4 tendências para o food service em 2021 que você precisa conhecer
Saiba como promover melhorias para quem tem restaurantes, bares e negócios locais
07/04/2021
Por Mariana Leão
Muitos empreendedores conhecem bem o seu mercado, mas nem todos sabem o que fazer. Por isso, mais do que nunca e principalmente em momentos de crise, é muito importante buscar informações para poder se amparar, se antecipar e até mesmo tentar beneficiar o seu estabelecimento.
Vamos aos impactos para o mercado devido à pandemia.
Impactos de 2020 no mercado Food Service
Antes de mapear as tendências do mercado Food Service em 2021, é interessante analisar os resultados do ano de 2020 e as consequências acarretadas pela crise do COVID-19.
Infelizmente, 2020 foi um ano repleto de desafios para estabelecimentos de Food Service no Brasil. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), cerca de 50 mil estabelecimentos fecharam as portas definitivamente no estado de São Paulo.
Em contrapartida, os estabelecimentos que conseguiram passar por essa fase, tiveram que inovar e lutar para se adaptar rapidamente à nova realidade. Sendo assim, é necessário estar por dentro das tendências de 2021, afinal, ter esse conhecimento será essencial para mapear as novas estratégias, voltar a crescer e se destacar no mercado.
1. Recuperação do Mercado
Além da diminuição do poder de consumo da população, as pessoas ainda têm medo de ir às ruas por causa do vírus da Covid-19. Ademais, as limitações de horários para a abertura dos estabelecimentos impostas pelo governo também fazem com que o setor tenha dificuldades para retomar o crescimento.
De acordo com informações da Associação Brasileia da Indústria de Alimentos (ABIA), junta ao IBGE e projeções da consultoria Food Consulting, o mercado Food Service tende a atingir um crescimento de 22% a 25% em 2021. Porém, o cenário de retomada será lento, irregular e incerto, tendo em vista que dependerá da taxa de imunização do Covid-19.
Mesmo assim, a projeção será de crescimento e recuperação. Até porque muitos destes ganhos devem ocorrer por conta da menor competição do mercado, já que pelo menos 25% dos operadores fecharam as portas em 2020. Quem conseguir se manter, conseguirá mais clientes que querem voltar a consumir, mesmo que com uma renda menor.
2. Novos Hábitos no Consumo Brasileiro
Mesmo antes da crise do coronavírus, a preferência por produtos saudáveis já crescia entre os consumidores. Para intensificar esse consumo, a pandemia mostrou a importância de colocar a saúde em primeiro lugar, sendo assim, os benefícios de uma alimentação saudável voltaram a ser um assunto comum.
Além disso, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Vegetariana, o Brasil contabiliza hoje 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos. Desse modo, atingir esse público é uma necessidade de bares, lanchonetes e restaurantes, que visam grande lucro com a demanda vindo dessa parcela da população.
Não somente em relação à diminuição de produtos de origem animal, entende-se que a demanda por produtos saudáveis deve continuar crescendo cada vez mais. A geração Z, que vêm adquirindo cada vez mais poder econômico, é a principal no nicho de comida saudável. Desse modo, a busca por alimentos funcionais que forneçam benefícios que possam reduzir o risco de doenças ou promovam uma boa saúde está crescendo.
3. Delivery Consolidado
Outra das consequências de 2020 é que o delivery veio para ficar definitivamente. O isolamento social exigiu que os consumidores procurassem outra forma de comer fora, o que fez os estabelecimentos adotarem esse novo sistema. Algumas das projeções da Food
Consulting mostram que 45% dos operadores adotaram a entrega em domicílio durante a pandemia e vão incorporá-la de vez aos seus negócios
Se engana quem pensa que somente os restaurantes e bares implementaram o sistema delivery: mercados, mercearias e sacolões municipais também ingressaram em plataformas de serviços de delivery ou até consolidaram um sistema de entrega próprio. Apesar do serviço de entrega antes ser mais comum entre bares e restaurantes, agora se faz presente entre diversos outros segmentos varejistas, se tornando uma tendência.
Portanto, a pandemia de 2020 e o isolamento social contribuíram para mudança de hábitos da população, sendo alguns definitivos – afinal, a comodidade e economia de tempo e esforço de receber tudo em casa foi descoberta pelos consumidores. Dessa forma, estar por fora desse novo sistema de consumo é estar em desvantagem no mercado.
4.Digitalização e Automatização dos Processos
Já era fato, mesmo antes da crise do coronavírus, que a automatização dos pedidos estava se tornando cada vez mais frequente no mercado Food Service. Ainda assim, após a pandemia, houve 82% de aumento no e-commerce brasileiro, o que confirma ainda mais a tendência da conectividade e automatização na hora de consumir.
Além disso, a eficiência dos processos digitais vem trazendo diversos benefícios. É importante destacar que esses avanços trazem vantagens tanto para os consumidores quanto para os vendedores:
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Para os clientes, através de inteligência artificial, os avanços na digitalização reconhecem as características dos consumidores e sugerem recomendações de consumo. Além disso, há maior praticidade, economia de esforço e de tempo ao escolher produtos, detalhamentos de entrega e forma de pagamento.
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Para os estabelecimentos, possibilita a implementação de um atendimento automatizado e ágil, aumentando a satisfação de seus clientes. Ademais, a utilização de plataformas e aplicativos também pode permitir uma gestão cada vez mais inteligente do próprio negócio.
Dessa forma, como já citado a geração Z anteriormente, é interessante abordar mais uma informação dessa geração, a qual também tende a optar cada vez mais pelas compras online:
Fonte: Ecommercebrasil
Portanto, não ter visibilidade no meio digital e não ter os processos internos do seu negócio digitalizados também são desvantagens no mercado atual e no mercado futuro de Food Service.
Você já ouviu falar da NetFoods?
A Netfoods é uma Startup com foco no mercado Food Service. É uma solução digital inovadora que conecta o processo de compras entre fornecedores e operadores de maneira simples e ágil. Ela foi desenvolvida com o objetivo de otimizar e facilitar a rotina de compras dos empreendedores.
Como dito anteriormente no texto, não digitalizar os processos do seu estabelecimento pode te atrasar em relação aos concorrentes. Ainda mais se seus processos de compras envolvem atraso de pedidos de fornecedores ou espera de horas em atacadistas com falha na missão de encontrar os produtos desejados em um só lugar.
Dessa forma, o objetivo da NetFoods é o sucesso da sua empresa no digital. Por isso, a plataforma é uma das poucas 100% gratuita para operadores, ou seja, uma forma sem custo de otimizar os processos de compras e de estar por dentro das tendências do mercado de Food Service.
Para melhor entendimento sobre a plataforma ou para realizar seu cadastro, você pode acessar www.netfoods.com ou entrar em contato via WhatsApp clicando aqui.