmo cardápio
Creps
Rede trabalha com diversos formatos
Loja de shopping (30 a 50m2): R$ 220 mil a R$350 mil
Loja de rua (50 a 150m2): R$250 mil a R$ 450 mil
Quiosque (12 a 24m2): R$ 120 mil a R$180 mil
Delivery: R$ 20 mil a R$ 60 mil
Eventos: R$ 20 mil a R$ 60 mil
Food truck: R$ 120 mil a R$ 240 mil
Moto food: R$ 40 mil a 80 mil
Mixirica
Modelo tradicional: R$ 261.500
Modelo express: R$ 190 mil a R$ 230 mil
Diferença com o valor máximo: R$ 31,5 mil