Mestres do chocolate disputam prêmio em Paris

O chef Diego Lozano representará o Brasil em final do World Chocolate Masters

26/10/2015

Mestres do chocolate disputam prêmio em Paris

O World Chocolate Masters – principal concurso de chocolate do mundo - tem um confeiteiro brasileiro disputando a final em Paris este ano, de 28 a 30 de outubro. O chef paulista Diego Lozano vai competir com outros 19 profissionais de diferentes países, executando receitas autorais a partir do tema “Inspiração da Natureza”. Lozano está se preparando há mais de um ano, quando conquistou o título de “Brazilian Chocolate Master” na etapa nacional realizada pela primeira vez na Chocolate Academy, em São Paulo, em outubro de 2014.

Ao longo de três dias, os finalistas terão que apresentar receitas inovadoras com alto rigor técnico nas categorias “Bombons Moldados”, “Tortas do Dia” – com ingredientes frescos, “Chocolate to go” – que sugere a criação de um lanche, tipo snack de chocolate, além da “Escultura de Chocolate” e o “Save the Nature” - projetos desenvolvidos a partir de uma gaiola cedida pela organização do evento. O júri avalia a interpretação do tema, imaginação e habilidade técnica de cada um dos concorrentes, e, sobretudo, que ressaltem a versatilidade e riqueza do chocolate. 

Para fazer bonito na competição, Diego Lozano mobilizou uma equipe de artista plástico,  confeiteiros e chocolatiers para ajuda-lo. Ele testou suas criações mais de 70 vezes, utilizando cerca de uma tonelada de chocolate, além de investimento em moldes, matéria prima e treinamentos. O chef confia na força de ingredientes e criatividade brasileiros para alcançar o prêmio máximo.

O campeonato começa nos dias 28 e 29. Ao fim do segundo dia, os dez melhores colocados serão anunciados para disputar a grande final no dia 30.

 

 

Diogo Lozano e uma de suas esculturas de chocolate

 

 

 

Expertise em chocolate

Organizadora do concurso mais relevante do setor no mundo, a francesa Cacao Barry® encanta os apaixonados por chocolate gourmet desde 1842 com receitas exclusivas desenvolvidas a partir de cacau de alta qualidade de diferentes países de origem. A empresa faz parte do grupo Barry Callebaut – líder mundial na produção de cacau e produtos de chocolate de alta qualidade.

Com sede em Zurich, na Suíça, a Barry Callebaut contabiliza vendas anuais de mais de 4,8 bilhões de euros/6,5 bilhões de dólares no ano fiscal de 2013/14, distribuídas em 34 países, com 52 fábricas e cerca de 9.000 funcionários. A empresa atende todo o setor alimentício, desde produtores industriais, varejistas e usuários profissionais de chocolate (como os chocolateiros, chefs de cozinha ou padeiros), com suas marcas globais Callebaut® e Cacao Barry® e Carma®. Além disso, promove iniciativas de sustentabilidade e pesquisa junto a organizações de produtores de cacau. 

 

 

 

Chocolate Academy

A escola está presente em outros 19 países onde a multinacional suíça Barry Callebaut atua. A unidade brasileira ocupa praticamente um andar inteiro da sede Barry Callebaut na Avenida Paulista, em uma estrutura de 473 m², composta por uma cozinha profissional de ponta, com bancadas de mármore para temperagem do chocolate, além de todo o equipamento e utensílios presentes nas melhores escolas internacionais. As turmas práticas têm, no máximo, 12 alunos. Já as teóricas podem ter até 32 participantes. O espaço oferece também um auditório, vestiário e um café, onde são servidas refeições para os alunos que participarem de cursos intensivos.
 

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços