Crise X Oportunidades
Por Gilmar Horácio*
25/08/2015
O Brasil tem vivido um de seus momentos políticos e econômicos mais conturbados dos últimos anos. A situação cria um efeito dominó. Os valores dos insumos sobem, a indústria, consequentemente, eleva o valor de seus produtos e corta gastos, muitas vezes, demitindo funcionários e baixando salários. O poder aquisitivo da população cai, e esta passa a consumir menos, gerando mais prejuízos para a indústria fornecedora e prestadores de serviços. O ciclo se repete e vira uma bola de neve.
Todos os setores estão sentindo os reflexos da crise. No food service, apesar da queda no faturamento, um comportamento observado é que as pessoas não deixaram de fazer sua alimentação fora de casa, uma condição necessária em tempos modernos, mas se viram obrigadas a diminuir o gasto médio em cada refeição, o que também tem impactado os negócios. Porém, temos que levar em conta que o que se observava nos estabelecimentos do mercado de alimentação fora do lar era muita informalidade e ausência, na maioria das empresas, de profissionalismo nos processos de gestão.
Se olharmos pelo aspecto positivo, pois ele existe em qualquer percalço, esta é a oportunidade do empresário se reinventar, otimizar seu negócio e seguir de forma mais assertiva. Enxergar seu cliente e o seu mercado de atuação por outros ângulos, trazer crescimento e melhoria para o setor. Porque quando a crise acabar, o food service, um dos segmentos que sentiu a turbulência mais rapidamente, será dos primeiros a se recuperar, seguindo muito melhor do que antes, mais forte e mais consistente.