Hortifruti lidera compras online de supermercado no primeiro semestre de 2022
No top 10 dos produtos mais pedidos virtualmente, as 9 primeiras posições são ocupadas por frutas e legumes; a receita total do período totalizou cerca de R?80 milhões
14/07/2022
Em comparação com 2021, ano que ainda foi marcado por certas restrições e menor público nas ruas, o Brasil de 2022 já vive um cenário com a maior parte da população vacinada, e, consequentemente, ocupando mais espaços físicos na hora de comprar. Mesmo com tal cenário de reabertura, o consumidor continuou se beneficiando de tecnologias que foram essenciais durante a pandemia, como a compra online de supermercados. De acordo com dados da Linx, líder em tecnologia para o varejo, a partir de informações da vertical Mercadapp, foram feitos mais de 370 mil pedidos online de itens de supermercado no primeiro semestre do ano, totalizando R?77,6 milhões de receita e ticket médio de R? 209,89. O destaque vai para a categoria de hortifruti, já que 9 entre os 10 produtos mais comprados são de frutas ou legumes.
Em comparação com os primeiros seis meses de 2021, é possível observar quedas nos números, mas ainda assim, muito sutis: a receita deste ano caiu 2,7%, o ticket médio recuou 1,7% e o número de pedidos, foi 0,9% menor. Considerando a volta dos clientes para os estabelecimentos físicos e questões econômicas externas como a inflação, o resultado ainda é considerado positivo. “Pudemos constatar que, mesmo com o aquecimento dos supermercados de rua, o brasileiro já se habituou com a digitalização de alguns processos, inclusive na hora de fazer compras de mercado, optando pelo online. Nosso objetivo é otimizar a plataforma cada vez mais, para que mais estabelecimentos possam usufruir de uma tecnologia que traz benefícios tanto para o negócio quanto para o consumidor, que quer escolher em qual canal compra”, comenta Larissa Lima, gerente de operações de Mercadapp na Linx.
O top 10 dos produtos mais pedidos é, em ordem: banana prata (489.008 pedidos), batata inglesa (324.311 pedidos), laranja pera (297.903 pedidos), cebola (287.122 pedidos), cenoura, (209.169 pedidos), limão taiti (208.169 pedidos), laranja lima (162.823 pedidos), maçã nacional (162.520 pedidos), tomate (140.228 pedidos) e cerveja long neck (115.058 pedidos). Já o maior ticket médio entre as dez categorias analisadas, foi o de açougue, com R?15,60, seguindo em linha com as recentes altas no preço das carnes em geral. Porém, o valor pode indicar que os consumidores estão colocando no carrinho virtual opções mais acessíveis entre os produtos de açougue disponíveis.
“Já é consenso que o comportamento do cliente irá permear entre o físico e o online. O que antes era apenas uma alternativa para driblar o risco de sair de casa na pandemia, agora é uma opção corriqueira para quem quer mais conveniência e agilidade na hora de fazer as compras da semana, da quinzena e até do mês. O varejista de supermercado está de olho nas tendências e apostando no e-commerce próprio para alavancar as vendas e expandir a carteira de clientes. Atualmente, temos clientes em 20 estados brasileiros, totalizando mais de 230 negócios utilizando a plataforma Mercadapp”, finaliza a executiva da Linx.
*Foto: Tom Brunberg