O sucesso de seu restaurante depende da sua lista de fornecedores
Ter à disposição várias opções de produtos e serviços e estar preparado para imprevistos e novidades é fundamental para o bom andamento de seu estabelecimento e satisfação do cliente com o resultado final
22/01/2015
O funcionamento de um restaurante demanda milhares de insumos, equipamentos e serviços, distribuídos em centenas de categorias. A escolha desses parceiros é complexa diante de tantos itens e opções que o mercado oferece atualmente, e, principalmente, manter essa lista de fornecedores atualizada diante da dinâmica do setor e das novidades que surgem a cada dia.
“Bons produtos são resultados de bons fornecedores, escolher seus insumos corretamente faz com que os restaurantes tenham um produto final de qualidade para os consumidores, e claro, quanto melhor ‘comprado’ em termos de custo, mais rentabilidade aquele gestor trará para seu negócio”, diz Marcio Blak, gestor do portal FoodTraders (foodtraders.com.br), que tem o objetivo de conectar estabelecimentos e fornecedores do mercado food service.
A decisão do melhor custo-benefício envolve questões como qualidade, preço e prazo, o que depende do momento de seu empreendimento e prioridades, e impacta diretamente na saúde financeira do negócio. Segundo Blak, em geral, é interessante ter pelo menos dois fornecedores para cada tipo de produto ou serviço, a fim de evitar contratempos. “Nunca sabemos o dia de amanha, pode ser que haja algum tipo de percalço e o objetivo de ter um fornecedor reserva é justamente não deixar a nossa operação na mão”.