Pesquisa inédita mostra pequenos empresários com dificuldade para encontrar cliente e dinheiro
Falta de preparação se traduz em dificuldades para conseguir clientes e capital de giro, aponta levantamento do Sebrae
31/07/2014
Segundo pesquisa do Sebrae-SP, os principais problemas que os negócios enfrentam, no primeiro ano de atividades, são a dificuldade em formar uma carteira de clientes e a falta de capital de giro ou lucro.
“O primeiro ano é a prova de fogo. De certa forma, temos como capturar os próximos anos da empresa olhando para ele. Quanto mais dificuldades se encontra, mais visível fica a falta de planejamento”, afirma o coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, Marcelo Moreira.
A pesquisa do Sebrae-SP entrevistou 2008 empresários e microempreendedores individuais (MEI) registrados entre 2007 e 2011. No levantamento, 71% deles relataram dificuldades no primeiro ano. Desses, 22% tiveram obstáculos com a carteira de clientes e 14% sofreram com a falta de capital de giro ou lucro à disposição. Problemas de administração, burocracia e mão de obra ficaram em terceiro lugar no ranking.
Segundo Moreira, todos esses itens demonstram falta de planejamento prévio. “Se você abre um negócio antes de saber quem é o seu cliente, por onde ele circula, é bem capaz que erre a localização. A falta de capital de giro ou lucro, por outro lado, demonstra um problema de gestão e também de planejamento, porque você pode acabar abrindo um negócio antes de descobrir onde conseguirá esse capital de giro ou ainda acabar gastando todo o dinheiro de forma incorreta”.
Dicas
Planejamento é bom, mas não é tudo - gestão empresarial e comportamento empreendedor também são pontos de atenção.
1. Inove
Empresas que frequentemente aperfeiçoam produtos e serviços e estão em dia com as tecnologias tendem a sobreviver por mais tempo.
2. Custos
Calcule detalhadamente o custo dos produtos e procure fornecedores com qualidade e preço. Acompanhe rigorosamente receitas e despesas.
3. Diferencial
empresas que procuram diferenciar seus produtos têm mais sucesso que aquelas que tentam competir apenas por meio do menor preço.
4. Informe-se
Procure se antecipar aos fatos buscando informações. Conversar com clientes, bancos, fornecedores e governo aumenta suas chances.
5. Objetivos
Crie uma meta para definir onde você quer chegar. Faça um plano de ações definindo o passo a passo da operação que você administra.
6.Acredite
Quem se deu bem acredita na sua capacidade e sacrifica-se para atingir seus objetivos. Mas também prefere perseguir riscos moderados.
Fonte: Estadão PME