Ideias de ações estratégicas para pizzarias

Atitudes criativas podem conquistar novos clientes e fidelizar os já conquistados

08/12/2014

Ideias de ações estratégicas para pizzarias

O mercado da alimentação é um dos últimos a sofrer com movimentos da economia. E o de pizzarias é um dos negócios mais bem cotados do mercado atualmente, além da pizza ser um produto que não sofre com a sazonalidade.

 

Existem vários tipos de pizzaria apresentados hoje pelo mercado, das tradicionais, com um grande salão, com mesas, cadeiras e garçons, à ambientes diferenciados, com uma arquitetura requintada e decoração rebuscada. Há também as pizzarias a la carte, com um cardápio super variado, as que oferecem rodízios e as delivery.

 

Seja qual for o tipo de pizzaria que você tenha, ou trabalha, pensar em alguns pontos de posicionamento de mercado é de extrema importância para se conquistar clientes e fidelizar o público pelo coração e pelo paladar.

 

1-O primeiro ponto é o trabalho da marca. O conceito que a empresa apresenta, a definição do universo da marca, a construção da linguagem empresarial e os pontos de comunicação direta com seus clientes.

 

2-Com isso bem definido, e o universo da marca com seu conceito elaborado, uma ideia que casa de forma impactante é a criação personagens para o universo da marca. Além de ilustrar não só a decoração da casa, o cardápio e a comunicação de modo geral, traduz o universo do sabor, a identificação familiar e a conquista da atenção do público de modo geral. Quando a pizzaria trabalha com personagens animados, com personagens de desenhos próprios, montando a sua turma, ela ganha as crianças de "0" a 100 anos de idade.

 

3-O cardápio é um dos principais pontos, e o mais forte instrumento de comunicação da pizzaria. É uma peça que deve ser trabalhada com identidade e diferenciais claros, como o batismo de cada pizza. Para cada sabor um nome diferente das praticadas tradicionalmente no mercado local. Com isso, a sua pizzaria, ganha um aspecto de individualidade, criatividade, sofisticação e de identidade marcante. Sem falar que, com isso, cria- se uma identidade para cada produto, fazendo de cada pizza um produto de desejo. E, para isso, a comunicação visual é uma forte arma.

 

4-Um outro ponto é a definição clara e bem explicada nas principais peças de comunicação do seguinte conceito: "Por que a minha pizza é a mais gostosa do mercado?" Aqui, a criatividade da cozinha soma com o apelo publicitário para a conquista da atenção do consumidor seja na diferenciação da seleção dos produtos seja em um cardápio variado e diferenciado em relação a concorrência seja na premiação pela preferencia de compra seja pelo ambiente seja por todos esses fatores em conjunto. Contudo, traduzir que a sua pizza é a mais gostosa é de suma importância para a conquista da preferência.

 

5-Outro elemento que é pouco trabalhado nas pizzarias, mas que deveria ser pensado com mais propriedade para agregar mais valor e chamar atenção dos clientes, é a promoção do mês. Ações mensais, onde um produto do cardápio entra em destaque com um preço ou uma condição ou uma ação "casadinha" especial. Apesar das pizzarias não sofrerem com sazonalidade por se tratar de um produto de gosto popular e de forte aproximação das pessoas, é um alimento do universo do entretenimento. As pessoas comem se divertindo. A criação de mini campanhas sazonais casando temas, produto e preço dará um movimento diferente à casa.

 

6-Agora, para esse tipo de pensamento estratégico, vale a criação e manutenção de um bom web site, divertido, dinâmico, interativo, onde os clientes possam se identificar com a casa de forma pessoal. Onde a atração dos produtos pelo sabor tenha um forte impacto visual, em site simples e de fácil navegação e com uma boa estratégia linkada nas redes de relacionamento. Isso trará um grande movimento para a casa, dará uma forte turbina nas vendas delivery e conquistará um espaço na mente do seu consumidor. Lembrando sempre que, produtos de alimentação, todo mundo come primeiro com os olhos. O que se vê motiva o coração e o estômago. Com isso motivado, o bolso se torna mais um aliado do que um fator complicador.

 

7-Parcerias com academias, casando sabor e saúde, cursos de línguas, cinemas, entre outras, para oferecer um “plus”, se trabalhado de forma orquestrada e dentro de um plano de ações de marketing estratégico, trará um grande fator de sucesso para a sua pizzaria. (Fonte: Fábio Mesquita Torres, publicitário da Grão Novo, em administradores.com.br)

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