5 pontos para preparar sua empresa para o futuro

Já imaginou como seria saber de antemão o que vai acontecer no mercado daqui 2 anos?

22/08/2016

5 pontos para preparar sua empresa para o futuro

A WGSN é uma das maiores autoridades em previsão de tendências do mundo. Já imaginou como seria saber de antemão o que vai acontecer no mercado daqui 2 anos? Com o avanço da tecnologia e análise de dados, essa realidade está ficando cada vez mais próxima e apurada.

Na verdade, o assunto é tão relevante que foi o tema do nosso bate um papo com Paul Coxhill, CMO da WGSN. Muitos pontos foram levantados durante a conversa, mas alguns se destacaram:

 

1. As tendências que ditam as regras do mercado

Muitos empreendedores focam grande parte da sua energia em criar produtos inovadores, mas isso é apenas metade do caminho para o sucesso. O futuro do seu negócio está nas mãos dos seus colaboradores, são eles que vão ditar seu sucesso ou fracasso. Segundo nossa pesquisa que mapeia os desafios dos empreendedores, a gestão de pessoas é o que mais dói nas empresas.

Não é para menos que uma das maiores tendências do futuro esteja ligada ao modo como as organizações lidam com seus colaboradores. Já parou para pensar no quanto a entrada da geração Y no mercado de trabalho mudou a visão de muitas empresas sobre a gestão de pessoas? Se essa geração já gerou muitas dores de cabeça, a geração Z vai trazer uma onda totalmente diferente de gestão e as empresas precisam estar preparadas.

Diferentemente do que acontecia alguns anos atrás, a busca pela estabilidade financeira dos funcionários deu lugar à procura de um ambiente de trabalho com valores e propósitos claros. As formas de remuneração mais tradicionais e promoções já não são diferenciais, o que realmente atrai os chamados “millenials” são desafios e uma sede enorme de aprendizado. O futuro será moldado a partir dessas mudanças.

 

2. Como entregar o que o consumidor espera
É clichê, mas as melhores soluções são criadas quando o foco está no cliente e no mercado em que ele está inserido. Aqui não estamos falando apenas de análise de dados, mas sim de pegar o telefone e ligar para seus consumidores e entender a visão deles sobre seu produto ou serviço. Por maior que seja a sua empresa, é importante sempre ter uma pessoa ou área dedicada ao atendimento do cliente.

E, claro, não podemos esquecer que essas soluções variam de lugar para lugar. Não necessariamente um produto que deu muito certo no Brasil vai ter o mesmo sucesso nos Estados Unidos. Na verdade, essa percepção muda até mesmo de cidade para cidade, quantas vezes você já não ouviu o famoso embate “biscoito ou bolacha” entre paulistas e cariocas?

 

3. Como a IBM e a Google estão se preparando para as tendências do futuro
Não é nenhuma surpresa que as tendências do mercado estejam ligadas ao meio ambiente e ao que acontece no mundo, mas a questão aqui é outra: como as grandes empresas estão se preparando para o futuro?

A aparição do Instagram e Snapchat já fizeram com que algumas organizações quebrassem a cabeça tentando achar o modo certo de utilizar essas novas plataformas, mas agora o desafio está ainda maior. Os avanços da tecnologia estão disponibilizando, quase que diariamente, novas formas de interação do usuário com a marca, aumentando a importância de um bom atendimento.

A IBM e a Google estão apostando suas fichas em uma nova forma de tecnologia, a inteligência artificial. Mais do que entregar valor para a própria empresa, esse tipo de investimento também está sendo pensando com foco no cliente, visando melhorar seu atendimento e experiência com a marca. Claro, essa jornada ainda está nos seus primeiros passos, mas demonstra a preocupação dessas empresas em transformar essas tendências em um produto ou serviço que seja relevante para seu cliente.

O Facebook, por exemplo, está desenvolvendo um projeto chamado “Box”, no qual as marcas poderiam atender pedidos de clientes apenas por emojis. Ou seja, se você quisesse pedir uma pizza, bastaria enviar uma mensagem com um emoji para o perfil do restaurante que o pedido já seria efetuado.

 

4. Interpretando seus clientes: um mapa para o sucesso

Lembra que falamos sobre entender seu cliente? Mais uma vez estamos aqui reforçando a importância desse relacionamento. Muitas empresas jogam fora os feedbacks que seus consumidores dão sobre um determinado produto ou serviço. Isso é um erro muito grave. Mais do que entender como seu cliente se sente em relação ao que sua empresa oferece, você deve entender como ele vê seu negócio como um todo.

Às vezes, seus clientes têm uma solução para algum desafio que você nem mesmo tinha percebido. São eles que estão do outro lado e sabem, melhor do que qualquer pessoa, quais pontos devem ser melhorados e quais oportunidades sua empresa pode estar desperdiçando. Na verdade, se você der uma chance, existe uma grande possibilidade da sua empresa aprender quais desafios aquele cliente está enfrentando e adaptar suas soluções para ajudá-lo.

 

5. Inovação e foco devem andar juntos

A natureza dos empreendedores está ligada a inovação. Eles são aquelas pessoas que colocam a mão na massa e fazem a mudança acontecer. Existe um grande debate sobre como transmitir esse espírito para toda a organização essa cultura da inovação. Algumas optam por ter uma área que foque somente nisso, outras argumentam que ter uma área voltada para isso faz com que outros colaboradores não se sintam parte do processo e, por isso, não colaborem com ideias inovadoras.

Independentemente de ter ou não uma área, o maior desafio dos empreendedores está em como entregar soluções inovadoras para o mercado. Muitos negócios colocam os pés pelas mãos ao gastarem grande parte do seu caixa em produtos e serviços que vão revolucionar o mercado, mas que demoram mais tempo que o esperado para serem concluídos.

Essa gap entre o insight e a entrega do que foi pensando é uma dor recorrente para muitos empreendedores. Sempre vão existir muitas ideias, mas a melhor solução é priorizar quais serão feitas pela sua relevância para o negócio. Por isso, nunca se esqueça: foco e inovação devem andar sempre junto.

Saber as tendências do futuro, como as grandes empresas estão se preparando para isso e como inovar é um prato cheio. Se você quiser conferir cada assunto de forma mais aprofundada, não deixe de conferir a série completa com o Paul neste link ou clicando no play aqui embaixo. E, claro, não pense que esses pontos se aplicam apenas para grandes empresas, tudo isso pode ser adaptado para qualquer empreendimento. Vai que dá!

Fonte: PEGN

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços