IA na indústria da alimentação: empresas investem em tecnologia para levar melhor experiência ao consumidor

De acordo com a consultoria Mordor Intelligence, mercado global de IA para comidas e bebidas deve chegar US$ 35,4 bilhões, em 2028

30/10/2023

IA na indústria da alimentação: empresas investem em tecnologia para levar melhor experiência ao consumidor

O papel dos consumidores na indústria de alimentação nunca foi tão marcante e decisivo como nos tempos atuais. Essa é uma das principais conclusões do estudo “Future of Food”, realizado pela Backslash, central de inteligência da agência global TBWA. Ultra conectados, mais bem informados e exigentes, as pessoas estão ajudando a escrever o futuro da alimentação. Porém, além do lado humano, uma ferramenta surgiu para impactar nos rumos da história: a inteligência artificial.

O reforço da IA chega para enfrentar a urgência do presente e os desafios futuros por parte da indústria de alimentação. Com impactos em toda a cadeia produtiva, do campo à mesa, a ferramenta já vem influenciando no modo como nós produzimos comida e nos alimentamos. A seguir, conheça três marcas que utilizam a IA para conquistar feitos até então inimagináveis:

A Revolução da NotCo: Inteligência Artificial Transformando Alimentos Vegetais

Conhecida por revolucionar a indústria alimentícia, a NotCo inova ao utilizar Inteligência Artificial para recriar alimentos de origem animal, mas com ingredientes de origem vegetal. Essa foodtech conta com o Giuseppe, sua IA proprietária, que explora meticulosamente uma vasta base de dados contendo informações sobre diferentes plantas e seus componentes. O Giuseppe busca as combinações de vegetais que resultarão em alimentos com sabor, textura, aroma e aparência idênticos aos dos alimentos de origem animal.

A verdadeira inovação por trás do Giuseppe reside em sua capacidade de acelerar o processo de desenvolvimento de receitas, economizando tempo e recursos que, de outra forma, seriam necessários para alcançar essas combinações ideais. Com o auxílio da Inteligência Artificial, a NotCo reproduz alimentos de base animal, utilizando exclusivamente ingredientes vegetais e frequentemente obtendo um sabor ainda mais aprimorado. Isso envolve a meticulosa combinação de proteínas vegetais, óleos, emulsificantes e outros componentes para criar a sensação de um produto de origem animal. Os produtos são testados e ajustados repetidamente até que a NotCo alcance um sabor e uma textura que se assemelham ao alimento tradicional e, em alguns casos, até os supere.

Uma característica distintiva da NotCo como foodtech é seu compromisso com a sustentabilidade. A empresa visa reduzir a necessidade de produção animal, que está associada a emissões de gases de efeito estufa e ao uso intensivo de recursos naturais, ao oferecer alternativas à base de plantas.

Além disso, a NotCo adota uma abordagem orientada por dados e Inteligência Artificial para inovar na criação de alimentos, possibilitando uma rápida interação e melhoria de produtos. Nosso portfólio diversificado inclui alternativas para uma variedade de produtos, como leite, carnes, frangos, maionese, bebidas proteicas e até creme de leite vegetal, ampliando as opções para os consumidores que desejam reduzir seu consumo de produtos de origem animal” enfatiza Vanessa Giangiacomo, head de marketing da NotCo.

Foodtech Diferente Transforma o Consumo de Orgânicos com a Inteligência Artificial PitaIA

Com o objetivo de potencializar e alavancar o consumo de alimentos orgânicos no país, a Diferente, maior foodtech de compra programada de alimentos orgânicos do Brasil, vem investindo em uma inteligência artificial 100% proprietária para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes. Intitulada como PitaIA, a ferramenta é capaz de sugerir ao usuário receitas em tempo real de cada alimento recebido na cesta, além de indicar receitas com três ou mais itens combinados.

Para isso, basta o cliente acessar a página no site da Diferente que relaciona todos os itens entregues na cesta. Ao chegar nesta etapa, o dispositivo conta com filtros para atender às suas necessidades e demandas. Dessa forma, fatores como veganismo, intolerância a algum tipo de alimento, ou até mesmo o tipo de dieta são levados em consideração para que as receitas sejam assertivas ao seu gosto.

De acordo com Paulo Monçores, CTO e cofundador da Diferente, o propósito por trás da PitaIA é permitir que o cliente usufrua ao máximo os alimentos enviados pela foodtech. “A ideia é que a IA ajude-os a conhecer cada vez mais as possibilidades de consumo de cada item, oferecendo uma experiência ainda mais positiva aos usuários”, detalha.

A PitaIA também já ajuda o time de compras no trabalho de previsibilidade e abastecimento interno para a montagem das cestas. Atuando principalmente em parceria com pequenos produtores, a foodtech vem utilizando o PitaIA para aperfeiçoar o alinhamento da demanda do mercado com o que será produzido pelos agricultores, resultando num menor desperdício e no barateamento desses alimentos.

 

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