McDonald’s tenta mudar para conquistar geração Y

Rede de fast food se reinventa para consquistar clientes entre 20 e 30 anos

29/12/2014

McDonald’s tenta mudar para conquistar geração Y

Os jovens já não são mais os mesmos. Assim como o McDonald's. E eles já não amam tanto tudo isso. Nos últimos anos, a rede de fast food americana enfrenta queda nas vendas e receita. No último mês, por exemplo, reportou queda de 2,2% nas vendas globais em relação a novembro passado.

 

Agora, ela tentar mudar sua imagem e estratégia para atrair a geração Y, chamada também de 'millennials'. São os jovens nascidos depois de 1980 até o começo dos anos 1990. Todos, hoje, na casa dos 20 e 30 anos. Uma geração que cresceu com os avanços tecnológicos e a internet.

 

Essa geração já não é mais atraída pela imagem de fast food. Está muita mais conectada às ideias de comidas frescas, alimentação saudável, orgânicos etc. Outro problema: enquanto o McDonald's se prende a opções fixas no menu, outras redes americanas em ascensão como Chipotle, Five Guys e Panera Bread oferecem opções customizadas e mais saudáveis.

 

Segundo o Technomic, o número de jovens entre 19 e 21 anos que visitam o McDonald's mensalmente caiu 13% desde 2011. Já a visita frequente daqueles entre 22 e 37 anos estagnou. Ou seja, os clientes fieis estão envelhecendo; os novos não são fisgados.

Em uma recente pesquisa com os millennials nos EUA, o YouGov BrandIndex listou as cadeias de restaurantes que eles mais gostam. As cinco mais citadas foram: Jimmy John's, Chiplote, Chick-fil-A, Whataburger e Subway. O McDonald's apareceu só na 15ª colocação. Outras redes tradicionais de fast food também ficaram mal na lista, como Burger King (14º) e KFC (12º).


Mudanças


Nos Estados Unidos, a empresa buscou diversas agências de publicidade procurando por uma "grande ideia". A ideia principal é apelar para a filantropia. A rede quer engajar a geração Y em projetos de caridade. É sabido que essa geração é mais engajada e ligada a projetos sociais e de filantropia.

 

É importante para a rede, também mudar a percepção de marca: ligar o nome do McDonald's ao conceito de empresa cidadã e responsável. Em relação ao menu, diversas mudanças também já foram colocadas em prática ou ainda estão por vir.

 

Maçãs, saladas, cenouras. Gastaram, por exemplo, dois anos em pesquisa para criar o McWrap, em uma tentativa de competir com o Subway. Outra ação foi criar, em algumas unidades, um "build-your-own-burger", apelando para as tendências de customização e self-service de outras lanchonetes.

 

A empresa anunciou que iria cortar, a partir de janeiro, diversos itens do menu, em uma tentativa de simplificar as opções e diminuir o tempo de atendimento. Nos últimos sete anos, os itens no menu saltaram de 85 para 121, aumento de 42,4%.

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