De olho no Food Service
A Ajinomoto do Brasil aposta no segmento de alimentação fora do lar através de sua divisão de food service, que tem crescido acima da média do mercado nos últimos seis anos. Em 2014, a empresa pretende incrementar as vendas em 35%
19/06/2014
A Ajinomoto do Brasil possui quatro unidades fabris localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital paulistaAmultinacional japonesa com sede em Tóquio está presente no Brasil desde 1956. A Ajinomoto do Brasil atua nas indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. No setor de alimentos, além da linha de produtos voltados ao varejo, a empresa também atua no segmento food service.
“A Ajinomoto sempre ofereceu produtos para o food service, até então chamado por muitos de ‘mercado institucional’. Percebendo oportunidades no setor e lacunas não atendidas, nos organizamos em uma estrutura exclusiva e dedicada a partir de 2006. Desde então, o negócio não parou de crescer”, conta Eduardo Bonelli, gerente de marketing Food Service da Ajinomoto do Brasil.
Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital paulista, a Ajinomoto do Brasil emprega cerca de três mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como externo. No mundo, opera em 26 países, possui 107 fábricas e aproximadamente 28 mil funcionários.
Em 2013, a Ajinomoto do Brasil obteve faturamento de R$ 1,7 bilhão no ano fiscal. A porção referente à divisão de food service não é divulgada pela empresa ‘por serem informações estratégicas’. “A Ajinomoto Food Service tem crescido muito acima do mercado nos últimos seis anos, fruto de um trabalho integrado junto aos nossos distribuidores. Estes resultados nos mostram uma perspectiva ainda mais positiva para o futuro. Em 2014, pretendemos incrementar as vendas em cerca de 35%”, revela Bonelli.
Mercado é dinâmico e exige habilidade
O mercado de alimentação fora do lar vem acompanhando o crescimento da economia. O gerente de marketing Food Service da Ajinomoto do Brasil afirma que “todas as empresas já olham para o mercado food service com atenção e a alimentação fora do lar deixou de ser ‘mais uma opção’ e se tornou uma necessidade”. Porém, o executivo alerta que este é um mercado em constante transformação, que precisa de pensamento e visão de futuro, pois sua velocidade é diferente do varejo e sua dinâmica exige muita habilidade dos profissionais que estão envolvidos.
“O aumento do poder aquisitivo da população sem dúvida colabora para o crescimento do food service, mas em contrapartida, a profissionalização e características tributário-fiscais do nosso país são fatores que dificultam o dia a dia dos nossos clientes. Temos cenários muito positivos para o futuro, todavia somente aqueles que estiverem preparados e oferecerem um serviço de qualidade continuarão fazendo parte do crescimento deste mercado”, avalia Eduardo Bonelli. “A profissionalização do segmento ganha cada vez mais espaço. Desta forma, novas oportunidades e exigências fazem com que tenhamos um horizonte positivo para o futuro”, acrescenta.
Foco no atendimento
A Ajinomoto do Brasil conta com uma rede de distribuição exclusiva com mais de 70 distribuidores em todo território nacional, o que a faz chegar com muita força e abrangência em todos os segmentos do food service.
A empresa aplica cursos para profissionais da área. Além de ter a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes, oferece soluções e alternativas diferentes para aumentar a rentabilidade e qualidade do estabelecimento.
Os vendedores também recebem atenção especial. “Apostamos no treinamento da equipe de vendas, de forma que nossos profissionais sejam capacitados a superar a expectativa dos nossos clientes. Observamos todos os segmentos onde exista operação de food service como potenciais, oferecendo o atendimento de acordo com sua necessidade e características de operação”, afirma Bonelli.
Concepção dos produtos
Todos os produtos que a Ajinomoto Food Service lança nascem a partir de necessidades identificadas junto aos clientes, que depois de serem amadurecidas geram um produto concebido de forma clara e concisa. A empresa ainda disponibiliza um serviço técnico para que os clientes obtenham sempre resultados superiores.
A missão da Ajinomoto nas diversas operações no mundo é oferecer produtos sempre com a melhor tecnologia e qualidade, a fim de garantir aos operadores alto desempenho de sabor nas suas principais aplicações, por meio de temperos, molhos, realçadores de sabor, azeites e diversos produtos culinários.
O objetivo é encontrar as melhores soluções para os operadores, tanto em qualidade como em facilidade e economia. Entretanto, o executivo sinaliza que a perda da qualidade em detrimento da redução de gastos pode ser uma armadilha. “Produtos que cortam etapas na cozinha, reduzem perdas e oferecem ótimo rendimento são as grandes promessas de muitas empresas, porém, se não houver uma grande contribuição em qualidade, torna-se uma promessa vazia, com a qual tanto clientes como indústria perdem.”
Neste ano, foram lançados três novos produtos. Um deles é o Molho Shoyu SATIS!™ Profissional, disponível em garrafas de 870 ml, galões de 5 e 20 L, na opção tradicional, e em galão de 20 L na versão light. Outro produto é o Tempero Sazón® vermelho em embalagem menor, de 450g, que visa atender à demanda de operadores que preparam poucas refeições por dia. A empresa ainda criou o Azeite Extravirgem Terrano™ em nova embalagem de 250 ml, que também busca atender à demanda de estabelecimentos que preferem embalagens menores e de fácil manuseio para as mesas.
Os investimentos em lançamentos cresceram significativamente quando comparados a 2013. O planejamento da Ajinomoto, de acordo com Bonelli, é aumentar os investimentos para os próximos anos, a fim de incrementar as vendas e atingir a meta de 35%.