Nada pode derrubar o Food Service, nem mesmo as incertezas causadas pela Covid-19
Em meio a maior crise sanitária da história recente, surgem novos caminhos e não iremos abandonar o food service
12/03/2021
foto Unsplash - comerciante de rua atende cliente, ambos de mascaraVoltamos para acolher, compartilhar, somar e trocar informações de qualidade!
Em meio às incertezas e perdas causadas pela pandemia, e também às inúmeras oportunidades que surgem em períodos de crise, anunciamos com muita alegria, a volta da Food Magazine, um veículo que sempre ofereceu conteúdo de qualidade para o Food Service e que chega para somar forças com o setor.
"Verás que um filho teu não foge à luta..."
Nosso propósito continua sendo o diálogo com o mercado, criando oportunidades, mostrando os caminhos, novidades, tendências e sobretudo, auxiliando o crescimento do setor em todas as suas frentes: indústria, distribuidores, transformadores, fornecedores, atacadistas e operadores, com o intuito de contribuir para o crescimento e prosperidade do food service no Brasil e no mundo, reunindo tudo em um só lugar lugar.
E como acabamos de chegar, vamos de dados e tendências!
Como anda o cenário de bares e restaurantes para 2021
O ano passado foi muito desafiador para toda a economia mundial, mas nenhum outro setor foi tão afetado pela pandemia como o do food service. Muitos bares e restaurantes foram obrigados a fechar suas portas e acabaram não se recuperando.
E as restrições continuam, com a falta da vacina para todos, a saturação do sistema de saúde e a economia girando a passos lentos, estamos longe de vencer o nosso maior inimigo da atualidade, o Covid-19, o que torna todo o cenário brasileiro ainda mais assustador.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 300 mil bares e restaurantes fecharam as portas desde o início da reclusão social, em março de 2020.
Só no estado de São Paulo, 50.000 estabelecimentos já fecharam desde o começo da pandemia e conforme a ANR (Associação Nacional de Restaurante) mais de 84.000 pessoas já perderam seus empregos.
Os estabelecimentos que sobreviveram, na maior parte dos casos, foi pela adaptação do negócio para o delivery ou até mesmo o take-out - e ainda assim, os que ainda não estão adaptados para os novos formatos e os que já se adaptaram estão vivendo na corda bamba, entre comprar, abastecer, abrir e fechar em horários reduzidos e demais restrições que desfavorecem o giro sustentável do mercado como um todo.
As novas oportunidades para o setor em 2021
Em tempos de crise não podemos comentar que existem alternativas para bares, restaurantes e o mercado como um todo, o que pode movimentar a cadeia e contribuir para não haver perdas ainda maiores.
Fornecedores estão buscando meios de acolher os donos de bares e restaurantes, mexendo em prazos, alterando a distribuição com regras menos restritivas de dias e horários e na quantidade de produtos para entregar, entre outras alternativas.
Além disso, surgiram novos formatos que estão movimentando as receitas como o delivery, take-out, hubs de alimentação, como por exemplo, com temáticas veganas, sustentáveis, entre outros novos formatos dos mais diversificados possíveis.
Em questão de produtos também surgiram oportunidades, um bom exemplo é o mercado de plant-based, que são alimentos à base de plantas, onde existe grande preocupação com relação à origem das matérias-primas. E inclusive, grandes indústrias de carnes entraram nessa onda para oferecer alternativas para aqueles ávidos consumidores que não se alimentam de produtos de origem animal.
Como pode ver, tem muita oportunidade e a partir de agora você poderá contar conosco para trazer as histórias mais relevantes e que movimentam o food service!
Foi dada a largada definitiva para uma nova era de conteúdo e networking, contribua com o mercado, interaja com a gente, mande dicas, sugestões de pauta, releases, estudos, relatos, faça questionamentos, comunique sobre as novidades do seu negócio, nós queremos dar voz, de verdade, a todos os profissionais que fazem o Food Service acontecer, do pequeno ao grande negócio.
Vamos juntos nessa? Pode parecer clichê, mas o mercado de food service sempre foi pautado por muita informação e sobretudo, na união de pessoas que lutam para fazê-lo acontecer e não será diferente desta vez!
Ufa, chegamos! Pode contar! E vem com a gente :D