Eventos focados em padarias, pizzarias e confeitarias foram destaque em São Paulo
São Paulo foi palco de eventos voltados especificamente para os mercados de panificação e confeitaria. Inovações, produtos e gestão de negócios encheram os olhos dos visitantes que participaram da Fipan, Expo Pizzaria e Cake Design, todos realizados
13/09/2016
Logo após a grande feira para os empresários do food service, a Fispal, o público da área gastronômica recebeu nos meses de julho e agosto, em São Paulo, mais eventos, estes voltados para pizzarias, padarias e confeitarias. Com foco em gestão de negócios e inovações para superar a crise, os expositores e profissionais do setor que participaram diretamente das feiras tiveram que abusar da criatividade para mostrar caminhos alternativos aos empresários do ramo evitarem dificuldades financeiras e se destacarem da concorrência.
Expo Pizzaria
Voltada para pizzarias de todo Brasil, a Expo Pizzaria, realizada pelo Atacadão nos dias 11 e 12 de julho, no Pavilhão de Exposições da Anhembi, reuniu pelo menos 93 expositores. Para levar conhecimento ao público, os organizadores investiram em palestras com temas variados. Os assuntos abordados foram desde como calcular o preço de uma pizza até como realizar a contratação de funcionários, passando por um momento com o maior youtuber pizza mais assistido do Brasil, Adenilson Pizzaiolo.
A 6ª edição do evento também trouxe cursos gratuitos de especialização aos participantes. Palestras e workshops foram oferecidos aos profissionais do segmento de pizzaria, panificação, bares e lanchonetes com o objetivo de inspirar novos empreendedores e incentivar a troca de experiências entre os profissionais. Os empresários do segmento Henrique Lopes, proprietário da Nossa Pizza, e Bernardo Ribeiro, dono da Cantina Verde, ambos de Teresópolis, vieram do Rio de Janeiro especialmente para a Expo Pizzarias e assistiram à boa parte das palestras apresentadas no espaço oferecido pelo Atacadão. “Buscamos mais conhecimento e aprendemos novas técnicas. Foi muito interessante e produtivo”, contam.
A nutricionista e proprietária de um mercado que oferece 25 itens de panificação, Ana Guedes, também acompanhou as tendências do setor no PaniPizza, evento paralelo oferecido pelas marcas Nita e Ramalho, que apresentou algumas dicas para quem quer introduzir a panificação em sua pizzaria através de pães especiais. “A feira é uma oportunidade de agregar mais conhecimento, fazer parcerias e estar por dentro das novidades do mercado. No ramo de alimentação é essencial se atualizar”, comenta.
No espaço, os chefs pizzaiolo da Nita, marca de farinhas e pré-misturas para panificação, apresentaram como os empreendedores do setor podem oferecer mais um produto sem agregar gastos extras em seu negócios, tendo apenas o lucro com a venda de mais um item ao cliente. A proposta é bem simples. Com a mesma massa utilizada para fazer pizza, a qual a empresa já vende quase pronta, é possível também fazer pães, inclusive com os mesmos recheios. A alternativa agrega valor sem custo por ser mais um produto a ser comercializado, em um outro formato.
Fipan
De 26 a 29 de julho foi a vez da Fipan, feira totalmente voltada para panificação, que aconteceu no Expo Center Norte. Mercados que resistem à crise econômica foi o tema principal dos produtos apresentados pelos 350 expositores e 400 marcas. Uma das grandes inovações foi o cilindro automático da Prática. A principal diferença do produto é a questão da ergonomia. Uma massa precisa ser passada 12 vezes em um cilindro convencional e no automático apenas seis são necessárias. O cilindro da Prática ainda permite a programação de receitas.
Especialista em máquinas para produção de salgados e doces, a Bralyx preparou diversas novidades. Uma delas foi a Piccolina 2.0, ideal para quem está começando um negócio e deseja automatizar a produção com as vantagens de preço acessível e maior produtividade. O equipamento possui certificação NR12, estrutura em Inox e suporta 43Kg para o preparo de coxinhas, bolinhas, croquetes, quibe, kit churros e travesseirinho. A Drop Top, por sua vez, é uma máquina automática com corte a fio para a produção de pão de queijo e biscoitos. Com painel de fácil operação, trabalha com moldes variados, possui desmontagem rápida e é de fácil limpeza. Outra novidade foi a Dosalyx Mini, máquina que substitui a manga de confeiteiro para dosar, injetar, rechear em camadas doces, tortas e bolos.
Profissionais acompanham palestras e workshops sobre panificação e gestão de pizzarias
Cilindro automático apresentado pela Prática na Fipan 2016
Bralyx levou à feira soluções para automatização de produção e inovação tecnológica
Já pensou em diminuir toda sujeira causada pelo uso de ovos e ainda eliminar o mau cheiro do produto, bem como otimizar seu uso? Então. A Maxxi Ovos inovou nesse quesito e apresentou na feira a linha Pan, especializada para panificação. A empresa lança três produtos: a Gemapan, Ovopan e Clarapan. Trata-se do ovo em pó, seja ele completo, ou só a gema ou a clara. A Maxxi Ovos também apresentou o suco Protein Juice. O produto ainda não está no mercado e foi exibido com exclusividade na Fipan. Nos sabores abacaxi com hortelã, uva e laranja, o suco é rico em proteínas, pois é produzido em conjunto com a albumina.
Para a gestão do negócio, a JN Moura Informática apresentou o Cardápio Moura, com diversas vantagens como proporcionar controle total de lucros e gastos, agilidade, suporte a vários idiomas, realiza delivery e transferência entre mesas, faz controle de estoque, divisão de conta e divisão de mesa simplificado, entre outros serviços. A empresa de embalagens PRIS Food mostrou lançamentos como as bandejas multiuso e embalagens para comida japonesa, além da completa Linha Kraft, com embalagens versáteis e modernas. Para a decoração do salão, a especialista em móveis Dellart sugeriu quatro novas cadeiras: Tóquio, Joaçaba, Madri e Serafina. Já a Metvisa levou para a Fipan vários lançamentos como o cortador de frios automático horizontal, inclinado, preparador e amaciador de carnes, ensacadeira de linguiça, Cutter, descascador de batatas, cebolas e alhos, chapa de fritura à gás, liquidificador de alta rotação e ralador desfiador de coco e queijo.
Cake Design
Agosto foi o mês da confeitaria. A cidade de São Paulo recebeu mais uma vez a Cake Design Expo 2016 e a Expo Brasil Chocolate 2016, de 09 a 12 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento, que chegou à sétima edição, é direcionado para o mercado de confeitaria, cake designers, chefs confeiteiros, chocolatiers e aficionados por bolos, doces e chocolates. Um dos destaques da programação ficou a cargo do chef chocolatier Ednei Bruno, da Le Chef Gatô, em parceria com a Emulzint e Styroform, que apresentou a Praça do Chocolate, um espaço com 18m², repleto de árvores, cogumelos e soldados de chumbo gigantes banhados em chocolate, inclusive com um céu feito de brigadeiros com estrelas e Lua de chocolate.
As esculturas foram os destaques do encontro, que mostrou o talento dos chefs confeiteiros e chocolatiers que participaram da edição com temas variados para profissionais experientes, iniciantes e entusiastas, entre eles Carole Crema (La Vien en Douce), Ana Salinas (Atelier Ana Salinas), Léo Vilela (Leo Vilela Cakes), Rosângela Marinho, Rick Zavala (Rick Super Bolos/Ganhador da Batalha dos Confeiteiros Brasil) e Gustavo Henrick (Batalha dos Confeiteiros Brasil). Profissionais e confeiteiros caseiros também colocaram a criatividade no Concurso Victor Hugo Cake Design. Houve também a exposição de bolos esculpidos inéditos. Os quatro dias de evento ofereceram aos visitantes uma série de cursos a preços especiais, com abordagens técnicas e conceituais para as mais diferentes aplicações na confeitaria, como a palestra da chef americana Arcélia Gallardo, proprietária do Mission Chocolate Brazil, com o tema “From Bean to Bar” (da amêndoa ao chocolate).
As esculturas foram os destaques do encontro, que mostrou o talento dos chefs confeiteiros e chocolatiers que participaram da edição