Crise hídrica e quedas de energia deixam empresários apreensivos

O proprietário da Quick Pizza convive com a falta de água há pelo menos dois meses

19/01/2015

Crise hídrica e quedas de energia deixam empresários apreensivos

A vida de quem empreende no Brasil já não é fácil com tanta burocracia e altos impostos. E para piorar o cenário, o empreendedor ainda precisa lidar com a falta de água e de energia em diversos pontos da cidade de São Paulo, problemas que têm afetado o faturamento das empresas e deixado os empresários apreensivos.

"Estamos assustados", disse o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo (Abrasel-SP), Percival Maricato. Ele conta que desde março de 2014 a associação já procurava chamar a atenção para problema de falta d´água. "Sem água o restaurante não funciona. A água é fundamental para a limpeza, para cozinhar, para higiene. É trágico para o setor. Estamos preocupados", afirmou.

Em relação à falta de energia, o presidente da associação pontua que os empresários entendem que catástrofes acontecem, mas as reclamações se referem à demora para solução do problema."Tem que ter uma política de crise. A energia é fundamental", afirma.

O proprietário da Quick Pizza, Roberto Rodrigues Junior, convive com a falta de água há pelo menos dois meses, no bairro do Morumbi. Dia sim, dia não a região fica sem água a partir das 17h30. E na madrugada desta quinta-feira, 15, a pizzaria ficou sem energia das 2h às 11h. "É muito ruim não saber o que te espera no seu horário de trabalho. A perspectiva é só negativa e com muito medo", disse.

O empresário toma uma série de medidas para economizar água: utiliza pano em vez de lavar o salão, comprou uma máquina de pressão que utiliza menos água e colocou garrafas dentro das caixas do vaso sanitário para reduzir o consumo, por exemplo.

Outra alternativa foi comprar uma máquina de café de cápsulas, já que a outra máquina precisa da pressão da água da rede para funcionar. Com a falta de água, ele perdia a venda de café. O proprietário ainda reclama do serviço de internet. "Tenho aqui dois serviços de internet para trabalhar. Hora com uma, hora com outra", contou.

Recomendações
Para o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e professor da USP, José Goldemberg, o problema da falta d´água que atingiu os pequenos negócios ainda não é tão grave. "O problema é se a situação se agravar", opinou. Há dois meses a FecomercioSP começou a distribuir uma cartilha com dicas para economizar água. É possível fazer o download do material em:www.fecomercio.com.br/PublicacoesCartilhas



Fonte: Estadão PME

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços