Movimento Compre do Pequeno beneficia as micro e pequenas empresas
Movimento do Sebrae busca incentivar a compra das pequenas empresas e beneficiar a sociedade como um todo. Saiba como participar
06/10/2015
As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que teve seu ponto dia 5 de outubro.
O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) traz todas as informações necessárias para participar.
Hoje já são mais de 178 mil empresas cadastradas na página da internet.
A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
Os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).
O Movimento Compre do Pequeno Negócio teve o 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas.
Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Sebrae realizou uma semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados.
Já são 6.915 apoiadores (entidades, associações, empresas) que fazem parte do Movimento.
A ideia é que os empresários se cadastrem e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio.
Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras.
No endereço on line, estão disponíveis para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante.
Também está disponível um gerador de campanha digital em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais.
Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.
O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados.
Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do Movimento para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras.
Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
No site, o internauta também pode acessar e ver a atualização das redes sociais do Movimento (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).
Alimentação Fora do Lar
Pensando na importância desse setor para a economia, o Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criaram o Prato Compre do Pequeno, uma ação do Movimento que estará presente em estabelecimentos da capital fluminense, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Manaus, até o dia 9 de outubro.
Nesse período, cada restaurante escolherá um prato de seu cardápio e oferecerá ao público com descontos de até 20%.
O restaurante também poderá oferecer uma bebida ou sobremesa de cortesia.
Os participantes estarão sinalizados com adesivos e jogos americanos do Movimento Compre do Pequeno Negócio.
A lista dos restaurantes pode ser encontrada no site Compre do Pequeno ou no endereço www.abrasel.com.br