Fispal Food Service 2016
A feira deste ano aposta em novidades e não poupa investimentos para manter-se como a maior vitrine de produtos e atualização profissional para o mercado de alimentação fora do lar
24/05/2016
Mesmo em meio ao ambiente de incerteza econômica que o País está enfrentando, em média, 31% do orçamento doméstico de alimentação é gasto com o food service. É por isso que a expectativa em torno da 32ª Fispal Food Service (Feira Internacional de Alimentação Fora do Lar) - que ocorrerá de 14 a 17 de junho, das 13h às 21h, no Expo Center Norte, em São Paulo - é positiva e deverá reunir um público altamente qualificado de 51 mil profissionais em busca de conhecimento e novidades do setor através das 1.450 marcas expositoras, juntamente com as feiras Fispal Sorvetes (Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de sorveteria profissional) e a Fispal Café (Feira de Negócios para o setor cafeeiro), que, como todo ano, ocorrem simultaneamente.
“Para 2016 as nossas expectativas são muito boas. Esperamos receber um público extremamente qualificado, em busca de soluções que apresentem melhorias no desempenho e redução de custos em seus estabelecimentos de alimentação. Além disso, como as estatísticas têm nos mostrado, trata-se de um ano em que o empreendedorismo por necessidade está em alta, e os visitantes encontrarão na feira um leque de possibilidades e soluções para investirem em novos negócios”, afirma Clélia Iwaki, diretora das feiras. “A feira é o maior evento do setor na América Latina, sendo uma grande vitrine de negócios para que os empresários e empreendedores conheçam as tendências e os lançamentos de produtos, serviços e equipamentos para as suas empresas”, completa Fernando D´Ascola, novo show manager da Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café.
Assim como na edição anterior, haverá o Espaço Cheiro do Pão – projeto conduzido pelo chef e padeiro Rogério Shimura, que demonstrará técnicas de panificação abordando temas de gestão e negócios; os Jogos da Pizza – competição entre pizzaiolos, encabeçado por Ronaldo Ayres, conhecido como “Senhor da Pizza”; e o Espaço Gestão Cozinha Profissional – local onde será demonstrado in loco o funcionamento de um restaurante modelo. Os visitantes contarão ainda com uma grade de conteúdo cuidadosamente elaborada pela Abrasel, Sebrae e outras importantes entidades do mercado. O evento também terá o FoodService Week Preview, realizado pela ESPM. Trata-se de uma prévia das tendências e temas que serão apresentados por renomados palestrantes no FoodService Week.
Novidades
Como parte da estratégia para atrair visitantes, a Informa Exhibitions, organizadora do evento, traz algumas novidades e lança o novo canal de content marketing com conteúdo exclusivo, inédito e com foco total no setor de food service. Dentre os diversos conteúdos disponíveis no Canal, o visitante encontrará, por exemplo, dicas rápidas de como reduzir custos e aumentar a eficiência da operação para atravessar o atual cenário econômico, e, além disso, durante a feira, encontrará disponíveis soluções palpáveis às principais tendências e novidades do setor, incluindo alternativas para aprimorar o dia a dia do negócio. “O novo canal de conteúdo está em sintonia com a programação da Fispal Food Service, antecipando temas e conteúdos em alta e que podem ser vistos com mais profundidade durante o evento”, ressalta Clélia Iwaki.
Procurando trazer mais conveniência aos seus clientes, este ano, as três feiras, Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café acontecerão junto à ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, e à Cards Payment & Identification, maior feira do setor de cartões, meios de pagamento, identificação e certificação digital e-commerce da América Latina. Outra grande novidade para 2016 é que o ExpoVinis, maior encontro do setor vitivinícola na América Latina, em sua edição comemorativa de 20 anos.
Uma novidade deste ano para o Expo Center Norte, espaço onde é realizada a Fispal Food Service, é a área de 4,5 mil m2 destinada para alimentação das mais de dois milhões de pessoas que passam por lá anualmente. O local, inaugurado em janeiro de 2016, possui quatro restaurantes fixos e soluções flexíveis como 10 bike foods e 6 contêineres com um total de 1.700 lugares e 200 funcionários diretos. Com investimento de R$ 25 milhões, o estabelecimento será o primeiro do país no segmento a oferecer restaurantes fixos a expositores e frequentadores de feiras e eventos.
Toda a estrutura do projeto de alimentação e bebida do Expo Center Norte foi elaborada pelo escritório da Levy Restaurants de Londres em parceria com a unidade brasileira da marca. São bandeiras distintas de restaurantes, sendo duas unidades no Pavilhão Vermelho e duas no Pavilhão Azul, com tickets médio de R$ 40,00 a R$ 65,00, incluindo sobremesa e bebida. “Por meio de nosso conhecimento na gastronomia e hospitalidade, vamos proporcionar bons momentos para quem visitar as exposições e eventos que acontecerem no Expo Center Norte”, afirma Silvio Pennone, diretor da Levy Restaurants no Brasil.
Toda tecnologia das cozinhas, como fornos, resfriadores e sistemas de café e de embalagem, foi fornecida pela Intellikit. Do total aplicado, R$ 5 milhões foram usados apenas em equipamentos para a cozinha. José Carlos Dias Reis, fundador da Intellikit, orgulha-se de participar do inovador projeto do arquiteto Rogério Scurciatto, especialista em cozinhas. “Depois de participar fornecendo equipamentos para cozinhas temporárias de grandes eventos no ano passado, como a WorldSkills, Bocuse D’Or e MesaSP, todos na capital paulista, é um orgulho poder estar presente neste projeto fantástico”. As tecnologias fornecidas pela Intellikit no Expo Center Norte foram os fornos, resfriadores e sistemas de café, que fazem com que o produto fique de quatro a cinco horas sem requentar, além do sistema de embalagens.
Technicook System Prática
Equipamentos inteligentes
A Prática levará para a Fispal Food Service o TSi, uma evolução do já conhecido Technicook System Prática (TS), agora com uma interface interativa de enorme facilidade operacional. É uma central inteligente de cocção completa que permitirá ao chef de cozinha ter muito mais agilidade para obter resultados excelentes de cocção. O equipamento foi construído com componentes e tecnologia de última geração, novas funções e grande robustez, qualidade que a empresa comprova oferecendo 25 meses de garantia, a maior do mercado segundo a Prática.
Outro lançamento é o Fast Grill, acessório patenteado especialmente pensado para os fornos combinados na opção de grelhados. Com uma função exclusiva no TSi, ele define a temperatura e tempo ideal para cada tipo grelhado. Os mesmos ficam prontos três vezes mais rápido do que em chapas convencionais, resultando em produções maiores em um espaço reduzido, além da operação ser completamente segura, sem risco para o usuário.
Além dessas novidades, a Pratica apresentará as máquinas de lavar louças da linha Concept + para alta produtividade na higienização, que lava de 1080 a 1170 pratos/hora, consumindo 2,4 litros de água por ciclo. O equipamento conta com braços de lavagem e de enxágue independentes confeccionados em aço inoxidável. As máquinas possuem paredes isoladas, o que propicia uma eficiência energética muito grande e reduzido ruído. O corpo interno é totalmente em aço inox, sem soldas e itens parafusados ou rebitados.
A empresa ainda conta com mais um lançamento. O gabinete de transporte, disponível em dois modelos, GT9 e GT18, ideal para transporte de alimentos, é construído totalmente em aço inox, de acordo com as normas da Anvisa RDC 216. Possui travas de segurança na porta e nos rodízios e mantêm o alimento em ambiente aquecido em temperatura superior a 60°C por até 5 horas, fechado e longe de contaminações e agentes externos.
Frascos da Bormioli Rocco
Frascos modernos
Sempre presente na Fispal Food Service, a Dayhome FS este ano destacará sua parceria com a Bormioli Rocco, marca italiana de vidros de alta qualidade. Entre as novidades está a linha Quattro Stagioni, em alta no mercado mundial devido à nova tendência de comidas e bebidas em potes. Possui frascos com tampas, modernos, práticos e funcionais, que exploram a criatividade na cozinha ao servir bebidas gourmets, sobremesas, saladas e porções individuais para serem também transportadas para onde quiser com a segurança que os potes de vidro oferecem. Outra linha dentro do mesmo segmento é a linha Fido, que possui frascos herméticos no estilo vintage, com utilidades como armazenar e servir alimentos, como geleias, conservas, crudités, aperitivos, entre outros.
Grill de Salsichas Multigrill
Grill de salsichas
A Multigrill, além do lançamento de uma nova linha de produtos surpresa que está preparando, vai apresentar uma novidade exclusiva, o Loop Grill, um equipamento com estrutura em aço inox com nove roletes teflonados que giram 360°. Tem capacidade para cerca de 24 salsichas de uma única vez, produzindo aproximadamente 144 salsichas/hora. A proposta do Loop Grill é proporcionar a visibilidade de todo processo de produção e oferecer um alimento final bem apetitoso.
Cápsula Orgânhica Café Santa Monica
Cápsula orgânica de café
Em um estande de 60m² em parceria com Monin, o Café Santa Monica vai apresentar os seus novos produtos gelados (Frozen Chocolate e Frozen Café), além da Cápsula Orgânica em nova embalagem.
Cadeira Cancun
Móveis para restaurantes
A Dellabruna trará muitas novidades para esta edição, pois este ano completa três décadas no mercado. “A expectativa para a feira é muito grande e estamos preparando muitas novidades e lançamentos em comemoração ao aniversário de 30 anos da empresa. Estamos refazendo as fotos de toda nossa linha e inovando muito em tecnologia de produção”, destaca Marina Dellabruna. Um dos produtos a serem expostos no estande é a cadeira Cancun, com estrutura em madeira maciça, assento estofado com espuma revestido em corano, encosto de madeira e acabamento final com verniz poliuretano.
Balança Prix 3 Fit
Pesagem precisa
De acordo com João Paulo Nogueira, coordenador de marketing e vendas do Mercado Comercial da Toledo do Brasil, o estande da empresa dará ênfase às balanças computadoras, com impressos integrada, balanças pesadoras e de bancada em geral. Um dos destaques é a Prix 3 Fit, que garante pesagens confiáveis, com ou sem energia elétrica, pois possui bateria interna recarregável, que permite maior praticidade e facilidade de manuseio em aplicações itinerantes, como é o caso das feiras livres e comércios de rua. Possui display LCD com backlight na cor verde, que garante excelente visualização e elevado valor estético ao estabelecimento.
Outros produtos que serão apresentados são a 2099, que traz a novidade da coluna articulada e a opção de bateria interna recarregável e conta com proteção contra interferências e sobrecargas; o Fatiador Uni 350 GA, com controle de curso que faz o ajuste para peças menores, tornando o fatiamento mais rápido; e a as etiquetas eletrônicas com tecnologia Pricer, líder mundial em etiquetas eletrônicas, que permitem o cliente selecionar através de um aplicativo no celular ou tablet sua lista de compras previamente e, ao chegar no estabelecimento, ter um mapa com a melhor rota entre seus produtos.
Mini máquina de salgados e doces
Máquina anti-crise de doces e salgados
A MCI aposta este ano em um produto “anti-crise”, como define Pedro Bruno, coordenador de marketing da empresa. Lançada na Feira do Empreendedor, que aconteceu no final do ano passado no Rio de Janeiro, a mini máquina de salgados e doces é uma “miniatura” do produto mais simples da empresa, que produz 1800 unidades por minuto e custa R$23 mil, e será destacada na Fispal Food Service. O equipamento faz 600 salgados de 8 a 50grs por minuto e tem um preço bem mais acessível: com apenas R$13 mil é possível montar uma fábrica. A alternativa chamou muita atenção neste momento de diminuição dos investimentos e otimização dos recursos. O sucesso foi tanto que, apesar de estarem preparados para abastecer o mercado, a empresa está tendo até fila de espera.
“A ideia foi atingir um público que tem pouco para investir. A máquina permite que a pessoa arrisque o investimento, já que é baixo, e ainda gera economia com mão de obra. Um funcionário faria menos salgados por hora e sairia mais caro, e ainda tem salários e direitos trabalhistas. Temos também um suporte técnico online para quem adquire nossas máquinas de pequeno porte”, explica Pedro Bruno. O novo produto também mirou no mercado externo, pois, por ser pequena e de fácil locomoção, é uma alternativa para exportação porque tem um frete menor. A empresa prevê a venda de 800 máquinas por mês, sendo 10% delas destinadas à exportação.
Credenciamento e mais informações:
www.fispalfoodservice.com.br
www.fispalcafe.com.br; www.fispalsorvetes.com.br
Para conferir as atrações do Canal de Conteúdo da Fispal Food Service, acesse:
http://fispalfoodservice.com.br/blog/