Balanço: ABF Franchising Expo 2017 aponta caminhos para o crescimento do setor
Em 4 dias, feira reuniu 65 mil visitantes e 400 marcas expositoras do Brasil e do exterior
26/06/2017
Em 4 dias, feira reuniu 65 mil visitantes e 400 marcas expositoras do Brasil e do exteriorPrincipal vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 9,4% no primeiro trimestre, a 26ª ABF Franchising Expo mostrou a face de um Brasil pouco evidente nos últimos meses: empreendedores que acreditam no País e estão dispostos a investir, gerar empregos e renda nos mais variados setores da economia. Essa disposição foi verificada tanto entre as marcas expositoras da feira, como entre os visitantes, que demonstraram conhecimentos elementares do sistema, interesse direcionado para determinados segmentos ou marcas e, acima de tudo, disposição em abrir e/ou desenvolver novos negócios. Esse interesse se refletiu nos números da feira: 65 mil visitantes, cerca de 3 mil participantes em palestras na Arena do Conhecimento, 2 mil congressistas na ABF Franchising Week. Muitos expositores relataram a organização grande volume e qualidade dos contatos realizados, o que tende a se traduzir em novos franqueados para o sistema nos próximos meses.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “a edição deste ano é mais um sinal de que o franchising brasileiro esboça uma reação e os caminhos estão lançados: busca incessante por eficiência, gestão próxima e ativa, inovações e o oferecimento de experiências únicas aos consumidores finais. Na feira, pudemos ver vários exemplos em termos de soluções tecnológicas, modelos de negócio, produtos, serviços e nichos de mercado. É o franchising se reinventando para a próxima curva de crescimento econômico que tem tudo para se concretizar quando os agentes econômicos recuperarem sua confiança”.
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor. Destaque para a presença significativa de novos expositores (84 no total), grande diversidade de segmentos (além dos tradicionais Alimentação, Saúde e Beleza, Educação, novos nichos como marketing sensorial, recreação infantil, cuticularia, tiro ao alvo, culinárias étnicas, ensino digital de crianças e adolescentes, etc.) e novos formatos (trailers, containers, venda direta, venda online, etc.). Franquias com investimento inicial mais baixo ou em formatos mais compactos ou light também atraíram grande atenção.
Os novos espaços da feira tiveram um papel importante na geração de negócios e oportunidades. A Arena do Conhecimento, que trouxe palestra sobre conceitos importantes do mercado de franquias, recebeu mais de 3 mil pessoas. “Eu já visitei a feira há alguns anos e este ano achei muito interessante a ideia de criar a Arena do Conhecimento. Eu assisti duas palestras: Seleção de Franqueados e Como Escolher uma Franquia, e, por ter um tempo de duração bem rápido, eles conseguiram compartilhar com os participantes os principais aspectos para escolher uma franquia corretamente e me fez ampliar os horizontes para qual ramo escolher”, afirmou o candidato a franqueado Rafael Nogueira Dias.
Outra novidade foi o Smart Mall, com soluções tecnológicas inovadoras para o varejo e as franquias. Para Henrique Neto, gerente de expansão das Óticas Carol – uma das expositoras do espaço –“apresentamos algumas novidades tecnológicas que impressionaram bastante o público que nos visitou durante esses quatro dias de evento. Dentre esses equipamentos estavam: espelho interativo, vitrine inteligente, mapa interativo, contagem de fluxo e inventário inteligente, e muitas pessoas que nos procuraram vieram por conta das novas tecnologias e também por conta da franquia”. Já o sócio-diretor da Odontoclinic, Lucas Romi, disse que “no Smart Mall, a marca apresentou novas tecnologias para a gestão do negócio, como o novo modelo de aparelho odontológico, que elimina a modelagem e a colagem manual, pela colagem indireta de braquets e reduz 25% o tempo de tratamento pelo mesmo valor final. Depois de algum tempo fora da feira, retornamos em 2017 e percebemos que neste ano houve uma qualificação do público com boas possibilidades de negócios”.
Já ABF Franchising Week reuniu ao longo de uma semana mais de 2 mil pessoas pata debater temas variados como o mercado de Alimentação Fora do Lar (Food Service), boas práticas na expansão de redes, a presença e liderança da mulher no mercado de franquias, multifranqueados, franquias educacionais, metodologias de gestão e atualizações no campo jurídico. Este ano, pela primeira, fez a semana do franchising realizou também ações fora do Expo Center Norte voltadas a universitários e empreendedores distantes do centro da cidade, levando o evento para novos públicos.